Anna Carolina Regner

Este site foi criado em homenagem à professora Anna Carolina Krebs Pereira Regner (1947-2020)

I Encontro do Cone Sul, e desdobramentos

Em 1998, a professora Anna Carolina Regner organizou, através do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências (GIFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o evento Filosofia e História da Ciência: I Encontro do Cone Sul, que foi o passo inicial para a criação da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC).

Esta página apresenta algumas informações sobre esse Encontro e sobre os seus desdobramentos.

COLABORAÇÃO COM O CONE SUL

Em sintonia com a proposta do ILEA (Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados) o GIFHC começou a ampliar sua atuação, procurando uma interação mais intensa com outros países Latino-Americanos, especialmente a Argentina e, depois, o restante do Cone Sul.

No segundo semestre de 1996, a professora Anna Carolina Regner participou das “VII Jornadas de Epistemología e Historia de la Ciencia” realizada em Cosquín, Argentina, de 5 a 7 de dezembro de 1996, promovida pelo Centro de Investigações da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba. Além de apresentar um trabalho ("Uma leitura hermenêutica da Origem das Espécies de Charles Darwin"), a Coordenadora do GIFHC estabeleceu contatos iniciais para a realização de futuras atividades conjuntas, com pesquisadores de outras instituições do Cone Sul.

Esses contatos tiveram continuidade com a participação da profa. Anna Carolina Regner em outros eventos ocorridos na Argentina no final de 1997: “IX Congreso Nacional de la Asociación Filosófica Argentina (AFRA), em outubro-novembro de 1997; “Coloquio Iberoamericano de Filosofía e Historia de la Ciencia y la Tecnología” da Sociedad Argentina de Análisis Filosófico (SADAF), em novembro de 1997; e “VIII Jornadas de Epistemología e Historia de la Ciencia” do Centro de Investigações da Universidade Nacional de Córdoba, em dezembro de 1997.

Através de todos esses contatos presenciais, além de intensa correspondência com pesquisadores de outros países, surgiu a proposta de realização de um congresso internacional sobre Filosofia e História das Ciências, a ser realizado em Porto Alegre, na UFRGS, em 1998, sob a coordenação da professora Anna Carolina Regner, com apoio dos membros do GIFHC.

Planejado e divulgado de forma muito rápida, o evento foi denominado “Filosofia e História das Ciências: I Encontro do Cone Sul” e foi realizado de 4 a 6 de maio de 1998. A realização do Encontro acabou coincidindo com um período de greve nas universidades federais brasileiras, mas a Coordenadora obteve a aprovação de sua realização pela Comissão de Ética da Greve da UFRGS, por ser considerada uma atividade relevante e construtiva para a universidade pública.

OBJETIVOS DO I ENCONTRO DO CONE SUL

O “Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências” (GIFCH) do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UIFRGS) estabeleceu as seguintes metas para esse Encontro:

  • Promover o encontro de grupos de pesquisa e de pesquisadores individuais com trabalho consolidado na área, tendo em vista o conhecimento mútuo do trabalho que está sendo realizado nos países do Cone Sul, através da exposição e discussão de projetos e temas em desenvolvimento, criando canais de efetiva comunicação e possível integração de projetos;

  • Oportunizar uma discussão da natureza e fins da pesquisa científica, bem como do conceito de criatividade científica, a partir de uma análise dos novos traços que lhe são atribuídos, face aos questionamentos e enfoques que balizam o panorama das reflexões filosóficas sobre a ciência neste final de século;

  • Contribuir, pela sua tarefa esclarecedora e crítica, ao desenvolvimento do trabalho acadêmico enquanto tal nas instituições dos países do Cone Sul e, em particular, das áreas científica, tecnológica e filosófica, conscientes do comprometimento social da Universidade, traduzido em sua preocupação pelo ensino e pela pesquisa, em seus diferentes níveis e nas suas diversas interações com a sociedade.

EQUIPE E APOIO DO I ENCONTRO DO CONE SUL

Coordenadora do Encontro: Anna Carolina K. P. Regner

Comissão Coordenadora: Aldo Mellender de Araújo, Alfredo José da Veiga Neto, Attico Inácio Chassot, Daisy Lara de Oliveira, Maria Lúcia Wortmann, Silvia Helena Becker Livi.

Comissão Executora: Halina Macedo Leal, Rogel Esteves de Oliveira e Ethon Secundino Amilcar da Fonseca, com o auxílio do Setor de Apoio à Organização de Eventos do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS

A realização desse evento contou com o apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão da UFRGS, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Mesa de Abertura do evento “FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: I ENCONTRO DO CONE SUL” contou com a presença da Reitora da UFRGS, Wrana Maria Panizzi, do Prefeito Municipal de Porto Alegre, Raul Pont, do Presidente da FAPERGS, Pedro Cezar Dutra da Fonseca, da Pró-Reitora de Pesquisa da UFRGS, Maria da Graça Krieger, da Vice-Pró-Reitora de Extensão da UFRGS, Rosa Leamar Dias Blanco, do Diretor do ILEA, Mário C. Barberena e da coordenadora do evento.

RESULTADOS DO I ENCONTRO DO CONE SUL

O Encontro reuniu 237 participantes, dos quais 67 expuseram trabalhos em 20 mesas-redondas e três conferências, com a apresentação de 70 trabalhos. Houve igualmente oportunidade, na sessão dedicada à discussão e interação entre grupos, de exposição de projetos também por parte de outros participantes inscritos, com 20 projetos e grupos de pesquisa apresentando-se, sendo que alguns grupos compreendendo mais de um projeto, e outros 25 projetos e grupos sendo indicados nas fichas de inscrição, embora não se inscrevendo para exposição na referida sessão.

Através dos participantes no evento, mais de 40 universidades e instituições de pesquisa argentinas, uruguaias e brasileiras nele se fizeram presentes, dentre as quais: a Universidad de la Republica, do Uruguai; as universidades argentinas de Buenos Aires, Catamarca, Córdoba, Del Comahue, Del Sur, Quilmes, La Plata, Mar del Plata e Rosario; as universidades brasileiras Fundação Universidade de Brasília, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Católica de Pelotas, Universidade de Caxias do Sul, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade de Ijuí, Universidade Luterana do Brasil, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Também houve participantes filiados a outras instituições como Biblioteca José Babini (Argentina), Casa de Oswaldo Cruz (Brasil), Escola Técnica Federal de Pelotas (Brasil), FAPERGS (Brasil), Fundación Bariloche (Argentina), Innovation Relay Center/Uminova Center/Umea University (Suécia), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Brasil), Ministério da Cultura (Brasil), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brasil), Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Porto Alegre (Brasil). Participaram também comissões técnicas e científicas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Brasil) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que sediou o Encontro.

Os objetivos propostos foram plenamente atendidos, como pode ser depreendido do número de participantes, diversidade temática e qualidade dos trabalhos e das discussões realizadas, bem como o interesse revelado na participação nas sessões de Grupos de discussão, com apresentação, discussão e interação de grupos e projetos de pesquisa. Nessas sessões se apresentaram 20 grupos, com seus projetos, dentre os 45 grupos e projetos registrados. Essas atividades indicam, por sua vez, o interesse na criação de canais regulares para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Nesse sentido, é importante assinalar que diversos entendimentos de colaboração foram iniciados.

Em vez de publicar os anais do evento sob a forma de livro, optou-se pela apresentação de seus sumários no Caderno de Resumo e da publicação dos textos completos de uma seleção de 47 trabalhos na revista Episteme: Filosofia e História das Ciências em Revista, em edição especial, dedicada ao evento, através do seu volume 3, números 6 (320 páginas) e 7 (302 páginas). O número 6 da Episteme, contendo trabalhos de convidados, que haviam remetido seus textos com antecedência, já estava impresso e foi distribuído aos participantes no primeiro dia de realização do Encontro.

DESDOBRAMENTOS

Na sessão de encerramento do I Encontro do Cone Sul foi realizada uma avaliação dos resultados do evento. Os contatos realizados durante o evento entre pesquisadores de diferentes instituições e países desencadearam propostas de colaboração e intercâmbio, que de fato ocorreram a partir de então, aumentando muito a interação, no âmbito do Cone Sul, na área de Filosofia e História das Ciências. Muitos pesquisadores brasileiros dessa área que nunca haviam participado de eventos na Argentina, por exemplo, passaram a frequentar as “Jornadas de Epistemología e Historia de la Ciencia” anuais organizadas pelo grupo de Córdoba; inversamente, pesquisadores da Argentina e outros países do Cone Sul começaram a participar mais frequentemente de eventos no Brasil.

Considerando a importância e o sucesso do congresso, foi proposta a realização de um II Encontro do Cone Sul, no ano de 2000, na Argentina. A proposta foi apresentada pela professora María Cristina Gonzalez e aclamada pelos demais participantes. Propuseram-se formar a Comissão Organizadora desse novo evento os seguintes pesquisadores: Nélida Gentile (Universidad de Buenos Aires), Norma Horenstein (Universidad Nacional de Córdoba) e Pablo Lorenzano (Universidad Nacional de Quilmes). Outros pesquisadores argentinos se ofereceram para proporcionar apoio à organização do II Encontro: Adrián Scribano (Universidad Nacional de Catamarca), Carlos Galles (Universidad Nacional de Rosario), Gladys Martinez de Tomba (Universidad Nacional de Mar del Plata), Juan Manuel Torres (Universidad del Sur), Maria Cristina Di Gregori (Universidad Nacional de la Plata) e Oscar Nudler (Universidad del Comahue).

II ENCONTRO DO CONE SUL E CRIAÇÃO DA AFHIC

Conforme a proposta aprovada em Porto Alegre, foi efetivamente organizado e realizado em o “II Encuentro de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur”, que ocorreu de 3 a 5 de Maio de 2000 na Universidade Nacional de Quilmes, Buenos Aires, Argentina. A Coordenação do II Encontro coube ao professor Pablo Lorenzano e contou com o seguinte Comitê Organizador: Cristina Di Gregori (Universidad Nacional de la Plata), Carlos Galles (Universidad Nacional de Rosario), Norma Horenstein (Universidad Nacional de Córdoba), Gregorio Klimovsky (Universidad de Buenos Aires), Gladys E. Martínez (Universidad Nacional de Mar del Plata), Oscar Nudler (Universidad Nacional del Comahue), Guillermo Ranea (Universidad Torcuato Di Tella), Adrián Scribano (Universidad Nacional de Villa María), Juan Manuel Torres (Universidad Nacional del Sur), Christián Carman (Universidad Nacional de Quilmes), Fernando Tula Molina (Universidad Nacional de Quilmes).

Durante o II Encontro do Cone Sul foram apresentadas 119 comunicações de pesquisadores pertencentes a 43 instituições do Brasil, Chile, Uruguai e Argentina. Portanto, do I Encontro para o II ocorreu um expressivo aumento no número de apresentações, indicando o grande sucesso da iniciativa. Uma seleção dos trabalhos apresentados foi posteriormente publicada sob a responsabilidade dos professores Pablo Lorenzano e Fernando Tula Molina.

Durante o Encontro de Quilmes os participantes tomaram a decisão de fundar uma sociedade que, entre outras funções, teria o encargo de organizar Encontros bienais. Assim, na sessão de encerramento do II Encontro foi fundada a “Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul” (AFHIC). Na ocasião, foi constituída uma Diretoria Provisória, com a incumbência de redigir o Estatuto da AFHIC e realizar a eleição da primeira Diretoria regular da Associação. Os membros escolhidos pelos fundadores da AFHIC para constituir essa Diretoria Provisória foram Anna Carolina K. P. Regner (Presidente), Pablo Lorenzano (Argentina), Roberto de Andrade Martins (Brasil), José Seoane (Uruguai) e Miguel Orellana Benado (Chile).

Assim, foi graças à iniciativa da professor Anna Carolina Regner de lançar o I Encontro do Cone Sul, em 1998, que surgiu posteriormente a “Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul” (AFHIC), que vem desempenhando desde sua criação a importante função de aproximar e estimular a colaboração entre pesquisadores dos países do Cone Sul – uma abrangência que, depois, foi ampliada, passando a incluir toda a América do Sul.

Para mais informações sobre a AFHIC, pode-se consultar o site dessa Associação:

http://www.afhic.com