O Plano de Atividades da APEEFN é definido no início de cada ano letivo, sendo aprovado em Assembleia Geral de associados.
As atividades e projetos refletem a Missão da APEEFN e têm como objetivo promover a cooperação entre a escola, os alunos e a comunidade de forma a alcançar com sucesso as metas definidas em cada projeto. A criação, preparação, divulgação e implementação de cada projeto, são fruto de um esforço conjunto dos diferentes intervenientes no processo de execução: Escola, Associação de Pais, Organismos Públicos e Comunidade.
ANO LETIVO 2023 / 2024
Porque a UNIÃO faz a força, a APEEFN juntou-se a outras três Associações de Pais do Agrupamento Escolar (EB1/JI da Brandoa, Sacadura Cabral e Sophia de Mello Breyner). Todas estiveram presentes na Feira de Reis, promovida pela Junta de Freguesia da Encosta do Sol dias 5, 6 e 7 de janeiro e com a presença do "Somos Portugal" promovido pela TVI.
A artista Ana Kerley, membro da APEEFN, fez de mimo e atraiu o público.
A roleta disponível para a criançada, deu sempre brindes doces! Para além dos bolos e sumos que estavam à venda.
E a equipa das 4 associações esteve sempre presente de sol a sol!
ANO LETIVO 2021 / 2022
A Educação Física foi a estrela principal na ES Fernando Namora na semana de 28.fev a 4.março!
Esta iniciativa anual visou promover o desporto junto dos mais jovens como forma de combater rotinas sedentárias e prevenir problemas de saúde. Mas o desporto vai mais longe: ajuda a garantir a saúde mental e cria laços de relacionamento social, o que é importantíssimo para o futuro dos alunos na sua vida pessoal e profissional.
Esta semana contou com torneios de Basquetebol, Voleibol, Andebol e Futebol!
A Dança também esteve presente e fortemente representada através dos parceiros da APEEFN – o AMAVITA e a AMA DANÇA – que fizeram demonstrações de dança e futebol!
Veja mais, clicando nas imagens aos lado.
O Agrupamento de Escolas Fernando sabe que ajudar é um dever de cidadania, por isso o Projeto Valoriza está de regresso desde 2.Março e mais forte que nunca!
Objetivo: criar cabazes de produtos alimentares, de higiene e limpeza para famílias com necessidades identificadas nas escolas do agrupamento.
As contribuições podem ser entregues na portaria da ES Fernando Namora, na Academia de Futebol Amavita, na Frutaria César e Frutaria Bilar, Idália Mendes - Gabinete de Estética, entre outras entidades.
Os Parceiros APEEFN não param de aumentar e o primeiro trimestre de 2022 conta com mais 6 novas entradas.
A preocupação constante com a qualidade da comunicação e informação para a Comunidade, levou a APEEFN a criar uma página institucional em janeiro de 2022. Nesta página os visitantes têm a oportunidade de conhecer a Associação de Pais, os seus órgãos de gestão, a missão, os parceiros, o plano de atividades, os projetos em que participou ou está envolvida.
A página institucional vem complementar a informação publicada nas Redes Sociais - facebook e instagram.
Em novembro de 2021, a APEEFN apoiou os professores responsáveis pelo projeto Mãos na Terra, na sua divulgação pela Comunidade, através das Redes Sociais e contatos de associados.
A par da divulgação do projeto, decorreu uma campanha para recolha de doações de ferramentas e sementes.
A APEEFN continua a fazer a divulgação dos progressos da Horta, publicando regularmente as sementeiras e colheitas que são realizadas.
Em novembro de 2021, foi reativada a conta de Instagram da APEEFN, passando a publicar regularmente nesta plataforma as notícias e informações que também são publicadas no Facebook.
A par do Facebook, a utilização do Instagram pretende fazer chegar as mensagens da APEEFN a um público cada vez maior.
ANO LETIVO 2020 / 2021
A remoção do amianto na Escola Secundária Fernando Namora ocorreu durante a paragem letiva do verão de 2021.
Uma boa notícia para todos os alunos, professores e funcionários da Escola Secundária Fernando Namora, bem como para todos os utilizadores das instalações vizinhas da Escola.
No ano letivo 2020/2021 a APEEFN continuou a celebrar acordos formais com entidades locais, tendo por objetivo proporcionar benefícios para os seus associados. Foram assinados protocolos com a Papelaria Ritinha, a Óptica Optimagic, e a clínica Clinipol.
No Natal de 2020, enquanto o mundo se defronta com a pandemia COVID19, o Agrupamento de Escolas Fernando Namora iniciou o Projeto Troca ou Leva, com o objetivo de recolher doações de alimentos e bens e fazer a sua distribuição por famílias carenciadas.
A APEEFN, desde logo apoiou a divulgação do projeto na Comunidade, envolvendo-se na recolha de bens e na sua organização, ajudando os docentes responsáveis pela iniciativa.
O sucesso do projeto justificou a sua continuidade até ao final do ano letivo, mantendo a recolha de bens e a sua distribuição.
ANO LETIVO 2019 / 2020
Em Julho de 2020, a APEEFN celebrou o primeiro protocolo com o parceiro Grandes Ideias.
O formato de protocolo tem por propósito estabelecer um acordo formal com uma entidade, de forma a proporcionar benefícios aos associados da APEEFN no exercício da sua atividade.
Em fevereiro de 2020, a APEEFN em colaboração com a Associação de Pais da Escola Básica 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen, promoveu o workshop "NOVAS TECNOLOGIAS - Efeitos no desenvolvimento das Crianças e Jovens". Esta ação teve ainda o patrocínio da FAPCA - Federação das Associações de Pais do Concelho da Amadora.
A sessão decorreu na Escola Secundária Fernando Namora, tendo sido convidados os pais e alunos desta escola e da Escola Básica 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen.
Com apresentação da Dra. Ana Bacalhau - Psicóloga Educacional em colaboração com a Clínica Humannexus - o workshop contou com cerca de 70 presenças de pais, alunos e professores.
Em Janeiro de 2020, após várias diligências mal sucedidas para conhecer o estado do processo de remoção na Escola Secundária Fernando Namora, a APEEFN criou uma petição online, no Portal da Assembleia da República com o objetivo de expor e discutir o assunto junto às instâncias parlamentares. Em paralelo decorreu a recolha física de assinaturas para a petição, junto ao comércio local.
Embora este processo tenha decorrido na fase inicial de confinamento provocada pela pandemia COVID19, o sucesso da recolha de assinaturas que terminou em Junho de 2020, deu origem a uma Audição na Assembleia da República, na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto no dia 14 de julho de 2020.
Na sequência da audição e relatório da Comissão, a APEEFN reuniu com a Câmara Municipal da Amadora e em setembro de 2020 foi lançado o concurso público para a empreitada nº58/20, de execução de obra para remoção e substituição do Amianto na Escola Secundária Fernando Namora.
Em outubro de 2019, foi criado o perfil da APEEFN nas Redes Sociais, na plataforma facebook. Esta ação, alinhada com a estratégia de melhorar continuamente a comunicação da APEEFN com a Comunidade, tem por objetivo divulgar e partilhar informação pertinente, útil e relevante para quem pretenda seguir a APEEFN.
A Rádio AEFN trata-se de um projeto iniciado pela Associação de Pais da Escola B23 Sophia de Mello Breyner Andresen, com o apoio da Associação de Pais da Escola Secundária Fernando Namora e da Associação de Pais do Alto da Brandoa.
A Rádio AEFN é uma rádio escolar, que funciona em modo online, que envolve alunos do agrupamento na produção, edição e publicação de conteúdos.
As emissões da Rádio AEFN tiveram início em 2018.
ANO LETIVO 2018 / 2019
A APEEFN colaborou na iniciativa "Vestir as Árvores", que decorreu na Escola Secundária Fernando Namora, no dia 16 de maio de 2019.
Esta iniciativa, proposta pelo Professor António Neves e inserida na campanha de sensibilização ambiental do projeto Eco-Escolas, contou com a participação ativa das Associações de Pais da Escola Secundária Fernando Namora e Escola Básica 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen.
"Vestir as Árvores" foi possível pela generosa doação de lãs e agulhas, por parte dos pais e encarregados dos alunos do agrupamento e pela inestimável participação do Lar São José (Centro Social Paroquial da Brandoa) e AURPI (Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Brandoa), na produção das peças de crochet.
O resultado desta iniciativa pode ser observado na entrada principal da Escola Secundária Fernando Namora, onde o colorido padrão dá visibilidade às árvores que ali se encontram.
A APEEFN em colaboração com a Associação de Pais da Escola Básica 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen, promoveu o workshop "Visão de um Adolescente na Escola". Esta ação teve ainda o patrocínio da FAPCA - Federação das Associações de Pais do Concelho da Amadora.
A sessão decorreu na Escola Secundária Fernando Namora, tendo sido convidados os pais e alunos desta escola e da Escola Básica 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen.
Com apresentação da Dra. Ana Bacalhau - Psicóloga Educacional em colaboração com a Clínica Humannexus - o workshop contou com cerca de 40 presenças de pais, alunos e professores.
A apresentação e o debate foram dedicados à caracterização dos adolescentes, analisando a evolução ao longo das últimas décadas. Foram identificadas as principais mudanças responsáveis pela alteração do perfil dos adolescentes, nomeadamente na escola. As estatísticas demonstram o modo como os jovens encaram a escola, nos dias atuais, aquilo que os motiva e desmotiva.