Todos sabemos da importância da prática de exercício físico para a saúde, com benefícios múltiplos no corpo e na mente. Mas, e o exercício mental estruturado? Não trará também benefícios para a nossa saúde? Não deveriam existir ginásios intelectuais para manter a boa forma mental?
Não será isto apenas uma questão de valores sociais? Tanta valorização dada ao corpo físico! Quando é que será “moda” fazer fitness mental?
Não podemos evitar o envelhecimento, no entanto, podemos exercer influência sobre o modo como envelhecemos.
Apesar da diminuição de algumas faculdades, a pessoa idosa tem consigo uma experiência de vida que deve ser valorizada e estimulada. E assim surge a criação do nosso espaço.
Mas então o que é o Ginásio da Mente? É:
Um espaço onde se estimulam capacidades cognitivas: memória, atenção, raciocínio, equilíbrio, coordenação motora, criatividade.
Através deste ginásio pretendemos que as pessoas mantenham o cérebro e o corpo ativos proporcionando-lhes diversas atividades. Tais como:
- Estimulação da Memória e da Criatividade;
- Dinâmicas de grupo: [Oficinas de: pintura, trabalhos manuais, modelagem; colagem, etc. | jogos didáticos: puzzles, dominó, cartas, etc. | Atelier da matemática: origamis, Tangran, curiosidades, resolução de problemas simples do quotidiano, etc. |Atelier de expressão oral: provérbios, adivinhas, anedotas, etc. | Atividade física: jogo do paraquedas, jogos com bolas, caminhas; Yoga.]
- Aulas de Yoga Terapêutico;
- Risoterapia;
- Consultas de Psicologia;
- Terapia Snoezelen;
- Terapia ocupacional de Doentes de Alzheimer e descanso do seu cuidador;
- Orientação pela Psicopedagoga Dr.ª Paula Pereira dirigido para todos os que se querem manter com boa memória.
Definimos como objetivos deste ginásio a prevenção do envelhecimento cognitivo e intelectual, o desenvolvimento da atenção, da memória e do raciocínio, oferecer uma melhor qualidade de vida, proporcionar o convívio com outras pessoas, como tentativa de reduzir o risco de desenvolver demência e exclusão social, contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento, fazer troca de experiências e aprendizagens, permitir o desenvolvimento e estimulação da imaginação e permitir que o cuidador não fique sobrecarregado.
Reportagem RTP - 30 de Janeiro de 2019:
Convidamos todos a verem a nossa reportagem para a RTP1 – Portugal em Direto.