Está a decorrer durante o mês de Agosto o pagamento das quotas.
Resíduos vulgarmente conhecidos por monos ou monstros, são objetos volumosos e/ou pesados, fora de uso, provenientes das habitações e que, pelo seu volume, forma ou dimensões não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção.
A recolha de monos surgiu porque nem todos os produtos que temos em casa podem ser despejados no contentor do lixo doméstico. Abandonar um mono ou monstro em qualquer lugar é uma prática proibida hoje em dia, lembre-se que qualquer eletrodoméstico abandonado é um atentado ao planeta. Nesse sentido a autarquia tem um serviço de recolha de monos que funciona uma vez por mês. Em cada mês existe uma data de depósito do mono e outra para a recolha do mesmo. Consulta o calendário do Cardal abaixo. Sê responsável.
Agosto - Colocação dia 27 - Recolha pelos serviços dia 30
Setembro - Colocação dia 24 - Recolha pelos serviços dia 27
Outubro - Colocação dia 22 - Recolha pelos serviços dia 25
Novembro - Colocação dia 26 - Recolha pelos serviços dia 29
Dezembro - Colocação dia 24 - Recolha pelos serviços dia 27
Informação: Câmara Municipal de Mogadouro
Foram colocados no Cardal compostores para a recolha seletiva de “biorresíduos”. Os vegetais, as folhas do jardim e as plantas secas ganham uma vida nova e transformam-se em composto para fertilizar a terra. Resíduos orgânicos são materiais que apresentam origem biológica, ou seja, já tiveram vida ou fizeram parte de um ser vivo.
Podem ser resíduos alimentares (restos de vegetais, caroços de fruta, cascas de legumes e fruta) e resíduos de espaços verdes (aparas de relva, folhas e ervas).