ASTRONASA BRASIL MCTI

QUEM SOMOS

Com iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o AstroNasaBrasil MCTI visa a popularização da astronomia por meio do incentivo à ciência cidadã, onde os voluntários poderão fazer descobertas astronômicas originais e participar de pesquisas científicas dentro da área. 


Com comprometimento à ciência e uma interação direta dos cientistas cidadãos com a pesquisa, visando o envolvimento de jovens e crianças, que trazem consigo escolas, famílias, professores e diversos integrantes das comunidades que vivem. Buscamos popularizar cada vez mais os conhecimentos que permeiam esta grande área do conhecimento, tão importante para o entendimento do Universo ao qual pertencemos, sua história e seu desenvolvimento - sua natureza. 


Esse envolvimento traz consigo um despertar a curiosidade, promovendo uma dinâmica capaz de alcançar muitos lugares na sociedade. Tudo isso através do aumento da acessibilidade e expansão dos projetos já existentes: Caça-Asteroides e LCO: Imagens do Céu Profundo. Além da implementação e gestão de novos projetos: Em Busca de Mundos nos Confins do Sistema Solar: Planeta 9 e Detetives da Galáxia: Missão 1 Disque Detetives.


Um projeto que conta com parcerias e contribuições de instituições como International Astronomical Search Collaboration (IASC) e NASA Partner, além de ser coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Observatório Nacional (ON) e Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC/MT).



Hozana Donatila Delgado 

Professora de Física (SEDUC/MT)

É mestranda em Ensino de Física pelo MNPEF,  possui especialização em educação EJA, licenciada em Física pela UFMT, atua como professora de Física pela Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso, tem  desempenhado os seguintes temáticas: aprendizagem significativa, abordagem STEAM, Física de prêmio Nobel e Ciência cidadã como: Gravity Spy (Ligo), Cosmic Ray(Credo) e desde 2018 participa de campanhas de Busca de Asteroides do IASC é treinadora voluntária oficial do IASC e auxilia no programa Caça Asteroides MCTI, atualmente coordena o programa  Detetives da Galáxia Missão I Disk Detective.

Zilma Janacá Oliveira de Lima Semião 

Designer de Mídias Sociais e Artesã (Criatiart).

Caio Marcelo Cavallari Ruas 

Fisica Licenciatura (Uninter)

Atualmente trabalho como monitor/professor particular e sou treinador oficial do Caça Asteroides no Brasil. Nos próximos anos procuro ir fazer uma faculdade presencial e me formar em física para se tornar professor ou pesquisador! 

Artur Ladeira Suarez

Física (UFRGS)


Sou estudante de graduação em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), faço pesquisa  no campo da Física de Partículas. Atualmente, estou envolvido em uma Iniciação Científica que se concentra na análise e simulações de partículas, com ênfase na produção de quarks pesados(processos de produção das partículas Top e Charm) . Além disso, participei de projetos envolvendo simulações por intermédio do Software Geant4, sobre  espalhamento Rutherford e  sobre detectores de raios cósmicos como cintiladores de plástico e detectores de radiação Cherenkov, apurando os dados pelo ROOT. Dessa forma,permitiu adquirir habilidades em programação nas linguagens como, C++, C e Python. Outrora, participei de projetos de extensão do "The International Astronomical Search Collaboration (IASC)", como "The First Edition of the LCO - Deep Sky Images/MCTI " e  "MCTI 2023 Asteroid Search Campaign". 

Maria Paula do N. Santos 

 Engenharia da Computação (UFMS)

Atualmente estudante de Engenharia da Computação na UFMS e de Física Licenciatura pela faculdade estácio de sá (EAD). Participante da FEBRACE 2019 com projeto na área de tecnologia. Formada em Técnico Integrado em informática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande(2018).Medalha de prata na 1º Maratona UCDB de programação(2018). Participante da EFC (Escola de Física Contemporânea) no Instituto de Física de São Carlos(2018). Monitoria Voluntária de Física no IFMS- Campus Campo Grande (2018). Avaliadora da Olimpíada de Robótica Nível Regional (OBR) (2017). Projeto de Extensão na área de Física experimental (2017).

Guilherme Hokama Santos

Física Bacharelado (UFMS)

Além de um grande apaixonado por astronomia, sou graduando de Física Bacharelado no Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (INFI-UFMS). Trabalhei como monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan (UFMS) por quase dois anos, realizando trabalhos e apresentações na SNCT 2018 (Campo Grande) e 71º Reunião da SBPC. Fui integrante bolsista do PET-Física UFMS e hoje estou como voluntário no PET-Química UFMS, onde faço parte da comissão organizadora da XXXV Semana da Química. 


Trabalhei também com rotinas de aprendizado de máquina para caracterização e diferenciação entre milho transgênico e convencional por espectroscopia FT-IR em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e atualmente estudo Teoria Quântica de Campos e Diagramas de Feynman para o meu TCC.

Bruno Marinho Maciel

Física Bacharelado (UFMS)

Julia Lelis Soares

Engenharia Química (UFMS)

Estudante de Engenharia Química no 4° semestre da UFMS. Faço parte de um grupo de extensão que leva ciência para crianças e jovens, e amo essa missão. Busco sempre novas formas de divulgação para contribuir com o futuro! 

Isadora Stefanhak Costa Arantes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Grupo Educacional Fatecie 

Pesquisadora e Divulgadora Científica nas áreas da Astrofísica e Astrobiologia (Instagram @isaa_sca), Graduanda em Astrofísica (UFRGS) e Biologia (Unifatecie, como bolsista). Atual embaixadora do Lunar and Planetary Science Conference, escolhida pela NASA, LPI e USRA. Escritora de um livro infantil didático de astronomia, Palestrante e Voluntária pela ciência, educação e pelo meio ambiente. 

Jeane de Fatima Moreira Branco 

 Instituto S do Saber, Voluntária CAp-UERJ 

Estudos: Mestranda em Engenharia Aeroespacial pela UFPE, Professora STEAM, Professora EspAcial  ESERO PT, Pedagoga, e Neuroeducadora. Diretora de Eventos do CARJ (Clube de Astronomia do Rio de Janeiro), membro da Comissão Lunar da UBA (União Brasileira de Astronomia) e Coordenadora Nacional do ENO PROGRAMME e Membro do Conselho PEI 2023-24 


Entendendo que  minha missão não está ligada somente ao ensino de ciências, mas também fazer com que mais e mais pessoas conheçam a Astronomia, explorem e se apaixonem por ela, venho desenvolvendo ao longo de vários anos a Astronomia Divertida, um projeto que tem como objetivo instigar o desenvolvimento do potencial que existe em cada um.

"Acredito na cultura maker, ou seja, que aprendemos melhor quando praticamos e criamos. Nesta multidisciplinariedade incluo a Astronomia de forma divertida e atrativa"

"Nesse contexto os alunos são protagonistas do seu próprio desenvolvimento. A sala de aula é um ambiente estimulante interativo  para uma aprendizagem significativa". 

Agna Correa Britis Baldissarelli  

Professora na Escola Plena Ramon Sanches Marques - SEDUC 

No ano de 2019 teve a sua prática pedagógica, escolhida entre as 10 melhores práticas de Ensino Aprendizagem do Estado de Mato Grosso, Conectando Boas Práticas – Conectando Saberes Núcleo Cuiabá-MT.  Membro organizadora do I Seminário Internacional de Divulgação Científica em astronomia II Feira de Sustentabilidade da Escola Ramon Sanches Marques - SIDCA. Participou como palestrante 1º Fórum Relações Étnico-raciais & Educação em Tangará da Serra- MT. Desenvolveu oficina de Arte na 15º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação em Cuiabá no ano de 2018. Professora orientadora de 01 aluna da Escola Estadual Ramon Sanches Marques com Bolsa CNPQ júnior no ano de 2019 que apresentou a sua pesquisa no Congresso de Ciência e Tecnologia em Cuiabá. Atuou como relatora do curso I Eratóstenes durante o I Experimento de Eratóstónes de Mensuração da Circunferência da Terra no Ensino-Aprendizagem de Ciência na Educação Básica.

2020- Desenvolve material de Projeto Educativo Cultural, para os alunos do Ensino Fundamental II - Base diversificada na plataforma http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/. Pela secretaria de Educação do Estado de mato Grosso/ SEDUC/MT

2021- Professora Orientadora de 01 aluna do Ensino Médio da Escola Estadual Ramon Sanches Marques / Escola Plena - bolsista FAPEMAT.

2021- Professora mentora de 02 professores de Arte do Programa de Mentoria Conecta & Ensina.

2021- Atualmente Diretora da Escola Estadual Pedro Alberto Tayano de Tangará da Serra.

2020-2022- Professora pesquisadora CNPq Juntamente com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Projeto Caça Asteroides MCTI- Coordenadora)

2023- Coordenadora do Programa Caça Asteroides MCTI.

Josina Oliveira do Nascimento

Graduada em Física pelaUFRJ, mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ. Servidora do Observatório Nacional (ON/MCTI) há 44 anos, atualmente é gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional. Coordena os projetos de divulgação e popularização de Astronomia em abrangência nacional: Olhai pro Céu Brasil, AstroEducadores, O Céu em sua Casa:observação Remota. Compõe a Comissão Organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) É membro como vice coordenadora nacional do NOC Brasil, Escritório Nacional de Divulgação ligado à IAU (União Astronômica Internacional)

Ivo Leite Filho

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), com Mestrado em Educação no Grupo de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Desenvolveu diversos projetos de iniciação científica na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, como o Clube de Ciências e Cultura Paiaguás (1988-2000) e depois na Estação Ciência-USP o Projeto Circuito Ciência (1999-2003). Gerenciou o projeto de ampliação e reforma da exposição científica financiada pela Fundação Vitae. Colaborou diretamente na organização da FEBRACE-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/EPUSP (2003-2005). Foi consultor para o MEC/UNESCO junto ao Programa FENACEB-Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (2005-2007). Tem experiência na área de ensino de ciências, assim como de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, projeto de iniciação científica, atividades científicas, orientação para pesquisa, elaboração de resumos de trabalhos científicos e escola pública e a pesquisa. Atua como consultor para formação de professores nas orientações de projetos de pesquisas para ensino de educação infantil, fundamental I e II, Médio e técnico. Atua diretamente com Método do Curiosismo-Exploratório como estratégias na Educação Científica para jovens. Coordena desde 2011 a FETECMS-Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, FETECCMS Junior e EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE. Esteve como um dos integrantes do Programa de Cooperação Internacional STEM (Newton Fund) e British Council (2015). Foi Coordenador do Programa Novos Talentos (CAPES) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de 2014-2016. Tem no curriculum diversas premiações por Instituições e órgãos em função das atividades com estudantes da educação infantil, fundamental e médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos de Ensino, Estágios Obrigatórios, Monografias. Está cadastrado como Avaliadores "ad-hoc" no banco de dados do INEP para avaliação de curso. Foi coordenador do Programa de Mestrado Profissional PROFQUI (2017-2018). No ano de 2019 esteve como Coordenador Geral da Popularização do Ministério de Ciência, Tecnologias, Comunicações e Inovações (MCTIC). Em 2021 assumiu a Tutoria do Programa PET Química no Instituto de Química da UFMS. Atualmente também é o coordenador administrativo Programa Institucional Trilha Rupestre UFMS: Inovações e Tecnologias Sociais a Bioeconomia na perspectiva do Arqueoturismo.