Está a decorrer durante o mês de Agosto o pagamento das quotas.
ACTA Nº 1
Aos seis dias do mês de Agosto do ano dois mil e vinte e dois, pelas dezoito horas e cinquenta minutos, realizou-se uma Assembleia Geral de proprietários dos imóveis sitos no Cardal do Douro, no largo, normalmente conhecido por lacete, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Deliberação sobre a constituição da Associação de Moradores do Bairro do Cardal do Douro;
2. Apresentação, discussão e aprovação dos Estatutos da Associação;
3. Escolha do nome da Associação;
4. Aprovação do logotipo;
5. Eleição dos corpos sociais;
6. Dar poder à comissão promotora para proceder a todos os atos de legalização da Associação;
7. Outros assuntos de interesse.
Na referida reunião estiveram presentes 23 moradores e 7 representados por procuração.
Em representação da Comissão Promotora da Associação de Moradores, estiveram na mesa da Assembleia: Joaquim Correia dos Santos, Elisabete Babo dos Santos e Carla Alexandra de Campos Alves.
Deu-se inicio à reunião com a apresentação da ideia da associação, pelo Joaquim Correia dos Santos, justificando a necessidade da criação da mesma, para que os moradores desempenhem um papel importante na defesa dos seus interesses junto do poder local, contribuindo com o seu envolvimento e participação na discussão dos assuntos públicos. De seguida agradeceu a presença de todos e apelando à participação na reunião em curso, com ideias e sugestões.
De seguida foi defendida pela Elisabete Babo a necessidade da existência de uma Associação que possa dar voz e defender o Bairro do Cardal do Douro, uma vez que o mesmo se situa numa fronteira e é a imagem da entrada no país, ser o referido bairro um local com historia na arquitetura moderna , premiado no seu tempo de construção, ser um local que ao longo dos anos e pelo seu atrativo, beleza e localização se foi tornado num local de interesse turístico, onde um grande número de pessoas adquiriu as suas casas de férias, presenças essas que trazem riqueza ao município, quer com impostos pagos, quer com consumo no comercio regional, referindo ainda o empreendimento turístico da Naturisnor, com alojamento local e passeios de barco, que atrai turismo e riqueza para a região.
Foi ainda apresentada a Comissão Promotora da Associação De Moradores do Cardal do Douro, pelo Joaquim Correia dos Santos, indicando assim os elementos constituintes da mesma:
Joaquim Correia dos Santos
· Elisabete Babo dos Santos
· Carla Alves
· Belmiro Ferreira
Referenciou-se o facto de o elemento Carla Alves se encontrar ausente por estar em viagem em direção ao Cardal do Douro.
De seguida passaram a ser expostos, discutidos e votados os diversos pontos constantes na agenda:
1. Deliberação sobre a constituição da Associação de Moradores do Bairro do Cardal do Douro. Esta proposta foi votada e aprovada por unanimidade com 30 Votos
2. Apresentação, discussão e aprovação dos Estatutos e cotas da Associação. Foram entregues exemplares dos estatutos propostos a todos os presentes e votada a aceitação dos mesmos. Ficou acordado que a Joia de inscrição seria de 10€ e a cota anual seria também de 10€, com a referência que, se no futuro se visse necessidade de a mesma ser alterada, o assunto seria de novo levado a Assembleia Geral. Esta votação foi aprovada por unanimidade com 30 Votos.
3. Escolha do nome da Associação. Foi proposto o nome de Associação de Moradores e Proprietários do Cardal do Douro esta proposta foi votada e aprovada por unanimidade com 30 Votos.
4. Aprovação do logotipo. Foi explicada pelo Joaquim Fernando Santos a razão e conteúdo do logotipo proposto e o mesmo foi aprovado por unanimidade com 30 Votos.
5. Dar poder à comissão promotora para proceder a todos os atos de legalização da Associação. Foi dado um voto de confiança pelos presentes e votada com aprovação por unanimidade com 30 Votos.
6. Outros assuntos de interesse. Foi questionada a mesa, pelo Senhor João Pereira Cardoso, sobre a legitimidade da eleição da lista proposta e esclarecido o facto de não ter havido outras listas propostas, foi-lhe inclusive sugerido a criação de uma lista e algumas das pessoas presentes, nomeadamente os senhores Manuel Maria e Luís Mendonça pediram a palavra, no sentido de valorizar a necessidade da Associação e o interesse de todos os moradores na existência da mesma.
---------------------------
Foram facultadas aos presentes, fichas de inscrição de sócios e fizeram-se associados 19 moradores, tendo a comissão rececionado o valor 380 Euros inerente a Joias e cotas, para que se possa fazer face a todas as despesas e tramites legais na criação da Associação, das quais, após todos os processos de legalização, serão emitidos os respetivos recibos.
Nada mais havendo a acrescentar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente acta, que depois de lida em voz alta, será assinada pelos membros da mesa.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------