ACEDE AO NOSSO INSTAGRAM PARA FICARES A PAR DE TUDO QUE SE PASSA: @otoque.espinho
Realizada atividade comemorativa no Dia da Mulher, 8 de Março, com um grupo de mulheres que responderam ao convite e com a orientação da terapeuta Sónia Pereira. Colaborado com a organização e realização do Simpósio sobre violência doméstica no auditório do Centro Paroquial de Espinho no dia 8 de Março.
Foram organizadas e concretizadas reuniões nas Unidades de Saúde a fim de dar a conhecer o nosso projeto do Ginásio da Mente.
Participamos numa reunião com as responsáveis da ADCE (Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho), a fim de dar a conhecer o nosso projeto. Fomos convidados a realizar uma atividade com utentes da ADCE que se concretizou em Junho.
Participamos numa reunião com a Cerci de Espinho a fim de encetarmos um protocolo de colaboração. Esse protocolo de parceria foi elaborado e posteriormente assinado pelas duas partes em Outubro. Dando continuidade ao protocolo participamos como preletor e assistentes em várias conferências organizadas pela Cerci Espinho, ao longo do ano.
Participamos numa reunião com o CLAS (Coordenação Local de Ação Social de Espinho) com a direção do pelouro social da Camara de Espinho, a fim de dar a conhecer o nosso projeto. Fizemos um pedido para fazermos parte do CLAS. Estivemos presentes em atividades promovidas pelo CLAS.
Participamos em reuniões promovidas pela Associação de Alzheimer Portugal – Café da Memória e Embaixadores do Alzheimer.
No dia 12 de Maio de 2019 celebramos o nosso 1º aniversário.
Este dia foi celebrado com uma mesa redonda onde participaram Enfermeiros de várias áreas de trabalho, hospitais, centros de saúde e da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Debateu-se o caminho da ciência de Enfermagem paralelamente ao percurso desenvolvido a par das Medicinas Holísticas, cujo objetivo pretendido nesta mesa redonda prendeu-se com aquisição de competências cientificamente certificadas. Assim, este grupo de enfermeiras pretende unir-se, lutar pela afirmação e inclusão das Terapias Complementares não farmacológicas nas nossas práticas diárias de Enfermagem, sendo as mesmas reconhecidas e acreditadas pela Ordem dos Enfermeiros como competência acrescidas.
Está lançado o desafio: Cuidar da Mente como quem cuida da parte física!
Ficam aqui algumas fotos que assinalam este marco tão importante.
Deixamos um agradecimento em especial ao celeiro pelas ofertas.
Convidamos todos a verem a nossa reportagem para a RTP1 – Portugal em Direto.
Workshop sobre Kefir e Kombucha por Mário Cales e Mário Calix.
Fica a lembrança que existe a disponibilidade de utilização da associação para uso pessoal (organização de palestras, seminários, jornadas, workshops, etc.) sendo que 30% do lucro reverte para a associação.
A Roda de Cura é uma cerimônia xamânica sábia, ancestral e sagrada, onde as pessoas se reúnem no intuito de compartilharem as suas energias, os seus olhares, os seus abraços de coração a coração, elevando assim os seus pensamentos, abrindo os seus corações e deixando fluir as suas inspirações, sempre com respeito e muito amor ao Todo.
O objetivo principal das Rodas de Cura é promover um despertar profundo em cada pessoa, para que ela se reconheça e veja a sua capacidade de se auto curar, é o seu poder pessoal ativado.
Neste Círculo Sagrado Xamânico, onde não existe nenhuma conotação religiosa, trabalhamos desbloqueios, limpeza energética, a purificação psíquica de cada participante, harmonização dos corpos sutis e também compartilhamos ensinamentos xamânicos, para enriquecer e trazer soluções práticas para o dia a dia das pessoas. [http://vozdoselementos.com.br/curso/roda-de-cura/]
Roda da Cura
O Snoezelen é um mundo mágico. Venham conhecer esta terapia numa formação única, cheia de partilha de conhecimentos!
DESTINATÁRIOS
Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e intervenção social, tais como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, professores de educação especial, terapeutas da fala, reabilitação psicomotora, entre outros. Monitores, auxiliares, familiares e cuidadores de pessoas que beneficiem deste ambiente.
METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS
Método expositivo, demonstrativo e ativo, sendo que iremos ter uma sala de Snoezelen para a parte prática. Oferecemos no final a documentação com músicas utilizadas nas nossas sessões de Snoezelen, artigos, etc.
Para mais informações: formacao@zensenses.org http://www.zensenses.org/eventos/
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
10.00 - Apresentação dos conceitos do Snoezelen.
11.15 - Sensory hunt, reações e sensações. Exercícios práticos.
12.30 - Candidaturas e projetos de financiamento.
13.00 - Almoço.
Na sala de Snoezelen:
14.00 - Os vários materiais da sala de Snoezelen.
15.00 - Exercícios relacionados ao contacto no contexto de Snoezelen. O toque e as massagens.
16.00 - Uma sessão de Snoezelen.
17.00 - Como podemos utilizar a sala. Registar e planear uma sessão.
18.00 - Fim
FORMADORA - Ana Lúcia Frutuoso
Formada em Terapia Ocupacional desde 2007, tem conhecimento e experiência com Snoezelen sobretudo no acompanhamento de pessoas com doença mental, idosos e deficiência mental, exercendo funções como Terapeuta Ocupacional num centro comunitário em Santa Maria da Feira durante 11 anos. Reside em Rio Tinto, Porto.
Criou a ZenSenses Terapia pelos Sentidos em 2011 e dá formação na área do Snoezelen e outras desde então.
Presidente da associação de voluntariado SER+ DAR+ Terapeutas Sem Fronteiras, com intervenção em Cabo Verde e Portugal.
CERTIFICADO -Os formandos terão acesso a um certificado de frequência da formação, emitido pela ZenSenses, desde que frequentem o total da carga horária.
No passado dia 12 de Maio de 2018, realizou-se a cerimónia de inauguração da nossa sede em Espinho. Foi um evento agradável com quem lá marcou presença, OBRIGADA pelo apoio.
Esta cerimónia foi iniciada pelas palavras de incentivo proferidas pelo autarca Dr. Nuno Almeida.
De seguida, a Enfª Marília Capela, presidente desta Associação, traçou um desenho de desenvolvimento e história da Enfermagem. Colocou em interrogação o caminho da Enfermagem, visto ser uma profissão que intercessa com outras profissões e com outras que estão a surgir nomeadamente os gerontologos, ocupando e adquirindo o saber de cuidar. Defendeu também, que a especialidade de Enfermeiro de Família deveria ser reconhecida visto que quando uma pessoa adoece toda a família adoece também.
Por último contámos com a Enfª Ana Cristina, presidente da Assembleia Geral da Associação, que falou da percepção da Saúde e da Doença, encarada sobre o ponto de vista individual, que é totalmente diferente de uma pessoa para a outra. Falou também da necessidade de lutarmos para que o envelhecimento seja encarado como processo natural a cada um e não um estorvo. Que devemos lutar para que a sociedade reconheça que muito há por fazer para criar apoios necessários e de boa qualidade para satisfazer as necessidades dos idosos.
Iniciamos assim uma nova etapa.