Mapeamento Colaborativo

Nesse tópico iremos abordar o uso do Open Street Map  e como podemos relacioná-lo com a Gestão de Resíduos Sólidos.

Para começar, sabemos que o Opne Street Maps (OSM) é um projeto colaborativo de mapeamento online que cria um mapa mundial gratuito e editável. 

O site oficial do OpenStreetMap (www.openstreetmap.org) permite que os usuários visualizem e contribuam para o mapa, além de oferecer diversas ferramentas para explorar e utilizar os dados geoespaciais coletados pela comunidade. 

Pois bem, vamos mostrar como podemos usá-lo de forma construtiva sobre a Gestão de Resíduos Sólidos.

Primeiramente, é necessário criar uma conta no OpenStreetMap  pelo site ( OpenStreetMap ). Após isso, devemos escolher um local onde queremos editar, tomando como exemplo a imagem abaixo.

Essa imagem refere-se a um Aterro Sanitário de Salvador,  onde os resíduos sólidos são descartados de maneira controlada. Além  disso, pode-se notar que no site podem ser preenchidos , como é o caso do Nome e Operador. Nesse caso em especifico não teve muitos campos obrigatórios para ser preenchidos, porém, em outras situações, pode haver elementos que poderão se preenchidos .

Caso queria saber mais sobre, e com mais detalhes, recomendo acessar o site (25) Tutorial do Editor iD do OpenStreetMap : Edição básica de pontos, linhas e polígonos - YouTube. Nele irá mostrar o tutorial completo do OpenStrreMap.

Pegando como gancho, o aterro sanitários é um dos elementos que o Openstreetmaps disponibiliza e que podemos relacionar com a gestão de resíduos sólidos.

Além dele, podemos sitar também: