No dia 3 de dezembro, a Biblioteca Escolar acolheu uma exposição especial orientada pelas professoras da Educação Especial, em comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A mostra reuniu trabalhos realizados por vários alunos, que expressam, de forma criativa e sensível, mensagens de inclusão, respeito, empatia e valorização das diferenças. As produções que incluem palavras e desenhos, refletem o compromisso da comunidade escolar com uma educação mais justa e inclusiva, onde todos têm espaço para aprender e crescer.
A BE agradece a todos os alunos participantes e às professoras da Educação Especial pela dedicação e empenho na dinamização desta atividade, que convida à reflexão e reforça a importância de construirmos, juntos, uma escola para todos.
“Ser diferente é normal e é na diversidade que a escola se torna mais rica.”
Apresentação do livro “O que Zeus mostrou aos homens” e oficina de escrita com a autora Marisa Alves
No passado dia 13 de novembro, os alunos do 2.º ciclo tiveram a oportunidade de participar num momento especial: a apresentação do livro O que Zeus mostrou aos homens, da escritora Marisa Alves.
A sessão foi marcada por momentos de curiosidade, partilha e inspiração. Com entusiasmo, a autora contou como surgiu a ideia do livro, falou sobre o processo de criação da obra, baseada em temas da mitologia grega, que despertam o interesse e a imaginação dos jovens leitores e incentivou os alunos a explorarem o prazer da leitura e da escrita.
Além da apresentação, os alunos do 5.º ano participaram numa oficina de escrita criativa, dinamizada pela própria autora. Nesta atividade, puderam experimentar o papel de escritores, criar pequenas histórias e descobrir como as palavras podem ganhar vida através da imaginação.
Foi uma tarde repleta de criatividade e aprendizagem, que deixou todos inspirados para continuar a ler, escrever e sonhar!
Exposição “Armistício 1918” – Uma viagem ao fim da Grande Guerra
A Biblioteca Escolar teve o prazer de acolher a exposição “Armistício 1918 - Cartas de um soldado”, uma iniciativa desenvolvida pelo Clube de História e Património, os alunos do 12.º ano e a docente de História, professora Doroteia Brazileiro.
Esta exposição surgiu no âmbito da evocação do Armistício de 1918, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial — um dos acontecimentos mais marcantes do século XX. A exposição convidou toda a comunidade educativa a refletir sobre as consequências humanas, políticas e sociais deste conflito, e sobre o valor da paz e da reconciliação entre os povos.
Ao longo do percurso expositivo, é possível apreciar trabalhos elaborados pelos alunos, que abordam a temática das cartas enviadas pelos soldados aos seus familiares.
A exposição esteve patente na Biblioteca Escolar do dia 11 a 24 de Novembro.
“A Montanha de Livros Mais Alta do Mundo” de Rocio Bonilla
No dia 27 de outubro, as crianças do pré-escolar embarcaram numa linda viagem pelo mundo da imaginação através da leitura do livro “A Montanha de Livros Mais Alta do Mundo”, da autora Rocio Bonilla.
A história encantou os pequenos, mostrando que cada livro é uma porta para novas aventuras, sonhos e descobertas. Inspiradas pelo personagem principal, que constrói uma montanha de livros para chegar ao céu, as crianças refletiram sobre o poder da leitura e como os livros nos fazem crescer — não em altura, mas em conhecimento e imaginação!
Após a leitura, os alunos colocaram a criatividade em ação com uma atividade artística especial: a pintura de marcadores de livros alusivos à leitura. Cada marcador foi decorado com cores que expressam o amor pelos livros e pela aprendizagem.
Foi uma manhã repleta de entusiasmo, partilha e fantasia, reforçando a importância de cultivar desde cedo o gosto pela leitura. Afinal, cada história lida é um degrau a mais na montanha do saber!
Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Outubro foi o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual que destaca a importância das bibliotecas escolares em todo o mundo.
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, que este ano foi no dia 27 de outubro de 2025.
Para comemorar esta data, decorreram diversas atividades nas salas de aula e na Biblioteca Escolar (BE), envolvendo alunos e docentes. O objetivo foi promover a leitura, a criatividade e o papel fundamental da biblioteca como espaço de aprendizagem.
Exposição “Igualdade”
Os alunos do 3.º ciclo e do CAA realizaram, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, uma inspiradora exposição sobre o tema da Igualdade, patente na biblioteca escolar.
A mostra reúne trabalhos que refletem a importância do respeito, da inclusão e da valorização das diferenças, promovendo uma escola mais justa e solidária. A exposição esteve disponível para visita entre os dias 21 e 28 de outubro, durante o horário de funcionamento da biblioteca.
Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos neste projeto!
Comemoração dos 500 anos de Camões
No ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, os alunos do 9.º ano de escolaridade dedicaram-se à realização de diversos trabalhos que celebram a vida e a obra daquele que é considerado o maior poeta da língua portuguesa e uma figura central da literatura universal.
Com o objetivo de promover o conhecimento da obra de Camões, em particular "Os Lusíadas", e de valorizar o património literário e cultural português, foram desenvolvidas várias atividades ao longo do ano letivo, integrando várias disciplinas.
No dia 27 de maio, os alunos do pré-escolar assistiram ao teatro de sombras "O Coelhinho Branco" do autor António Torrado.
Exposição no âmbito das Portas Abertas à Comunidade , dia 11 de junho.
Exposição de trabalhos realizada pelos alunos do 6.º ano, na disciplina de História e Geografia de Portugal alusivos ao 25 de Abril.
Realizaram-se, nos dias 26, 27 e 28 de março de 2025, as atividades da semana da leitura destinadas ao ensino pré-escolar e 1º ciclo. Os alunos do pré-escolar ouviram a leitura da história O Dragão em Brasa, de Robert Starling e formaram um puzzle com Dragão e puderam dar asas à sua imaginação e criatividade desenhando-o. No 1º e 2º ano do primeiro ciclo, os alunos ouviram o poema de Luís de Camões, Verdes são os campos. Após a audição fizeram a ilustração desse poema.
No dia 9 de abril, os alunos do segundo ciclo apresentaram, aos alunos do primeiro ciclo, a dramatização de um excerto do livro Os guerreiros da paz da autora Amparo Cabral.
Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, de Mafalda Milhões
Realizou-se, no dia 26 de fevereiro de 2025, a atividade de leitura Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente da autora Mafalda Milhões, organizada pelas educadoras e dirigida aos alunos do pré-escolar. Num primeiro momento, os alunos, em pequenos grupos, puderam ouvir, de uma forma lúdica, uma breve explicação da coordenadora da biblioteca escolar acerca do modo o espaço se encontra organizado; as secções que a compõem, e as regras de funcionamento. De seguida, ouviram a história Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, dramatizada pelas educadoras de infância. Realizaram atividades interativas, no Wordwall, e, no final, pintaram um marcador como recordação desse dia. A atividade teve como objetivo despertar o interesse pela leitura e familiarizar as crianças com o ambiente da biblioteca
O objetivo da atividade “Génios” consiste em apresentar desafios, ao longo do semestre, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, estimulando a criatividade e o pensamento crítico, além de incentivar a colaboração entre os participantes. Essa dinâmica também visa uma aprendizagem divertida e desafiadora, permitindo que eles explorem novas ideias e abordagens.
A Biblioteca Escolar, em parceria com a Associação de Estudantes, assinalou o Dia dos Namorados com um conjunto de atividades dedicadas à temática dos afetos. O espaço foi decorado com poemas, destacando escritores portugueses e estrangeiros que escreveram sobre essa temática e a atividade "Liberta um poema de amor". A Comunidade Escolar pôde apreciar, assim, diferentes perspectivas sobre esse sentimento. Uma das atividades mais aguardada pelos alunos, a troca de cartas, não foi esquecida.
Na semana dos afetos, os alunos do Pré-escolar e a Turma T1, do 1.º ciclo realizaram uma atividade na Biblioteca Escolar. Foram utilizadas metodologias dinâmicas, interativas e ativas, no Pré-escolar e no 1.º Ciclo, nas áreas curriculares de Português e Cidadania, para a consolidação das aprendizagens. Foi uma experiência muito enriquecedora e satisfatória.
Exposição realizada pelos alunos do 9.º ano, baseada na visita de estudo ao Museu de Vilar Formoso: Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes realizada no mês de dezembro.
Exposição "O genocídio de um povo... passado ou presente!!!"
Os alunos do 12.ºA realizaram, no final do mês de janeiro, uma exposição na Biblioteca Escolar intitulada “O genocídio de um povo… passado ou presente!!!” alusiva ao dia 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Os alunos, após a visita de estudo ao Museu de Vilar Formoso: Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes realizada no mês de dezembro, elaboraram cartazes alusivos ao tema do Holocausto ocorrido, durante a Segunda Guerra Mundial, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular realizado nas disciplinas de Geografia C, História A e Português.
Esta exposição foi visitada por outras turmas do Agrupamento de forma a relembrar as atrocidades cometidas pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial, para que estas nunca mais se repitam, sendo necessário promover a tolerância e a dignidade humana.
O melhor presente do mundo, dos autores Mark Sperring-Lucy Fleming
Realizou, no dia 16 de janeiro de 2025, na biblioteca escolar a atividade de leitura O melhor presente do Mundo dos autores Mark-Sperring-Lucy Fleming, organizada pela professora Maria de Fátima Teixeira dirigida aos alunos do pré-escolar.
Os alunos visualizaram a história no quadro interativo e realizaram as atividades interativas no Wordwall. Foi uma tarde muito divertida e enriquecedora.
No dia 24 de maio de 2024, no âmbito da disciplina de Geografia C, a turma do 12º A e B, acompanhada pela professora Túlia Saldanha, visitou, na Biblioteca Escolar, a exposição “Cinco décadas de democracia, o que mudou?”.
Este vídeo é o resultado do trabalho e da reflexão dos alunos, sobre o conteúdo das infografias.
No dia 23 de maio, pelas 14 horas, as alunas inscritas no Clube de Leitura, Rita Fonseca (12º B), Mariana Carvalho (11º A), Tatiana Félix (11º B) e Débora Correia (11º B), desenvolveram uma atividade de leitura dirigida aos alunos do 5º e 6º ano.
Cada uma delas recitou em inglês vários poemas da obra “Reader’s Digest Children’s Book of Poetry”.
As crianças acompanharam com bastante entusiasmo esta atividade, revelaram uma postura adequada, proporcionando o ambiente favorável para a realização da mesma. No final, salienta-se o excelente comportamento evidenciado pelos alunos, o que facilitou a leitura apresentada pelas referidas alunas do ensino secundário.
Estão expostas, na Biblioteca Escolar, 22 infografias, feitas por Ana Serra e Ricardo Garcia a partir dos dados da Pordata (Fundação Francisco Manuel dos Santos), subordinadas ao tema "Cinco Décadas de Democracia, o que mudou?", no âmbito da iniciativa "Abril depois de Abril".
Reportagens escritas sobre questões de interesse
«Alterações climáticas: Consequências»
Alunos de 11.º ano – Disciplina de Inglês
Professora: Branca Esteves
Registo Fotográfico do Sarau Literário
SEMANA DA LEITURA/TURMA 5- 1.º CICLO
Depois da projeção e visualização de um vídeo apresentado pelo Professor Norberto Veiga (Coordenador da biblioteca) e no âmbito da Semana da Leitura, os alunos da turma 5, do 1º ciclo elaboraram um pequeno texto sobre «o que é ser livre».
Eles mencionaram que ser livre é um estado de existência onde uma pessoa possui autonomia, liberdade e capacidade de fazer escolhas sem ser coagida por forças externas. Ser livre implica ter direitos individuais respeitados, não estar sob opressão ou restrições, e ter a capacidade de procurar os seus próprios objetivos e aspirações. Ser livre também envolve ter responsabilidade pelas próprias ações e respeitar os direitos e liberdades dos outros.
Em suma, ser livre é ter a capacidade de viver uma vida autêntica e plena, de acordo com os próprios valores e convicções.
Professora Natália Correia
SEMANA DA LEITURA
Na semana de 18 a 21 de março decorreu a “Semana da Leitura”, cujo objetivo foi celebrar e incentivar o prazer de ler e promover o encontro com os livros e os seus leitores.
“A liberdade” foi o tema principal das atividades desenvolvidas com todas as turmas do agrupamento, desde o pré-escolar ao 12.º ano, não esquecendo os cursos profissionais.
Foram apresentados vários vídeos, adequados a cada nível de ensino, que proporcionaram a escrita e originaram interessantes reflexões da parte dos alunos sobre os seguintes temas: “O que é ser livre…” (pré-escolar); “O que é a liberdade…” (1.º ciclo); “Ler é ter liberdade…” (2.º ciclo); “A liberdade é uma ilusão…” (3.º ciclo); “Liberdade para que te quero…” (ensino secundário e profissional).
À semelhança do ano anterior, podemos congratular-nos pelo sucesso desta semana e apresentamos os nossos agradecimentos a todos os alunos que colaboram entusiasticamente nas atividades. Agradecemos, também, aos professores e assistentes operacionais que acompanharam os seus alunos nas atividades programadas
Programação da Semana da Leitura - 2024
Estas atividades, para além de contribuírem para melhorar a competência leitora dos alunos, visam proporcionar a reflexão, através da observação, da escrita e da oralidade, dos discentes.
Como se constata pela programação, todas as turmas do Agrupamento, à semelhança do ano transato, participarão nesta atividade.
Cartaz de divulgação da Semana da Leitura - 2024
Clube de Leitura na Escola - 2.º ciclo
8 de março, Dia Internacional da Mulher
Os alunos do 6.º B, no âmbito desta efeméride que prestigia o valor da mulher na sociedade atual, trabalharam este tema, fazendo uma pequena recolha de figuras femininas com destaque nacional e internacional. Em articulação com a Biblioteca Escolar e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, apresentaram os trabalhos realizados refletindo-se sobre a perseverança, a força e a coragem da mulher como: Maria de Lourdes Pintassilgo, única mulher portuguesa que desempenhou o cargo de primeira-ministra; Auli´i Cravalho, atriz e cantora norte-americana que interpreta a personagem principal do filme animado de 2016, Maoma; Kate Sheppard, da nova Zelândia, ativista pelos direitos das mulheres e membro de destaque do Movimento pelo Sufrágio Feminino.
Foram ainda declamados poemas sobre a mulher, em português e ucraniano, hinos de valor à sua condição sublime, compartilhados e analisados pela turma.
A picota ou cegonha
No âmbito da disciplina de HGP os alunos do 5º ano fizeram um trabalho prático para complementar as aprendizagens sobre a ocupação muçulmana da Península Ibérica.
Em articulação com o Projeto de Eco escolas, no âmbito da educação ambiental e preservação dos recursos naturais, os alunos refletiram sobre o valor da água e tomaram conhecimento das várias técnicas e sistemas para o seu aproveitamento.
Deste estudo resultou o fabrico de picotas pelos alunos a partir de um levantamento das picotas ainda existentes em algumas propriedades locais.
Esta atividade, didática e pedagógica favoreceu as aprendizagens dos alunos pela valorização deste recurso hídrico e pelo contacto com a natureza e o património local.
Autor do Mês / Flashes Literários
Em março, a Equipa da Biblioteca Escolar escolheu, como autora do mês, a escritora Ilse Losa.
Sempre que desejares, podes requisitar as suas obras, na BE (Biblioteca Escolar), e pesquisar mais, sobre esta autora, utilizando o QR code que se encontra ao lado da fotografia da autora e na porta de estrada da BE.
Podes, também, entrar, de forma cómoda e rápida no Site da Biblioteca Escolar, utilizando o QR code, que se encontra afixado em vários locais do Agrupamento.
Como complemento, convidamos-te realizar a atividade «Flashes Literários», cujo objetivo é - recorrendo a excertos das diversas obras da escritora que se encontram afixados no placard do "Autor do Mês" - fazeres a sua ilustração ou tirares uma fotografia que retrate a situação descrita no excerto que escolheres.
Posteriormente, os trabalhos serão divulgados no placard do «Artista do Mês».
Atividade do dia de S. Valentim
Os alunos do Ensino Secundário escreveram mensagens para os professores e auxiliares da escola.
Ficam algumas fotos com o registo da entrega das sugestivas e carinhosas mensagens.
Atividade do dia de S. Valentim
Os alunos da escola Básica e Secundária escreveram cartas de amor e corações coloridos com mensagens de afeto que colocaram no «Coração do Amor».
Posteriormente, as cartas foram entregues aos Diretores de Turma que as distribuíram pelos alunos.
Fica, para a posteridade, o registo fotográfico.
Formação «Aprender com a Biblioteca Escolar»
Decorreu ontem, das 16:00 às 19:00 horas, a ação de formação creditada e de curta duração, organizada pela Biblioteca escolar de Alfândega da Fé em colaboração com o Centro de Formação do Tua e Douro Superior, subordinada ao título «O Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar». Participaram 19 professores: 3 do pré-escolar, 4 do primeiro ciclo, 2 do segundo ciclo, 10 do terceiro ciclo e ensino secundário.
A abertura da sessão esteve a cargo da professora Fernanda Fonseca, Diretora do Centro de Formação e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé, professor José Monteiro. A dinamização da ação ficou a cargo dos professores Nelson Barradas e Norberto Veiga. Foi uma sessão bastante esclarecedora, produtiva e participativa, tendo os colegas ficado mais recetivos para trabalhar o «Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar», objetivo que tinha presidido à proposta de formação.
Clube de Leitura na Escola do 2.º ciclo
Os alunos do Clube de Leitura na Escola do 2.º ciclo realizaram, no dia 19 de janeiro de 2023 uma sessão de leitura partilhada, tendo os alunos lido, alternadamente, (dois a dois) excertos dos livros que tinham lido durante o primeiro semestre.
Outras atividades serão realizadas pelo clube, no decorrer do segundo semestre.
Clube de Leitura na Escola do 3.º ciclo
Os alunos do Clube de Leitura na Escola do 3.º ciclo realizaram, no dia 18 de janeiro de 2023 uma sessão de leitura silenciosa, em vários suportes, em sala de aula e na Biblioteca Escolar, acompanhados pela professora mediadora de leitura, Marta Monteiro.
Outras atividades serão realizadas pelo clube, durante o segundo semestre.
Atividade “Da Leitura à Partilha!”
Esta atividade decorreu ontem, dia 17 de janeiro, na Biblioteca Escolar, e contou com a presença de professores, pais/encarregados de educação, alunos e assistentes técnicos e operacionais que, num agradável convívio, fizeram leituras e procederam à sua partilha.
Novidades
Estas são algumas das várias novidades que podes requisitar na tua Biblioteca Escolar (BE). Podes lê-las na BE ou requisitá-las para ler em casa. O importante é ler, o local onde o fazes é secundário.
Autor do Mês
Em janeiro, a Equipa da Biblioteca Escolar escolheu, como autor do mês, a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen
Podes requisitar as suas obras, na BE (Biblioteca Escolar), e pesquisar mais, sobre esta poetisa, utilizando o QR code que se encontra ao lado da fotografia do autor e na porta da BE.
Podes, também, entrar, de forma cómoda e rápida no Site da Biblioteca Escolar, utilizando o QR code, que se encontra afixado em
1.º Ciclo
Registo fotográfico das atividades desenvolvidas no âmbito do Clube de Leitura do 1.º Ciclo, organizado pela Biblioteca Escolar, com a colaboração dos docentes do 1.º Ciclo.
Clubes de leitura na Escola
No dia 19 de dezembro, pelas 9 horas, as alunas inscritas no Clube de Leitura do Ensino Secundário, (no âmbito do Clube de Leitura nas Escolas), Lara Sá (12º A), Rita Fonseca (12º B), Mariana Carvalho (11º A), Tatiana Félix (11º B), Débora Correia (11º B) e Maria Beatriz Covas (10º A), desenvolveram uma atividade de leitura dirigida aos alunos do 5º ano.
Representaram cada uma das personagens da obra “Pela Floresta”, de Anthony Browne. Esta apresentação foi acompanhada com música clássica e com a apresentação de diapositivos.
As crianças acompanharam com bastante entusiasmo esta atividade, revelaram uma postura adequada, proporcionando o ambiente favorável para a realização da mesma.
A partilha de pontos de vista, sobre a obra, revelando os alunos do 5.º ano uma apreensão interessante da mesma, foi uma forma eficaz de terminar a atividade, que durou cerca de 30 minutos.
Exposição de atividades para a época natalícia na BE
Exposição das atividades do CAA, Clube Europeu, Clube do Património, Eco-Escolas (concurso da árvore amarela) e FSC (Forest Steawrdship Council).
Registo fotográfico da atividade «Rastreio HIV», desenvolvida em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde, a Saúde Escolar e a Biblioteca Escolar, realizada no dia 6 de dezembro de 2023. Muito obrigado a todos, em especial, aos 14 participantes.
Artista do Mês – novembro de 2023
Esta atividade continua a divulgar a competência técnica e a criatividade dos alunos, revelando-se uma forma eficaz de os mesmos ocuparem os seus tempos livres na Biblioteca Escolar.
Atividade: “Rastreio de risco de desenvolver diabetes tipo 2”
Fica o registo fotográfico da atividade “Rastreio de risco de desenvolver diabetes tipo 2”, realizada no dia 15 de novembro de 2023.
Esta atividade estava inserida na comemoração da Semana da Diabetes e o rastreio destinou-se a todos os funcionários, professores e alunos com 18 ou mais anos de idade do Agrupamento.
A parceria, O Projeto de Educação para a Saúde, a Saúde Escolar e Biblioteca Escolar, que programou e realizou esta atividade agradece a grande adesão à mesma.
Ainda no âmbito do MIBE, decorreu a atividade «Leituras Partilhadas». Os alunos de segundo ano foram ler, o livro “Os beijinhos do Lobo Mau”, para os alunos do pré-escolar.
Autor do Mês
Em novembro, a Equipa da Biblioteca Escolar escolheu, como autor do mês, o escritor José Saramago.
Podes requisitar as suas obras, na BE (Biblioteca Escolar), e pesquisar mais, sobre o único Nobel de Literatura de Língua Portuguesa, utilizando o QR code que se encontra ao lado da fotografia do autor e na porta da BE.
Podes, também, entrar, de forma cómoda e rápida no Site da Biblioteca Escolar, utilizando o QR code, que se encontra afixado em vários locais do Agrupamento.
Assinalando o mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), e como estava planeado, realizou-se, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, a formação de utilizadores da Biblioteca Escolar, para os alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário. Os alunos ficaram sensibilizados para frequentar as seis áreas que a BE, este ano, coloca à sua disposição, devidamente identificadas.
A atividade, «Dia da Alimentação», foi desenvolvida com as turmas do 6º ano, nas disciplinas de Ciências Naturais e Matemática, em articulação com o Projeto Eco-escolas e a Biblioteca Escolar. Esta atividade, segundo os promotores Filomena Pereira, Alberto Faria e BE, teve como objetivos criar hábitos de alimentação saudáveis e formar cidadãos conscientes, críticos e autónomos, de modo a promover comportamentos adequados à melhoria da saúde física, psicológica e social.
Comemorando o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, realizou-se, no dia 23 de outubro, a apresentação do livro «O Sol no Horizonte», da professora e escritora Maria Ramires. Esta apresentação, na BE, foi dirigida para os alunos do 12.º ano, uma vez que a temática da obra abordava a «Geração de 70», conteúdo por eles estudado no 11.º ano. Foi uma apresentação dinâmica e com uma excelente participação dos alunos, quer a nível da leitura expressiva, quer nas interpelações que fizeram à escritora.
Em resumo, esta atividade permitiu sensibilizar os alunos para a importância da leitura, como uma fonte de prazer/fruição, por um lado; e recordar os conteúdos literários de português, lecionados no ano anterior, por outro.
Assinalando o mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), e como estava planeado, realizou-se, no dia 20 de outubro, a formação de novos utilizadores da Biblioteca Escolar, para os alunos do 2.º ciclo. Os alunos ficaram sensibilizados para frequentar as seis áreas que a BE coloca à sua disposição, devidamente identificadas.
O Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) celebra-se, em todo o mundo, em outubro.
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro. Este ano, celebra-se no dia 23/10 é está subordinado ao lema «Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.»
A Biblioteca Escolar de Alfandega da Fé respondeu a este repto gizando e desenvolvendo várias atividades destinadas a toda a comunidade educativa, com o fito de dar maior visibilidade à BE e de cativar novos leitores.
Um excelente MIBE e boas leituras para todos!!!
Bem-vindos à Biblioteca Escolar, neste novo ano letivo de 2023/2024
Registo da Atividade "Teatro de sombras «O Coelhinho Branco»", com exploração do conto através da gamificação na Biblioteca escolar, para alunos do Pré-escolar.
A primeira fase (Fase de Escola/Agrupamento) do CNL decorreu na Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé e terminou com a realização da prova escrita, no dia 15 de fevereiro de 2023, e com o apuramento dos alunos selecionados para os três escalões: 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário, tendo participado vinte e três alunos. Este ano, por constrangimentos internos, deixámos de fora o 1.º ciclo.
A Fase Intermunicipal da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2022/2023, promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares e os Municípios da CIM-TTM, cuja organização esteve a cargo da Biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral de Macedo de Cavaleiros, decorreu, no dia 28 de abril de 2023. O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo principal estimular o gosto e o prazer da leitura, melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, tendo como destinatários os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O Agrupamento, este ano, como se referiu, não participou no 1.º ciclo.
A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes é constituída por duas etapas, a saber: a prova escrita e a prova oral de palco. A prova escrita, em formato online, e de carácter eliminatório, foi realizada no dia 19 de abril de 2023, na biblioteca escolar da EB2,3S de Alfândega da Fé, sendo supervisionada pelo professor, Norberto Veiga e pela responsável da Biblioteca Municipal, Ana Gonçalves.
Nesta prova, participaram os seguintes alunos, apurados na Fase Escolar, por nível de ensino: 2. º Ciclo: Afonso Miguel Pereira Franco, Ana Margarida Penarroias e Marcela Silva Coelho; 3.º Ciclo: Rodrigo Manuel Silva Alves Velho; Secundário: Beatriz Mitreiro Fernandes, Débora Sofia Luciano Correia, Maria Mateus Almendra e Matilde Sofia Ferreira
A prova oral/palco teve lugar no dia 28 de abril, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, ficando apurados, na prova escrita, quatro alunos do Agrupamento de escolas de Alfândega da Fé, a saber: 2.º ciclo, Afonso Miguel Pereira Franco; 3.º ciclo, Rodrigo Manuel Silva Alves Velho e secundário, Beatriz Mitreiro Fernandes e Matilde Sofia Ferreira. A cerimónia terminou com a entrega dos prémios aos alunos apurados, das lembranças e dos certificados de participação aos alunos participantes.
Resumindo, saudações ao Município de Macedo de Cavaleiros e à Biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral, da mesma cidade, pela organização da Fase Intermunicipal do CNL, à bibliotecária municipal, Dr.ª Ana Afonso e às assistentes técnicas: Teresa Salgueiro e Rosa Ribeiro, pelo apoio prestado e aos professores da Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé que motivaram os alunos para se inscreverem no CNL. Por último, um penhorado agradecimento aos alunos participantes nas duas fases do Concurso Nacional de Leitura, que representaram o Agrupamento, com dignidade e elevação, renovando as saudações pela sua participação e desempenho e apelando para que no próximo ano letivo mais alunos da nossa escola participem neste concurso, que tem como primordial desiderato desenvolver a competência leitora dos alunos.
Norberto Veiga
Registo fotográfico da atividade «Recordar Abril com Zeca Afonso», realizada dia 26 de abril, no auditório da escola secundária, em três sessões: alunos de 1.º, 2.º e 3.º ciclo. A atividade foi dinamizada pela Biblioteca Escolar, professor Vítor Nascimento, a T6 de 4.º Ano e o professor Manuel Correia.
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) em colaboração com o programa Eco-Escolas.
Produto final da atividade «Porquê recordar o 25 de Abril», realizada pelos alunos de 3.º ciclo, sendo proponentes a Biblioteca Escolar e a professora de história, Susana Ribeiro.
Registo da atividade «Leitura – o espelho onde me revejo». Alunos do 6.º A, aferição da obra “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres.
No âmbito da «Semana da Leitura» dia 31/03/2023, os alunos da Turma 1 de 1.º ano, acompanhados pela professora Luísa Reis Costa, apresentaram uma proposta de leitura e intepretação peculiar da obra "A Flor vai ver o mar" de Alves Redol.
Sala B: «O cordeirinho esquecido»
Sala C: «Chibos sabichões»
Sala A: «Os Três Terríveis Porquinhos».
Sala A: «O Rato Renato: As Regras São Importantes» e «O Senhor Ribeiro e o guarda-rios»
Registo da atividade realizada no âmbito da «Semana da Leitura», da Turma 4 do 1.º ciclo, dia 29/03/2023.
Esta atividade consistiu na «Hora do Conto com a História» «Uma história de Páscoa» de Ana Maria Machado que foi lida por uma Encarregada de Educação e pela sua educanda.
No dia 30 de março de 2013, a encarregada de educação do aluno Dinis Tomé, Carla Tomé, participou na leitura da história «Gil Moniz e a ponta do Nariz», história tradicional portuguesa.
Autor António Torrado.
No âmbito da «Semana da Leitura» participaram: dia 27 de março de 2023 a encarregada de educação de Matilde Oliveira e Matilde Oliveira.
História "O gigante da montanha branca" retirada do livro Dos 8 aos 80 anos
Autora Helena Osório, ilustração Graça Morais. Professora Dircea, Turma Seis 4.º ano.
Produto final, em forma de marcadores de livros, expostos na BE, da atividade «Caça à falácia», elaborada pelos alunos de 10.º Ano, turmas A e B, em articulação com a disciplina de Filosofia e a Biblioteca Escolar.
No âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, as alunas Maria Beatriz Covas e Maria Beatriz Moreira do 9º ano, turma A, elaboraram um trabalho expositivo da científica/mulher na Ciência Marie Curie, inserido no tema Descobrir Cientistas, atividade de articulação com a Biblioteca Escolar.
Na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Alfandega da Fé está em curso uma exposição subordinado ao tema: “As primeiras comunidades humanas da Península Ibérica”. Como complemento das aprendizagens a realizar neste domínio, os alunos do 5.º ano de escolaridade fizeram a reconstituição do modo de vida dos primeiros habitantes da Península Ibérica. Na elaboração dos seus trabalhos utilizaram materiais correspondentes aos então usados para sua proteção e sobrevivência: madeira, osso, pedra, colmo, peles de animais, plantas.... Reproduziram as técnicas usadas na época como a tecelagem, a olaria, a cestaria e a moagem.
Enfatizaram a importância da água e dos recursos naturais como elemento natural de sobrevivência bem como o fogo, descoberta feita pelo Homo Erectus e que muito melhorou a sua qualidade de vida. Ao planearem e desenvolverem o trabalho os alunos construíram o seu próprio conhecimento sobre as comunidades recolectores e agropastoris.
Trabalho realizado no âmbito da atividade «Motivos Natalícios para a decoração do Natal na Biblioteca Escolar», pelos alunos do 2.º e 3.º ciclo, nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Complemento à Educação Artística em colaboração com a Biblioteca Escolar.
Uma abordagem integradora da obra “Pedro Alecrim”, de António Mota em parceria com a disciplina de Português do sexto ano, professor José Lobo, e Biblioteca Escolar.
Artista do mês - Ana Raquel Pires (8.º A)