Antes de iniciar o nosso encontro,
vamos tomar o passe!
Um momento para nos conectarmos com a Espiritualidade Maior e harmonizarmos o nosso ambiente familiar.
Sugerimos que esse momento seja realizado sempre antes de iniciar as atividades apresentadas no roteiro da aula.
Objetivos: Aprender a importância de cultivar bons sentimentos. Exercitar a fé em Deus.
Em nossas aulinhas teremos algumas músicas que serão repetidas, como, por exemplo, "Olá", "Abraço a Jesus" e "Janelinha dos Olhos". Essa "repetição" tem como objetivo estabelecer uma rotina para que o(a) bebê possa compreender que aquele momento é para falarmos sobre os ensinamentos de Jesus.
O aprendizado do(a) bebê ocorre de forma lúdica, leve e espontânea. Por isso, é importante assistir, ouvir e cantar com ele(a) as músicas sugeridas como preparação de todos para uma melhor absorção dos conteúdos.
Olá! Vamos cantar?
Olá, Olá! O dia iluminou. Olá, Olá! Que bom você chegou!
Aqui, Jesus, convida para entrar. Eu, você e quem quiser chegar.
Para rir, brincar, ouvir, cantar. O amor de Deus, a vida!
Trazer Jesus para o nosso coração. Que bom você aqui, meu irmão!
Vamos abraçar Jesus com uma prece e convidá-lo para entrar em nossos lares.
Quando eu faço o bem, eu abraço a Jesus. E é nesse abraço, que eu faço o bem.
Quando ajudo alguém, eu abraço a Jesus. E é nesse abraço, que eu ajudo alguém.
Quando a paz me vem, eu abraço a Jesus. E é nesse abraço, que a paz me vem.
Quando enxergo além, eu abraço a Jesus. E é nesse abraço que eu enxergo além.
Agora vamos fazer a PRECE INICIAL
Orientações iniciais:
Conversem com os(as) bebês sobre os pescadores. Na época de Jesus, eles saíam de casa bem cedinho para ir ao mar pescar alguns peixinhos para poderem se alimentar. Eles arrumavam o barco, colocando a rede de pesca.
O peixe era um alimento muito importante. Os pescadores iam para o meio do mar, jogavam as redes e ficavam esperando até que as redes ficassem cheias de peixinhos. Então, depois de um tempo, as retiravam do mar, colocavam no barco e retornavam para a praia. Lá se sentavam e colocavam os peixes bons nos cestos e os ruins, descartavam.
Assista o vídeo na companhia de seu(sua) bebê.
Reflexão em família:
Em nossas vidas, estamos sempre nos deparando com inúmeras situações e informações, por toda a parte. No entanto, seremos mais felizes quando retivermos apenas aquilo que é bom, ou seja, apenas o que é compatível com o Evangelho e com a lei de Deus. Devemos, portanto, guardar dentro de nós apenas aquilo que nos tornará melhores como cristãos, alimentando nosso espírito de sentimentos e emoções positivas, como o amor, a alegria, a esperança e a fé.
Um dos ensinamentos que Jesus nos mostra com essa história é que devemos fazer com os sentimentos do nosso coração o que os pescadores fazem com os peixes na rede. Ou seja, guardar os bons sentimentos, como o amor, a lealdade e a sinceridade e jogar fora os ruins, como o orgulho, o egoísmo e a vaidade. Assim, temos espaço para desenvolver mais virtudes - a humildade, a solidariedade, a caridade e muitas outras!
É importante lembrar também que Deus está sempre conosco. Por meio da prece podemos entrar em sintonia com Ele e com os amigos espirituais, podendo ouvir Suas intuições para tomarmos as melhores decisões. Nesse sentido, ao jogar a rede do outro lado, os pescadores ouviram e confiaram nas orientações de Jesus, pegando muito mais peixinhos.
Janelinha dos Olhos
Fecha a janelinha dos olhos
E abre a do coração
Deixa Jesus entrar
Pois ele é nosso irmão
🙏 Agora vamos fazer a PRECE DE ENCERRAMENTO agradecendo a Jesus por esse momento em família de hoje. 🙏
Sugestões de atividades:
Pegar um lençol.
Esticar um lençol no chão e pedir para a criança deitar em cima. Cada adulto deve segurar as pontas do lençol e com cuidado e carinho, levantar calmamente a criança do chão e começar a balançar, de maneira bem delicada. Durante o balanceio, vá conversando com seu(sua) bebê. Diga palavras de amor.
Exemplo: Mário, você é um peixinho do amor. Você é carinhoso com seus amigos e educado com os seus pais.
Conversem com o(a) bebê sobre quais os bons sentimentos que gostariam de praticar durante a semana e escrevam em um papel. Além de escrever, peça para o(a) bebê desenhar como seriam esses sentimentos. Coloquem esse desenho em um lugar visível para que todos possam lembrar de colocá-los em prática ao longo da semana.
Mensagem de reflexão para os pais sobre o tema da aula
"Amar é sentir, sentir é demonstrar." Um minuto com Jesus (Pastorino)
Abraços fraternos,
Equipe de Evangelização de bebês - Diretoria de Infância e Juventude - Comunhão Espírita de Brasília