Breve Curriculum
Breve Curriculum
Antônio Melo
Pós graduado em Regência Coral - (UFBA), Pós graduado em Ensino Musical (CLARETIANO); Pós graduando em Gestão e Planejamento de Projetos Sociais (CLARETIANO) Licenciado em Música; Músico e Arranjador, inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB nº 8474, especialidade em Regência Erudita - categoria definitiva); Regente do Coral da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz); Regente do Madrigal CantaVox; Regente do Coral da Casa de Arte Baiana; Coordenador do Curso - extensão - de Iniciação em Regência Coral e Instrumental (UESC); Assistente Social (CRESSS 24516/5ª Região); Produtor (DRT 0483/BA); Ator (DRT 10312/BA); membro da ABRACO - Associação Brasileira de Regentes de Coros e do Coletivo de Regência Coral Bahia; membro da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical; Contador (CRC nº 037571/O).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1397554337326765
----------------------------------------------------------------------------
Iniciou os estudos em Teoria Musical e Órgão Eletrônico na Musi´Art (Ilhéus), sob a orientação da professora Iracema Póvoas. Deu prosseguimento estudando Teoria Musical e Piano na Escola de Música Nylza Valença (Ilhéus).
Fez diversos cursos de aperfeiçoamento em Regência Coral, História da Música, Técnica Vocal e Estruturação de Coros com o Maestro Luíz Moreira (Salvador), Maestro Eduardo Dias Carvalho (Brasília), Maestro Orlando Vieira Leite (Brasília), Profa. Wilze Carioca (Brasília), Maestro Carlos Alberto Pinto da Fonseca (Paraná), Prof. Vítor Vieira (Maranhão), Maestro Cosme Galindo (Rio de Janeiro), Maestro Gilberto Oliveira (Ceará), Suely Valente de Carvalho (Brasília).
Em 2002, foi homenageado com o "Troféu Jorge Amado de Cultura e Arte", concedido pela Fundação Cultural de Ilhéus/Prefeitura Municipal de Ilhéus.
Atuou na Gestão Administrativa e na Coordenação de Música do Teatro Popular de Ilhéus (Tenda TPI). Dirigiu o Departamento de Música da Paróquia São Jorge e Catedral Diocesana. Foi regente do Coral dos Servidores da CEPLAC; do Coral Som das Águas (EMBASA - Unidade de Itabuna); do Coral da Escola de Música Nylza Valença; do Coral Dom Eduardo; do Coral União de Vozes (UDV) e do Coral Juventude Dourada (Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia – APRISUL). Na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi monitor de Teoria Musical. Também foi oficineiro de Canto Livre no Museu Casa de Arte Baiana; de Música de Cena no Projeto ForteatroSul; professor de musicalização infantil no Instituto Nossa Senhora da Piedade; professor de Música Aplicada à Dança na Escola Técnica de Dança da Tônus e preparador rítmico Cia de Dança A-RRisca. Professor de Expressão Vocal no Curso Técnico de Teatro no MEDIOTEC (Ministério da Educação - Governo Federal). Participou junto com o Teatro Popular de Ilhéus do Sommerwerft Theaterfestival em Frankfurt - Alemanha - onde assinou a Trilha Sonora e a Direção Musical do espetáculo Baltazar e a terrível peleja entre o Cangaceiro e o Coronel ou às vezes tem briga que termina em merda.
No teatro, assinou a Trilha Sonora em Baltazar e a terrível peleja entre o Cangaceiro e o Coronel ou às vezes tem briga que termina em merda (2019) e Uma Certa Mãe Coragem (2018) - texto de Paulo Atto e direção de Romualdo Lisboa; Preparação Vocal em Inspetor Geral (2011) - dramaturgia e direção de Romualdo Lisboa; Produtor em Casa de Boneca (2017) - texto e direção de Danilo Nascimento; Ator em 1798 - Uma Ópera Afro Rock (2012) - texto e direção de Romualdo Lisboa; Preparador Vocal em Capitães do Morro (2012) - texto e direção de Pawlo Cidade; Músico e Ator em Lendas da Lagoa Encantada (2012) - texto de Romualdo Lisboa e direção de Tânia Barbosa; Trilha Sonora, Preparação Vocal e Direção Musical em Óia a Onça (2010) - texto e direção de Tânia Barbosa; Direção Musical em O Homem e a Criação do Mundo (2010) - texto e direção de Tânia Barbosa e coreografias de Rosana Nascimento); Preparador Vocal em Vida de Galileu (2012 - texto de Bertold Brecht e direção de Romualdo Lisboa; Direção Musical de Olhando para o Céu (2009) - texto de Tânia Barbosa e coreografias de Rosana Nascimento; Trilha Sonora e Direção Musical em A Bela Ilha Bela (2008) - texto e direção de Tânia Barbosa e coreografias de Rosana Nascimento; Trilha Sonora e Direção Musical em O Sequestro dos Raios de Sol (2007) - texto de Pawlo Cidade, direção de Tânia Barbosa e coreografias de Rosana Nascimento; Trilha Sonora e Direção Musical em O Chamado do Rio Cachoeira (2006) - texto de Pawlo Cidade, direção de Tânia Barbosa e coreografias de Rosana Nascimento; Ator e Músico em Auto do Boi da Cara Preta (2011) - texto de Romualdo Lisboa e direção de Tânia Barbosa.
Atualmente, presta serviço de mentoria em Projetos Sociais e Musicais a Organizações da Sociedade Civil, Prefeituras Municipais e profissionais da área social e artística. É empreendedor na empresa Maestro Antônio Melo; regente do Coral da UESC; Coordenador do Curso de Extensão em Iniciação à Regência Coral e Instrumental (NAU/DLA/PROEX/UESC); professor de Canto Coral; professor de Técnica Vocal; regente do Coral Mokiti Okada Ilhéus; regente do Madrigal CantaVox; Regente do Coral da Casa de Arte Baiana; Coordenador Regional no Território Litoral Sul do Coletivo Regentes de Coral Bahia.