Uma aldeia típica no extremo norte alentejano, terra de gente trabalhadora e hospitaleira no concelho do Gavião

Atividades

uma aldeia de gentes diferente

Agricultura, Silvicultura, Produção de Azeite e Queijaria Tradicional.

Agricultura

A nossa agricultura é considerada como um meio de subsistência para os habitantes mais idosos, devido ás sua pequenas reformas, são nas batatas, hortaliças, fruta e na azeitona, que a maioria dos nossos habitantes se dedica.

Silvicultura

A silvicultura é outra fonte de rendimento da nossa população, quase todas as famílias possuem uma ou mais parcelas de terreno com eucaliptos ou pinheiros para alguma eventualidade ou como um rendimento extra.

Produção de Azeite

A  aldeia em tempos chegou a ter mais que um lagar de azeite, até chegou a possuir um lagar comunitário, mas com o passar dos anos e a diminuição da população, ficou reduzido a um. Esta é outra fonte de rendimento sazonal de toda a polução, não há família que não tenha um punhado de oliveiras para que possa ter azeite o ano inteiro e distribuir pela sua família e amigos.

Queijaria Tradicional

A queijaria tradicional era uma fonte de alimentação diária, para todas as famílias da aldeia, não havia família nenhuma que não tivesse meia dúzia de cabras ou ovelhas, para que pudessem fornecer o precioso leite, para a confeção do nosso famoso queijo de cabra, que muitas vezes era a única alimentação que se levava para ir trabalhar para o campo.