remetem para os sites dos autores, ou das instituições, na perspetiva de que a internet constitui uma organização que funciona em rede e está aberta e disponível para todos os utilizadores, quer pela natureza da atividade das instituições, quer pelo facto de os recursos pertencerem a um site com uma licença Creative Commons que permite a reprodução dos conteúdos;
levam a sites que apresentam esta licença, no espírito dos Recursos Educacionais Abertos;
pode levar a espaços que, entretetanto, possam ter sido desativados, mudados.
a todos os professores da escola que colaboraram com as suas sugestões
aos professores que, generosamente, deixaram os seus recursos acessíveis na internet.
Trata-se de um movimento de uma comunidade internacional impulsionado pela Internet que tem como objetivo promover o acesso, uso e reuso de bens educacionais. Está baseado na ideia de bens comuns. Uma definição formal construída em colaboração com a comunidade REA no Brasil foi adotada pela UNESCO/COL:
"Os REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estão sob domínio público ou são licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam acessados, utilizados, adaptados e redistribuídos por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e reúso potencial dos recursos. Os REA podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, guias para estudantes, anotações, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, instrumentos de avaliação, recursos interativos como simulações e jogos de interpretação, bancos de dados, software, aplicativos (incluindo versões para dispositivos móveis) e qualquer outro recurso educacional de utilidade. O movimento REA não é sinônimo de aprendizado on-line, EaD ou educação por meio de dispositivos móveis. Muitos REA – mesmo que possam ser compartilhados por meio de formatos digitais – também podem ser impressos."