Figura 1 - Gruta de Lascaux
Figura 1 - Gruta de Lascaux
Figura 2 - Miró, O sorriso das asas flamejantes, 1953
Figura 3 - Picasso, Retrato de Mulher com Chapéu, 1962
A região natural de Périgord é uma antiga província da França conhecida pelas suas mil grutas.
Uma dessas grutas, conhecida hoje pelo nome de Lascaux, foi escolhida há cerca de 17.000 anos pelo homem de Cro-Magnon para aí criar e deixar para as gerações futuras belos desenhos e pinturas de animais (Fig. 1).
A rocha de Lascaux foi o suporte para o homem desenhar o ponto, a linha, a mancha, elementos visuais que geração após geração continua insistentemente a colocar sobre a superfície do papel ou da tela.
Foi esse o desafio que a Professora Joice Tavares de Melo colocou aos seus alunos do 6º ano que, após visualizarem documentários sobre Arte Rupestre, pinturas da Caverna de Lascaux e, pequenos excertos da obra dos pintores Picasso (Fig. 3) e Miró (Fig. 2). Foram levados a fundir imagens tão distantes no tempo as duas artes transformando-as num trabalho criativo único.
Cada aluno depois de selecionar um fragmento da pintura de Lascaux e um fragmento da pintura de um dos dois pintores, colaram-nas aleatoriamente sobre uma folha de papel cavalinho A3. Através de um conjunto de pontos, linhas e manchas os dois fragmentos encontraram-se dando origem a uma nova imagem.
Joice Tavares de Melo
Rafael; Diogo;Filipe
André; Leonor; Madalena; Eduardo
Lara; Guilherme; Bernardo; David
Mariana; Joana; Daniel; Eduardo