O objetivo destas páginas é divulgar a revista "Episteme - Filosofia e História das Ciências em Revista" (ISSN 1413-5736), criada em 1996 pela professora Anna Carolina Regner e que foi publicada (de forma impressa ou eletrônica) até 2009, sendo então interrompida. Apresentamos aqui um pequeno histórico sobre esse periódico, bem como o sumário de todos os volumes que foram publicados e links para os respectivos artigos, em PDF. Todo o material disponibilizado através deste site pode ser acessado e baixado gratuitamente.
A revista "Episteme - Filosofia e História das Ciências em Revista" foi uma iniciativa da professora Anna Carolina Regner (1947-2020), que era docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Veja informações detalhadas sobre a professora Anna Carolina nesta página.
A professora Anna Carolina Krebs Pereira Regner fez sua graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e pós-doutorado como Visiting Professor no Programa de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Stanford (2001), com bolsa CAPES. Foi professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 1976 a julho de 2002, quando se aposentou. De julho de 2002 a julho de 2013 foi professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Conhecida e respeitada por professores de diversos institutos e departamentos, pouco depois de concluir seu doutoramento ela começou a organizar atividades interdisciplinares que se consolidaram em um grupo de pesquisas que, inicialmente, pertencia ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Em 1996, ele se transformou no Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências (GIFHC), sob sua coordenação inicial, ficando vinculado ao Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS. No mesmo ano, também por sua iniciativa, o GIFHC criou a revista "Episteme: Filosofia e História das Ciências em Revista", da qual foi a primeira editora. No ano seguinte, o GIFHC começou a promover vários eventos, com a participação de convidados do exterior; e em 1998 organizou na UFRGS o congresso "Filosofia e História das Ciências: I Encontro do Cone Sul", reunindo pela primeira vez um grande número de estudiosos brasileiros, argentinos e de outros países da América Latina, que pesquisavam sobre história e filosofia das ciências e que, anteriormente, tinham pouco contato entre si. Esse evento foi o ponto de partida que desencadeou, dois anos depois, a criação da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC).
Para a realização de todas essas atividades, a professora Anna Carolina Regner contava com uma excelente equipe, que se dedicava de forma harmoniosa e intensa à organização dos eventos, publicações, reuniões etc. Todos os que participavam dessas iniciativas ficavam admirados com a liderança e eficiência de Anna Carolina.
Em 2002, a professora Anna Carolina se aposentou da UFRGS e, no mesmo ano, se tornou professora titular de Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Não pertencendo mais aos quadros da UFRGS, coube a outros docentes daquela Universidade dar continuidade ao GIFHC e à revista "Episteme". Infelizmente, tanto o Grupo quanto a revista deixaram de existir depois de alguns anos.
A disponibilização do conteúdo da revista "Episteme" neste site foi autorizada pelo Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O conteúdo da revista "Episteme" nunca esteve restrito por direitos autorais institucionais. Muitos dos arquivos em PDF que estão disponíveis nas próximas páginas foram obtidos por download de diversos sites da Internet. Alguns foram gentilmente fornecidos pelos próprios autores dos artigos. Uma parte do material foi digitalizado, a partir das revistas em papel. Grande parte dos arquivos foi obtida por gentileza do prof. Rualdo Menegat, último Editor do periódico.
No seu currículo Lattes, a professora Anna Carolina Regner informou que foi Editora da revista “Episteme” do primeiro semestre de 1996 até o primeiro semestre de 2001. Durante esse período, formalmente, outras pessoas participaram como Editores.
1996 – Editores: Áttico Inácio Chassot e Alfredo José da Veiga Neto.
1997 e 1998 – Editores: Áttico Inácio Chassot e Anna Carolina K. P. Regner
1999 e 2000 – Editora: Anna Carolina K. P. Regner
No entanto, também pelas informações disponíveis no currículo Lattes da profa. Anna Carolina Regner, pode-se constatar sua liderança na condução da revista desde o início, já que os Editoriais dos números publicados em 1996 constam como de autoria de Anna Carolina Regner, Attico Chassot, Alfredo José da Costa Neto e Aldo Mellender de Araújo (nesta ordem); e os Editoriais de 1997 e 1998 como sendo de autoria de Anna Carolina Regner e Attico Chassot (nesta ordem).
Em 2001, preparando-se para sua aposentadoria na UFRGS, que ocorreu no ano seguinte, a profa. Anna Carolina Regner se licenciou da Universidade. Assim, no primeiro semestre de 2001, embora ela ainda constasse como Editora, foi auxiliada pelo prof. Rualdo Menegat, como Editor Interino, tendo este assumido a responsabilidade pela revista até o final de 2002. Nos anos 2003-2004, o Editor foi o prof. Aldo Mellender de Araújo. A partir de 2005, o prof. Rualdo Menegat assumiu a Editoria da "Episteme".
2001 (1º semestre) – Editora: Anna Carolina K. P. Regner; Editor Interino: Rualdo Menegat
2001 (2º semestre) e 2002 – Editor: Rualdo Menegat
2003 e 2004 – Editor: Aldo Mellender de Araújo; Co-Editor: Rualdo Menegat
2005 em diante – Editor: Rualdo Menegat
Até 1998, de acordo com as informações das contracapas da revista, a Comissão Editorial e o Conselho Editorial da "Episteme" tinham a seguinte composição:
Comissão Editorial: Aldo Mellender de Araújo, Alfredo José da Veiga Neto, Anna Carolina K. P. Regner e Attico Inácio Chassot.
Conselho Editorial: José Luís Goldfarb, PUC/SP; Ana Maria Alfonso-Goldfarb, PUC/SP; Thomas Glick, Universidade de Boston, USA; Carlos Arthur Nascimento, UNICAMP; Ubiratan D'Ambrósio, UNICAMP; Rejane Maria de Freitas Xavier, MINC e Roberto de Andrade Martins, UNICAMP.
Em 1999 houve uma modificação da Comissão Editorial e foram agregados vários novos nomes ao Conselho Editorial da revista. A partir de então, a Comissão e o Conselho permaneceram estáveis.
Comissão Editorial: Aldo Mellender de Araújo, Alfredo Veiga-Neto, Anna Carolina K. P. Regner e Rualdo Menegat (com a adição, posteriormente, da profa. Russel Teresinha Dutra da Rosa).
Conselho Editorial: Alberto Cupani (UFSC/SC, Brasil); Ana Maria Alfonso Goldfarb (PUC/SP, Brasil); Attico Chassot (UNISINOS/RS, Brasil); Caetano Emesto Plastino (USP/ SP, Brasil); Carlos Arthur Nascimento (UNICAMP/SP, Brasil); Eduardo Antonio Rabossi (Universidad de Buenos Aires/Argentina); José Luís Goldfarb (PUC/SP, Brasil); Mario Otero (Universidad de la Republica/Uruguai):; Michael Ruse (University of Guelph/ Canada); Rejane Maria de Freitas Xavier (MINC/Brasília, Brasil); Roberto de Andrade Martins (UNICAMP/SP, Brasil); Timothy Lenoir (Stanford University/USA); Thomas Glick (Boston University/USA); Ubiratan D'Ambrósio (UNICAMP/SP, Brasil); Víctor Rodrigues (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina).