Ovar

Ovar é uma cidade portuguesa, situada no distrito de Aveiro, região Centro e sub-região Região de Aveiro, com 29 765 habitantes no seu perímetro urbano.

O nome "Ovar" é um vocábulo invulgar, não existindo outra povoação em Portugal (ou no estrangeiro) com esta designação. A primeira referência, conhecida, a este nome, é feita numa carta de 12 de junho 922, de Ordonho II da Galiza e Leão, na qual são doados ao Mosteiro de Crestuma "bens consideráveis, entre os quais se contam a igreja de S. Donato e a igreja de S. João". No documento, este local é referido como porto de obal, nome que faz referência ao então rio Obal (ou Obar), atual rio Cáster.

O município de Ovar é um dos 19 municípios que constituem o distrito de Aveiro, ocupando neste, uma posição excêntrica, no litoral norte. Pertencente à Diocese do Porto, é composto por 5 freguesias - União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã; Esmoriz; Válega; Cortegaça e Maceda.

Com uma área de 149.88km2 e 15 km de costa Atlântico, o município beneficia da sua excelente localização relativamente à cidade de Aveiro (35 km a sul) e do Porto (35 km a norte).

O seu regular desenvolvimento sócio-económico terá de associar-se obrigatoriamente, à proximidade do mar e da ria, à fertilidade do solo e à planura da região.

Com cerca de 57 511, o município de Ovar assume-se como um pólo de centralidade e de desenvolvimento regional. Primitivamente denominado Var ou O Var, resultou da fusão de várias vilas próximas.Também denominada de São Cristóvão de Ovar é cidade desde 1984 sendo uma das freguesias que compõem o município de Ovar.