A Igreja da Atalaia (Nossa Senhora Mãe dos Homens) é uma Paróquia da Ordem de Malta, nullius diocesis. Pároco da apresentação do Grão-Prior do Crato. De 1789 a 1834 pertenceu à Casa do Infantado. Posteriormente a esta data a sua administração passou para o Patriarcado. Pertence atualmente à Diocese de Portalegre-Castelo Branco e ao Arciprestado de Ponte de Sôr.
É um edifício do 1928, antiga habitação da família Pinto de Abreu que viveu aqui até 1975. Com aparecimento da reforma agraria, e após o falecimento dos seus antigos proprietários, nunca mais foi habitada permanentemente, hoje é simplesmente uma casa de ferias para os seus herdeiros.
Mandada construir em 1843 para sepultar os habitantes da aldeia. Tendo sido encerrado em 1950, todos os seus corpos e restos mortais foram transladadas para o novo cemitério. Foi deixado as suas muralhas para simbolizar a sua função e relembrar o seu património de culto religioso e veneração.
Mandada construir pelo antigo regime, este edifício foi construído entre os anos 1940 e 1950, hoje convertida na sede da Associação de Caçadores da aldeia.
Ano de construção desconhecida, local onde os habitantes da aldeia mandavam moer a azeitona para terem o seu azeite para o ano inteiro e distribuir pelos seus familiares e amigos.
Data de 1875, foi mandada construir pela Câmara Municipal de Gavião e pretendia ser uma fonte de abastecimento de água da população, principalmente, nas alturas de seca. Neste momento encontra-se sem água, porque alguém a desviou para regar a sua horta, esquecendo-se que está a infringir a lei, negando este bem essencial aos habitantes locais e seus visitantes.
Mandada construir pela Câmara Municipal de Gavião em 1950 para mais um abastecimento de água à população da Atalaia nas alturas de seca, também como mais um ponto de encontro de casais enamorados, já que as raparigas vinham buscar água com o cântaro na cabeça e os seus pretendentes ali ficavam à espera. Ainda hoje se encontra em opimas condições de utilização.
Edifício conjunto com Capela Mortuária e Wcs Públicos, construído em 2016.
Extensão do Centro de Saúde do Gavião, construído na década de 1990, para apoio aos mais idosos.
Espaço destinado aos mais pequenos, em piso sintético, vedado e com diversões em madeira, mais uma obra da Camara Municipal de Gavião.
Espaço inaugurado em 2018 em memoria ao seu mentor, José Júlio Cabeça que já não viu o seu sonho cumprido.
( + Informação )
Á entrada da Aldeia, em frente à fonte de Santo António, existe um Parque de Merendas para apoio aos caminheiros que fazem o PR2– Corredor Ecológico das Ribeiras de Alferreireira e Barrocas e a todos os que queira utilizar. Também é o local da realização da festa anula da aldeia.
O PR2 – Corredor Ecológico das Ribeiras de Alferreireira e Barrocas foi inaugurado em 2014 pela Camara Municipal do Gavião, pelo Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação, as Juntas de Freguesia do Concelho de Gavião, Bombeiros Municipais de Gavião, Clube Atlético e Recreativo de Atalaia.
( + Informação )