Linha do Tempo


Dando continuidade ao terceiro tópico, irei abordar Google Earth Pro e como podemos utiliza-lo para relaciona com a Aplicação de Geoprocessamento em Gestão de Resíduos Sólidos.

Primeiramente, devemos baixar o Google Earth Pro pelo site: Versões do Google Earth – Google Earth

Após baixado, iremos dar foco em uma de suas ferramentas, chamado ''Mostrar Imagens Históricas'', como ilustrada na imagem abaixo.

Tendo isso já em mente, vamos colocar em prática com um exemplo relacionado ao tema desde site. O exemplo que iremos abordar será o Aterro Sanitário da empresa  Estre, localizado na Rodovia Deputado Cunha Bueno – KM 183 SP 253, no município de Guatapará.  Na qual esse aterro foi posto atualmente como  a disposição final dos resíduos domiciliares  do município de Descalvado. Tais informações foram obtidas em plano_municipal_gerenciamento_residuos_solidos_descalvado.pdf , a partir da página 76.

Pois bem, primeiramente ao acessar o Google Eath Pro iremos colocar a localização desejada na aba Pesquisar, nesse exemplo colocarei Rodovia Deputado Cunha Bueno, Guatapará - SP.

Ao localizar a área desejada e apertar na ferramenta Mostra Imagens Históricas, irá aparecer a atualização mais recente do ano, no meu caso é 2023. Como mostrada na imagem a seguir.


Agora, irei colocar essa imagem vista no ano de 2004.


Dito isso, como é perceptível na imagem acima, anos atras não existia um aterro sanitário nesse local especifico, porém com o decorrer dos anos houve essa implementação de um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. 

Ou seja, tal ferramenta pode ser bem utilizada para analisar o aumento de resíduos sólidos despejados de forma inadequadas em determinadas áreas com o decorrer dos anos.


Além, caso queria ter mais informações e dados relacionados ao município de Descalvado, tem-se UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO CARLOS (ufscar.br) , feito por MARCOS ANTONIO ALBANO MOREIRA, 2002.

Dito isso, com tal ferramenta posto em prática, podemos aplicar o georreferenciamento também, assim, será possível ver tamanha diferença ocorrida no decorrer dos anos. Podemos visualizar tal situação no seguinte vídeo feito na plataforma QGIS.


Lembrando que, no processo  para fazer o georreferenciamento, é de grande importância visualizar  a coordenada e a zona que estiver no Google Earth e mudar ao colocar no QGIS