COMO SURGIU O ATLAS ESCOLAR DE CONTAGEM?
COMO SURGIU O ATLAS ESCOLAR DE CONTAGEM?
Os atlas escolares sempre foram materiais didáticos utilizados pelos professores de Geografia e até mesmo de outros componentes curriculares. Com o avanço da cartografia digital, das plataformas digitais webgis e dos recursos de geovisualização e geocolaboração, os atlas digitais escolares estão se transformando em instrumentos pedagógicos dinâmicos e interativos.
A ideia deste atlas escolar surgiu em 2019, a partir da pesquisa de doutorado, pertencente ao programa de pós-graduação em Geografia, com ênfase no Tratamento da Informação Espacial, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES foi organizada em três fases: investigação, elaboração e validação. Na primeira fase, foi realizada uma avaliação diagnóstica com professores de Geografia da Região Metropolitana de Belo Horizonte e uma análise de atlas e plataformas digitais disponíveis na web. Na segunda fase, foi desenvolvido o mapeamento do município, a organização dos dados geográficos e do atlas digital. E, na terceira fase, foram aplicados testes para validação do modelo em escolas de ensino médio do município.
A inovação metodológica desta pesquisa buscou a integração entre os recursos de geovisualização e elaboração de trilhas de aprendizagem pautadas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a partir de plataformas gratuitas que disponibilizam o acesso às geotecnologias.
O atlas também é uma oportunidade para a comunidade escolar contribuir com informações espacializadas do município a partir da geocolaboração. Além disso, o atlas pode incentivar o desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos da educação básica, principalmente do ensino médio.
EQUIPE RESPONSÁVEL
Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe por e-mail: pensamentoespacial@gmail.com.