Fresco de Pompeia, Roma, a moldura foi utilizada nos frescos de Pompeia para separação de narrativas iconográficas

Vaso grego, na Antiga Grécia as molduras envolviam cenas mitológicas ou do quotidiano servindo ao mesmo tempo de decoração em diversos objetos de cerâmica.

Molduras Artísticas

As primeiras molduras surgem nas antigas civilizações como forma de separar narrativas, impedindo a mistura entre elas pois, as imagens surgiam umas após outras desenhadas e pintadas nas paredes. A partir do século XII as imagens libertam-se da parede e as molduras começaram a ser pensadas da forma como as conhecemos hoje, proteção externa de um desenho ou pintura; ao longo dos tempos a moldura adquire muitas vezes a função de decoração envolvente da obra.

O poder económico da nobreza no Renascimento desenvolve o colecionismo de arte. As molduras são cada vez mais elaboradas tanto a nível funcional de proteção quanto a nível estético. Surge a profissão do moldureiro, pessoa que apenas de dedica á constução dei molduras profissão que se mantem até hoje estando o trabalho do moldureiro sujeito aos gostos estéticos de cada época e aos materiais disponíveis.


Trabalhos de alunos do 9ºA e 9ºD - Alunos da professora Amélia Fraga.

Sara Silva - 9ºD - Matisse

Marta Araújo - 9º D - Bacon

Matilde Félix - 9ºD - Degas

Beatriz Santos -9ºD - Paul Gaugin

Eduardo Santos - 9ºD - David Hocney

Carlos - 9ºD - Kandinsky

Maria Pires - 9ºD - Amadeu de Sousa Cardoso

Rodrigo Dias - 9ºD - Modrian

Tomás Raposo -9ºD - Van Gogh

Daniel Carrilho - 9ºD - Almada

Samuel - 9ºD - Andy Warhol

Maria Viana - 9ºD - Paula Rego