Nível socioeconômico
dos inscritos no Enem

por Gabriela T. Barros, Adriano S. Senkevics, Adolfo S. Oliveira e Adriano F. Borgatto.

Medidas de nível socioeconômico familiar são indicadores contextuais de suma importância para a investigação das desigualdades de acesso, trajetória e aprendizagem dos estudantes. 

Com o intuito de subsidiar esse debate, apresentamos nesta página documentos que informam a concepção, metodologia e resultados de um indicador de nível socioeconômico dos inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), procurando detalhar o referencial teórico, o processo criativo e os procedimentos técnico-metodológicos para a geração de uma medida sintética da posição social dos indivíduos. Para tanto, utilizamos as bases de dados dos inscritos do Enem entre 2011 e 2017 para a construção de um indicador que sintetiza informações de renda familiar e escolaridade parental, por meio do modelo de respostas graduais da Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Nesta página, disponilizamos o texto original que explica o indicador, o dicionário de variáveis e sete bases de dados que podem ser livremente utilizadas por pesquisadores/as interessados/as, desde que citada a fonte (vide o dicionário). As bases de dados contêm uma máscara e não o número de inscrição original no Enem. Permitem que os microdados do Inse sejam cruzados com os dos inscritos no Enem. O mesmo NU_INSCRICAO para anos diferentes não identifica o mesmo participante no exame, não permite o acesso aos dados cadastrais como nome, endereço, RG, etc., nem identifica o mesmo participante em microdados de pesquisas diferentes. Nossa sugestão é, primeiramente, conhecer o indicador, e posteriormente cruzá-lo com os microdados públicos do Enem (disponíveis no portal do Inep, clicando aqui).

Bom trabalho na utilização dos dados! Qualquer dúvida, contate-me por e-mail (disponível na página inicial deste site).

Arquivos complementares:

Recomendo fortemente baixar e ler os dois documentos abaixo - fundamentais para compreender como usar o indicador! - antes de baixar as planilhas com os dados:
[Clique na imagem ou no título do texto para baixar]

Parceria com Gabriela Barros, Adriano Borgatto e Adolfo Oliveira, trata-se de texto que apresenta o indicador de nível socioeconômico dos inscritos no Enem 2011-2017. Explica o construto e o passo-a-passo para o cálculo do indicador.

Planilha em Excel (.xlsx) com informações sobre todas as variáveis presentes nas bases de dados do indicador.

Bases de dados:

Em razão do tamanho dos arquivos (de 120 Mb a 216 Mb por base de dados, compactada), dividi os arquivos dos microdados do Inse do Enem 2011-2017 por ano. Logo, tem-se abaixo sete arquivos de dados (em formato .csv), compactados em uma pasta .zip. Isso permite que o/a pesquisador/a baixe exclusivamente os dados necessários para o estudo.

2011 (clique aqui)

2012 (clique aqui)

2013 (clique aqui)

2014 (clique aqui)

2015 (clique aqui)

2016 (clique aqui)

2017 (clique aqui)