Sua localização privilegiada, aliada com seu ar rústico e tipicamente mineiro do interior, em ponto montanhoso e elevado a 1.440 metros acima do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor), faz com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de gentes ligadas às artes em geral. Existem diversas atrações de visita obrigatória. São Thomé das Letras é um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome: Cidade Mística.
Foi construída por volta de 1785, no mesmo local onde havia sido construída uma pequena capela por ocasião do episódio que deu origem à cidade. Por fora, carrega o estilo barroco mineiro. Seu interior é ornamentado em estilo rococó, com temas evangélicos enriquecidos com motivos angelicais. O destaque vai para sua nave central, cujo afresco retrata Jesus Cristo cercado pelos apóstolos, com São Tomé ajoelhado a seus pés, obra do artista Joaquim José da Natividade. A Igreja é tombada como patrimônio histórico estadual. Entre os acervos da Igreja está o quadro do Barão de Alfenas, datado de 1876 de autoria do pintor Nicolao Facchinetti.
Nessa gruta, que fica ao lado da Igreja Matriz, originou-se a história da cidade. Foi o local onde o escravo João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.
Também conhecida como Igreja de Pedra, não possui muitos dados históricos. Iniciada no século XVIII pelos escravos, permaneceu por um longo período inacabada. Seu interior não apresenta nenhuma obra artística, mas sua arquitetura, com pedras sobrepostas uma a uma, é típica de São Thomé das Letras. Em outubro de 1995, foi finalmente entregue ao público e hoje é tombada como patrimônio histórico estadual.
Hoje tomada pelos turistas como um ponto referência da cidade e denominada pirâmide pelo formato arquitetônico adotado em sua construção, ninguém define ao certo os motivos que levaram à edificação de um projeto tão moderno e arrojado naquele local e o porquê do abandono do local. Muitos turistas utilizam o local para o registro fotográfico das belas paisagens, outros para meditação, exercícios mentais e terapias alternativas. Além disso, é o melhor local para se avistar o pôr-do-sol e a coloração avermelhada que o céu adquire nos fins de tarde. Diversos relatos dão conta do avistamento de ÓVNIS e seres extra-terrestres neste local que já foi fonte de estudo de diversos especialistas que até hoje tem opiniões diferentes a respeito das experiências.
O mirante foi construído no local mais alto do Parque Antônio Rosa, de onde se pode observar toda a magnífica paisagem de São Thomé das Letras e região. É um ótimo lugar para relaxar e meditar, dada a tranqüilidade e paz de espírito reinante no local. De lá, se tem uma visão privilegiada da Pirâmide e do Cruzeiro.
Uma linda e misteriosa formação rochosa que, vista de perfil, lembra a silhueta da face de uma bruxa. Localiza-se num dos pontos mais altos da cidade e faz parte do Parque Municipal Antonio Rosa, área ecológica tombada. Local ideal para se admirar o nascer e o pôr-do-sol.
Portal místico de São Thomé das Letras localizada a 2 minutos a pé da Pousada Além da Lenda. Lugar para orações, meditações e reflexões.
Existem nessas pedras formas de figuras humanas (ou não).
Marco religioso localizado no Parque Antônio Rosa, de onde se tem uma visão de 360 graus de toda a paisagem que circunda a cidade. Ideal para se observarem os fenômenos naturais. Muitas testemunhas afirmam que é o melhor local para avistar fenômenos ufológicos, desde aparição de espaçonaves extraterrestres até mesmo colisões energéticas e também adequado para observações astronômicas das constelações e planetas.
Atualmente é área de visitação restrita, por servir a exercícios militares. Procure se informar com antecedência e só vá ao pico com a ajuda de um guia local. Local de extrema beleza, com curiosas formações rochosas que lembram figuras. Veja o nome de algumas delas: Jacaré, Espiral, Águia, Gorila, Mãe Preta, Cavalo, etc.
O mistério que envolve esta gruta é motivo de lendas, histórias e estudos que até hoje movimentam uma série de profissionais, curiosos e turistas até o local que atualmente está interditado por ordens do IBAMA para que sejam tomadas medidas preventivas e de segurança. Esta é conhecida por muitos como um Portal Dimensional , pois até mesmo uma equipe de televisão já adentrou o local com todos os equipamentos técnicos necessários e profissionais e não chegaram ao final desta gruta que em poucos minutos deixa qualquer um sufocado de tanto calor. Muitos esotéricos afirmam ser ali, uma passagem secreta para a Cidade Sagrada dos Incas, Machu Picchu, no Peru. Muitos acreditam que o local tem energias curativas e que é capaz de reter energias negativas de quem nele adentra. É uma experiência diferente, mística e misteriosa conhecer a Gruta do Carimbado.
Lugar curioso onde os veículos, com o motor desligado, continuam subindo a ladeira. Fato que ajuda a fomentar as crenças da existência de um grande campo magnético em formato de diamante na parte subterrânea da cidade. O que também seria responsável pelas manifestações ufológicas.
Lugar belíssimo, onde um córrego de águas límpidas desliza sobre pedras quartzito rosa, formando vários e pequenos poços ideais para banho. Fica a 16 km do centro da cidade, com acesso por estrada de terra. Nesse local também podem ser encontradas várias inscrições rupestres.
Esta cachoeira fica a 17 km da cidade, por estrada de terra, entre espessos arvoredos. Ideal para a prática de rapel.
É a cachoeira da família, pois lá, os poços são rasos e a água é límpida e calma. Local de acesso fácil, ideal para crianças e terceira idade. Oferece uma ducha espetacular, que causa um profundo relaxamento.
É uma linda cachoeira, onde as águas descem formando um extenso véu de noiva. Ideal para banho, fica a 9 km da cidade, por estrada de terra. É preciso tomar cuidado na descida até a cachoeira, pois é íngreme e escorregadia.
Localizada a apenas 3km da cidade. No pé da serra para Três Corações, um córrego forma duas lindas quedas d’água que ao reflexo do sol se mostram como que cristais descendo até a piscina natural que ali se formou, num vale cercado por uma mata verde e irradiante, cheia de coloridas flores e borboletas.
Após passar o Vale das Borboletas, a aproximadamente 500 metros de trilha e escalada por matas que proporcionam uma aventura aos turistas até chegar ao local que é pouco explorado pelo difícil acesso, o que em nossa opinião é mais uma vantagem do local para ser explorado. Para os atletas de plantão, se coloca como uma opção diferenciada para a prática de rapel.
É uma linda cachoeira, onde as águas descem formando um extenso véu de noiva. Ideal para banho, fica a 9 km da cidade, por estrada de terra. É preciso tomar cuidado na descida até a cachoeira, pois é íngreme e escorregadia.
Como o próprio nome já diz, você irá se surpreender com o verdadeiro paraíso constituído neste local. É um recanto tranqüilo, com águas límpidas, logo abaixo da Cachoeira Véu de Noiva, a 9 km da cidade.
Está a 6km de São Thomé das Letras. Uma paisagem bucólica e exótica cria um clima muito diferente naquele lugar. Diversas pessoas gostam de freqüenta-la a noite pois as águas refletem todo o brilho do luar da cidade, tornando o local ainda mais especial.
Esta é uma cachoeira que não oferece perigo, pois não é profunda. Distando 2,5 km da cidade, tem esse nome devido à Sociedade Brasileira de Eubiose, proprietária da área no entorno.
O pequeno povoado, distrito de São Thomé das Letras concentra boa parte dos atrativos naturais da cidade. Localizado entre as montanhas da Serra do gavião, traz toda a religiosidade dos devotos de Nossa Senhora da Guia, sua padroeira. A hospitalidade daquele povo reflete a simplicidade e tradição de um dos recantos mais aplausíveis do sul de Minas. Suas grutas, piscinas naturais, corredeiras, poços e paisagens são um capítulo a parte, além de uma paineira de mais de 500 anos. Vale a pena conhecer o local e desfrutar de todas estas atrações.
Com certeza, fascinará você com suas belezas e diferenciais, pois chega a ser considerada a mais bonita, com seus curiosos salões. O acesso até eles é feito por cordas. Leve lampião. Serviu de locação para as filmagens da minissérie "Filhos do Sol", da Rede Manchete de Televisão. Os desenhos feitos são o péssimo exemplo deixado pela produção. Distância: 18km, passando pelo povoado de Sobradinho.
Esta é mais uma opção dentro do roteiro do distrito de Sobradinho, uma obra prima da natureza. Formada de várias entradas e saídas, assemelha-se a um labirinto. Além de ser a única que possui uma clarabóia.
Foto de Erich Sattelmayer
É a gruta mais bonita. São aproximadamente 100 metros de túnel, no seu interior encontra-se pequenos lagos dando origem a uma pequena corredeira que na saída da gruta formam mais lagos e quedas d'águas.
Foto de Erich Sattelmayer
Uma piscina formada pelas pedreiras, com a ação do sol torna-se esverdeada. Próximo à Gruta do Labirinto. Ótimo para nadar. O poço tem aproximadamente uns 200 metros de extensão.