turismo braga

O Convento dos Congregados, também referido como Mosteiro e Colégio dos Congregados e Convento da Congregação de São Filipe de Néri, localiza-se na freguesia de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto), cidade e município de Braga, distrito do mesmo nome, em Portugal.

O conjunto arquitetónico que compreende o Convento, a Basílica dos Congregados e o Colégio dos Congregados está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.


A Sé de Braga, ou Catedral de Braga, localiza-se na freguesia da Braga (Maximinos, Sé e Cividade), cidade e município de Braga, distrito do mesmo nome, em Portugal.

Constitui-se na sede do bispado fundado, segundo a tradição, por São Tiago Maior que aqui terá deixado como primeiro bispo o seu discípulo, São Pedro de Rates. Devido a essa origem apostólica é considerada como Sacrossanta Basílica Primacial da Península Ibérica, e o seu Arcebispo, Primaz das Espanhas. Possui liturgia própria, a liturgia bracarense.

Considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico no país, aqui se encontram os túmulos de Henrique de Borgonha, conde de Portucale e sua esposa, Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques.

A Sé de Braga encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910.


O Posto de Turismo foi inaugurado a 22 de Junho de 1937, sob projecto da autoria de Moura Coutinho, arquitecto bracarense, que projectou muitos edifícios desta cidade.

No ano 2000, tornou-se necessário repensar o edifício e a sua função reorganizando e renovando todo o espaço.

No dia 21 de Fevereiro de 2003 foi inaugurado o novo Centro de Interpretação Turístico Cultural. Braga ganha um centro turístico de características inovadoras, que permite o alargamento da sua missão meramente turística, para nela ser incluída uma função cultural e didáctica que sirva não só os turistas mas também a população em geral, permitindo reforçar a identidade e a identificação da população com os seus próprios recursos culturais e com a própria cidade.

O Posto de Turismo oferece material turístico em 12 línguas, organiza eventos de carácter turístico, apoia instituições de solidariedade social, faculta um serviço gratuito na área da Defesa do Consumidor, optimizando o serviço municipal para a satisfação dos visitantes e dos munícipes.