NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
Este exercício decorreu no âmbito das actividades de manutenção da prontidão do Agrupamento Mecanizado (AgrMec) da “Very High Readiness Joint Task Force 2022” (VJTF 22), sob a égide da “NATO Response Force” – com vista ao garante dos níveis de resposta para Operações de Dissuasão e Defesa ou de Gestão e Prevenção de Crises no contexto da Aliança.
Estiveram aqui envolvidos militares das várias subunidades do AgrMec VJTF 22 mobilizadas pelo Regimento de Infantaria N.º 13, em Vila Real; pelo Regimento de Infantaria N.º 14, em Viseu; pelo Regimento de Cavalaria N.º 6, em Braga; e pelo Grupo de Carros de Combate, no Campo Militar de Santa Margarida. Estiveram envolvidos militares de uma Equipa de Instrutores de Técnicas de Montanhismo do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), de Lamego, e uma Equipa de Apoio Sanitário do Centro de Saúde Militar de Coimbra.
Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8×8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h, Com uma guarnição de 1 a 2 elementos, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada com uma metralhadora pesada de calibre 12,7mm , ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.
Viaturas blindadas de rodas Pandur II 8×8 ICV (“Infantry Carrier Vehicle”), do Exército Português, no decurso do exercício “Monte Branco”, na Serra da Estrela, de 6 a 9 de Fevereiro de 2023. O exercício compreendeu a realização de progressão em altitude e sobre terreno com neve, acampamento a céu aberto, progressão com o apoio das viaturas e apeada, transposição de obstáculos de montanha e progressão vertical, e a simulação de uma acção ofensiva sobre um objectivo a 1 600 metros de altitude.
Foto via Exército de Portugal
O contingente especial corresponde ao enquadramento de instrução básica (IB) e complementar (IComp), ao longo de 12 semanas, destinada às praças que poderão então prosseguir para o curso de especialidade de operações especiais (que acresce uma duração de 13 semanas). O 8CFGCPE 22 iniciou-se a 24 de Outubro de 2022 e terminou a 2 de Fevereiro de 2023, tendo sido concluído por 26 militares.
A SIG SG 543 equipa militares das forças de operações especiais do Exército de Portugal desde a década de 1980, tendo sido produzida localmente pela INDEP (Indústrias Nacionais de Defesa, E.P.), desde 1988, sob licenciamento do fabricante Suiço, “Schweizerische Industrie Gesellschaft” (SIG).
Foto via Exército de Portugal
O Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), em Lamego, passou a ter um novo espaço expositivo, que foi inaugurado dia 12 de outubro de 2022.
A nova coleção patente ao público no Quartel de Santa Cruz foi inaugurada numa cerimónia presidida pelo chefe do Estado-Maior do Exército, o general José Nunes da Fonseca, com a presença do comandante do CTOE, Coronel António Oliveira, e do presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes.
A nova exposição do quartel dos “Rangers” pretende dar a conhecer a história da presença militar em Lamego e também as tradições e a cultura organizacional desta unidade do Exército Português.
“Mais do que um espaço de memória, é um tributo ao esforço e sacrifício dos militares que serviram e servem no Exército Português e nas Operações Especiais. Ontem, como hoje, sempre ao serviço dos portugueses”, sublinha esta unidade de elite criada em 1960 a partir do Regimento de Infantaria Nº 9.
O novo espaço expositivo está aberto ao público em geral, mediante marcação prévia. O CTOE tem como número de telefone 254 655 144.
Foto via Exército de Portugal