02 de dezembro de 2021
O AIChE UFC vem trazendo mais um Cenário EQ 2.0! Dessa vez recebemos o relato da Isis Vidal, Engenheira de processos / Líder do grupo de P&D no grupo de afinidade de raça e etnia – Grupo boticário
Conte-nos sobre o seu dia-a-dia, quais suas atribuições e responsabilidades?
Sou responsável por liderar projetos de melhoria contínua na empresa com objetivos de reduzir custos, aumentar receita, aumentar a disponibilidade das máquinas, ampliar a diversidade, cuidar do meio ambiente, promover a sustentabilidade.
O que você considera ter sido o mais importante em sua carreira para o seu desenvolvimento enquanto profissional?
Estar perto das pessoas, os processos são feitos de pessoas. Não podemos ser exclusivamente racionais, os valores, as pessoas, a ética e o compromisso falam muito sobre a gente e nos dão base para construir uma carreira sólida.
Como você encara a sua formação como engenheiro durante a graduação, acredita que a faculdade fornece uma base teórica e prática necessária para enfrentar os problemas em seu trabalho ou o seu dia a dia é muito diferente do que foi visto em sala de aula?
O meu dia a dia é totalmente diferente do que vi em sala de aula. A faculdade pública, quando eu estudei, não falava sobre relações interpessoais, sobre flexibilidade, sobre resiliência, sobre inteligência emocional. Isso é muito mais necessário para enfrentar os problemas no trabalho do que acertar um cálculo.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
4. Qual conselho profissional você daria a si mesmo, caso estivesse ingressando na graduação agora?
Viva a faculdade, explore muitas disciplinas fora da sua área de formação. Vá estudar humanidades, comportamento humano, artes! Aí sim será uma profissional abrangente. Seguir o coração com o pé no chão é bom e faz bem!
15 de outubro de 2021
O AIChE UFC vem trazendo mais um Cenário EQ 2.0! Dessa vez recebemos o relato do Cristiano Cavalcante, laboratorista especializado na Ferro Corporation
Conte-nos sobre o seu dia-a-dia, quais suas atribuições e responsabilidades?
Atualmente trabalho com desenvolvimento e controle de qualidade de corantes para diversas áreas, como sanitários, polímeros, rejuntes, vidros e outras linhas. Também no gerenciamento das estações de tratamento de efluentes, sanitário e industrial da empresa. E por fim, nos projetos de qualidade da empresa, como desenvolvimentos de sistemas e soluções de problemas levantados pelos funcionários e gestores.
Em seu emprego, há muitos desafios relativos à engenharia? Caso sim, pode contar um pouco sobre como lida com eles?
Sim, existem diversos desafios que aparecem durante a rotina, e a melhor maneira de trabalhar com eles é manter a calma, e elaborar um plano em que levantamos todas as possíveis consequências na tomada de decisão para que tenhamos certeza do que vai ou não acontecer. Sempre priorizando todas as partes envolvidas.
Qual disciplina da faculdade você mais utiliza no seu trabalho?
De forma particular, não existe apenas uma disciplina que utilizo, entretanto posso dizer, que as matérias de cálculos, métodos matemáticos, todas as matérias voltadas para processos como por exemplo, operações unitárias, e também digo que as matérias de laboratório são essenciais para uma boa dinâmica em laboratório.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
4. Quais experiências na Universidade foram um diferencial para o bom êxito profissional?
Organização e atividades em grupos, onde podemos observar e analisar diferentes pontos de vistas e assim definir a melhor solução para o problema em questão.
5. Qual conselho profissional você daria a si mesmo, caso estivesse ingressando na graduação agora?
Sempre estar organizado com suas atividades, deixar para depois nunca é uma boa ideia, se consegue fazer hoje, faça!
12 de agosto de 2021
O AIChE UFC vem trazendo mais um Cenário EQ 2.0! Dessa vez recebemos o relato do Danilo Alberto, Engenheiro de processos na Sumitomo Chemical.
1. Como é sua rotina de trabalho e quais são os desafios?
A rotina de trabalho é bem dinâmica e sempre aparecem novos desafios, tendo em vista o cenário de crescimento da companhia. Uma das minhas grandes responsabilidades é o programa de Lean Manufacturing, onde é realizado um planejamento de implementação e um gerenciamento de ganhos financeiros de iniciativas que tem como objetivo a redução de desperdícios e o aumento de eficiência dos processos.
2. Qual conselho profissional você daria a si mesmo, caso estivesse ingressando na graduação agora?
Esteja antenado com o mercado, se atualize! Aprenda a tirar o maior proveito possível do Excel. Não se limite à formação que a universidade fornece, se inscreva em cursos e seminários. Seja organizado com o seu cronograma de estudos e crie metas claras para o seu desenvolvimento profissional, mesmo dentro da universidade.
3. Quais dicas você daria para quem está ou pretende fazer um estágio?
Seja persistente, demonstre disponibilidade, vontade de aprender e comprometimento. Muitas vezes as empresas contratam estagiários com reais intenções de contratação, portanto nunca se enxergue como um "simples estagiário", entre com a mentalidade de que já é um contratado e desenvolva suas funções com o maior cuidado e atenção que se possa ter. O estágio é uma excelente ferramenta para complementar sua formação, procure entender o negócio em que você está inserido e busque aprender ferramentas gerais que possam lhe ser úteis para execução das suas atividades.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
4. O que você considera ter sido o mais importante em sua carreira para o seu desenvolvimento enquanto profissional?
Creio que ter sido exposto a diferentes programas acadêmicos me desenvolveu em áreas diversas que acabaram sendo muito úteis na aplicação da vida profissional. Durante minha participação no PET-EQ, fui capaz de desenvolver habilidades de comunicação, didática, gerenciamento de projetos e trabalho em equipe. Já como IC, no GPBio, tive um grande desenvolvimento no senso analítico e da maior visão de como aplicar o que era aprendido em sala na realidade. Outro grande diferencial tem sido a proficiência na língua inglesa, em vários momentos tive exposições muito positivas na empresa em decorrência da habilidade com a língua.
28 de julho de 2021
O AIChE UFC vem trazendo mais um Cenário EQ 2.0! Dessa vez recebemos o relato do Alexandre cruz, presidente da Coodensol, a primeira cooperativa de Energias Renováveis do Brasil.
1. A empresa possui perspectiva de crescimento para os próximos 5 anos?
E terminar de estruturar bem o setor da energia solar e depois avançar para o setor do biogás. Fiz pós-graduação em biogás e pretendo nos próximos 5 anos trazer a empresa próxima da execução dos serviços de implantação de plantas de biodigestores e consolidar esse serviço também.
2. Existe necessidade de capacitar seus funcionários ou vocês já os buscam capacitados?
Nos já buscamos capacitados e também buscamos capacitá-los, por apesar de já terem alguma experiência tínhamos que eliminar algum hábito de execução de montagem da estrutura ou da parte elétrica que era inadequado. A forma que executamos as nossas obras têm no mínimo um sócio que é treinado para assegurar o controle de qualidade.
3. A pandemia impactou muito na dinâmica do negócio?
Atrapalhou muito, pois com o anúncio do primeiro lockdown tivemos que suspender a instalação de uma planta solar no meio da execução. Só fomos capazes de terminar em julho, com restrições, como subir na casa apenas por fora devido as condições do condomínio. Tivemos outro negócio que tivemos que adiar e não conseguimos adquirir mais serviços por um bom tempo.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
4. Como você avalia o mercado da energia solar no estado?
No estado do Ceará esse mercado é gigante, é uma coisa nova e a energia é algo muito caro e ela apenas vai subir de preço e não baixa. As vezes a pessoa sem dinheiro pega o financiamento para poder colocar uma planta por que a conta de energia as vezes corresponde à parcela do financiamento ou até mesmo a parcela é mais baixa do que a conta de energia e a prestação é fixa diferente da conta de energias
09 de julho de 2021
O AIChE UFC vem com mais um Cenário EQ! Dessa vez recebemos o relato do estudante de Engenharia Química, Ítalo Ximenes, atualmente analista Trainee da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
O que você considera que foi o mais importante em sua carreira para o seu desenvolvimento enquanto profissional?
O processo Trainee na CSP foi minha primeira experiência profissional em uma grande indústria e tem sido um aprendizado constante. Essa etapa da minha carreira tem me forçado constantemente a aprender mais e agir com rapidez e precisão.
Qual disciplina da faculdade você mais utiliza no seu trabalho?
É muito redutivo indicar uma única disciplina, mas no ramo em que trabalho me é requerido constantemente o uso dos meus conhecimentos de fenômenos de transporte, operações unitárias, química orgânica e inorgânica e conceitos de administração e gestão.
Você enfrenta muitos desafios relativos à engenharia no seu ambiente de trabalho? Se sim, pode nos contar um pouco sobre como lida com esses problemas?
Sim, constantemente me deparo com problemas relacionados à ajustes de processo, redução de consumo e custo. Meu primeiro instinto é investigar as causas e aplicar os métodos mais adequados para esmiuçar o problema e agir na causa raiz.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
Como é o dia a dia na indústria que você trabalha?
Na área de tratamento de gás em uma siderúrgica é preciso todos os dias avaliar uma grande quantidade de informações sobre o desempenho da planta, execução de cronogramas, levantamento, tratamento e apresentação de dados, inspeção de área, delegação de tarefas.
29 de Junho
Em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIA+, o AIChE UFC traz mais um S.A.V.E. no formato de roda de conversa sobre a vida e o mercado de trabalho na comunidade LGBTQIA+🌈
Para conduzir o evento, contamos com a presença de dois convidados do coletivo @transpassando Carolina Nunes e Levi Fonteles Lima 🥰
22 de Junho
O DIME, Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, é uma realização do @aiche.ufc e @speufc com a Universidade que busca promover a participação e a valorização das mulheres na Engenharia. Esse ano , devido a pandemia, foi realizado de forma online e foi um sucesso. O AIChE UFC reforça as iniciativas de igualdade e inclusão que promove para melhorar nossa comunidade acadêmica como um todo
Link: https://bityli.com/t5hXK
19 de Agosto
A Dra. Raquela Andrade é Vici-Presidente da Comissão da Mulher além de Advogada CMA da OAB, e pode falar com autoridade sobre a luta e o empoderamento da Mulher no nosso meio acadêmico.
O AIChE UFC tem como valor a inclusão e a proatividade, que por sua vez guiam essas iniciativas tão importantes para um sociedade mais justa é igualitária.
25 de julho
Andréa Lopesde Passos, é Egenheira de Processos e Melhorias na empresa Dow e trabalhou na Continental Pneus desenvolvendo diversos projetos na área de Seguraça de Processos.
Nossos discentes puderam aprender e tirar suas dúvidas nessa caminho que emprega tantos engenheiros Químicos. Nosso muito obrigado à palestrante e à todos vocês que compareceram.
22 de Junho
O DIME, Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, é uma realização do @aiche.ufc e @speufc com a Universidade que busca promover a participação e a valorização das mulheres na Engenharia. Esse ano , devido a pandemia, foi realizado de forma online e foi um sucesso. O AIChE UFC reforça as iniciativas de igualdade e inclusão que promove para melhorar nossa comunidade acadêmica como um todo.
Obrigado pelas doações de alimentos, máscaras, material de higiene pessoal para o @arruacacoletivo e por ajudar aos moradores de rua de Fortaleza.
19 de Junho
A presença super especial de Silvio Maia foi acompanhada pela grande audiência que tivemos no nosso primeiro evento online. Mais de 60 pessoas estiveram presentes para assistir a nossa live ao vivo, sobre a Química Forense e o trabalho de um Perito.
Para Acompanhar Silvio Maia você pode seguí-lo pelo Instagram por meio de sua tag @silviomaiace.
⠀⠀⠀
8 -13 de Junho
O Conexão AIChE Brasil foi um evento incrível! Com 702 inscritos, a nossa semana de palestras difundiu conhecimento e aprendizado, obtendo mais de 17.000 visualizações.Todos vocês que compareceram ou compartilharam nos ajudaram a atingir uma arrecadação de mais de R$ 4.000 para o @acaodacidadania , organização que tem ajudado a população mais afetada pela pandemia. Agredecemos também a todos nossos capítulos estudantis do AIChE no Brasil que tornaram esse evento possível.
⠀⠀
12 de março
No primeiro Colóquio EQ do ano, a psicóloga Regiane Bastos teve uma conversa com o público onde muito se aprendeu. Poder entender o que possibilita um ótimo desempenho nos processos seletivos que virão ao longo da vida dos estudantes foi uma experiência rica, marcante e sem dúvida será muito útil pra quem participou.
⠀⠀⠀
4 de março
Em mais uma Roda de Conversa proporcionado pelo nosso projeto S.A.V.E. (Saúde Autoconhecimento Valorização e Empoderamento), Adriano Pordeus nos guiou em uma ótima conversa sobre autocuidado. O AIChE UFC, busca através delas levar saúde mental e bem-estar aos alunos da graduação num ambiente de conversa e interação.
14 de novembro
O Minicurso de Power Point Avançado ministrado pelo Prof. Dr. Victor Rocha foi um experiência incrível para os nossos estudantes da Engenharia Química. O desenvolvimento de habilidades de grande relevância para a profissionalização e produção intelectual dos graduandos, é uma atividade frequentemente realizada pelo AIChE UFC .
Agradecemos ao Professor e aos estudantes que compareceram e tornaram possível mais essa realização.
⠀⠀⠀
10 de outubro
Mais um Colóquio EQ realizado com a ilustre presença do engenheiro de projetos e gerente regional da empresa Jenike e Johanson, Rogério Ruiz, abordando o tema de Engenharia de Fluxo de Sólidos trazendo seus principais aspectos e explicitando a sua importância na indústria.
Apresentação está disponibilizada abaixo, cortesia do nosso convidado.
⠀⠀⠀
14 de agosto
Dessa vez, o Colóquio EQ contou com a presença de Robério Rodrigues, perito criminal com formação em Química e em Direito. A conversa esclareceu uma pouco mais sobre a Química Forense e a trajetória até se tornar um perito para uma numerosa audiência.
⠀⠀⠀
10 de junho
Promovemos com sucesso mais uma VisitAIChE, desta vez para a CAGECE, na Estação de Tratamento de Água Oeste, em Caucaia. Na qual os alunos tiveram uma chance de conhecer melhor sobre os processos de tratamento que ocorrem com a água para abastecer a cidade em que vivem.
⠀⠀⠀
23 de maio
Novo Colóquio do AIChE UFC com a convidada Aline Machado, química e proprietária da Alquimist, empresa produtora de diversos produtos estéticos 100% naturais e veganos. Nossos alunos da UFC com interesse em cosméticos aprendemos mais sobre a produção desses produtos e a esperança do mercado.
⠀⠀⠀
25 de abril
Você tem interesse pela produção de cerveja artesanal ou simplesmente gosta de cerveja? Então fique ligado, pois o AIChE UFC está promoveu mais um colóquio. Desta vez, os convidados são produtores de cerveja artesanal das Cervejarias Luzterr e 5 Elementos. Aprendemos um pouco mais do universo cervejeiro e da experiência que ele nos proporciona
⠀⠀⠀
11 de março
Primeira postagem do Cenário 2.0 do ano!!!
Pra quem ainda não sabe o cenário EQ é uma abordagem desenvolvida pelo grupo AICHE – UFC que busca trazer perspectivas do mercado de trabalho e da atuação do profissional de Engenharia Química através do compartilhamento de vivências. dessa vez, com o relato do Mateus Nobre.
Como sempre disponibilizamos a entrevista completa pelo link: →https://drive.google.com/…/1PyKX-ljlpktp1H0ti-0yQzWf-…/view…
Nela são apresentados conselhos e dicas de alguém com mais alguma experiência de estágio para acrescentar pra vocês.
22 de novembro
Dessa vez, o cenário conta com o relato de Ítalo Ximenes, aluno egresso que atua na empresa AeA Química/Pietro onde foi efetivado após um exímio trabalho como estagiário. Além disso, ele carrega uma notável experiência acadêmica que contribiu de forma relevante para sua formação como ele mesmo conta na entrevista cedida que pode ser vista no seguinte endereço →https://drive.google.com/open…. Nela são apresentados conselhos e dicas de alguém com uma história incrível que certamente que vale a pena conferir!
⠀⠀⠀
13 de novembro
Com os nossos ilustres convidados, Jordan Soares, Gabriella Freitas e Lucas Rodrigues, que explanaram suas experiências como estagiários e ajudaram os alunos da UFC com dicas para escolherem e conquistarem o tão sonhado estágio!
Horário: 12:30;
Local: Bloco 709 - Auditório do DEQ.
⠀⠀⠀
22 a 26 de outubro
O AIChE UFC agradece a incrível oportunidade de participar da organização da Semana de Engenharia Química (SEQ), contribuindo para engajar os estudantes da graduação a realizarem atividades extra curriculares, como Minicursos, Palestras, Visitas Técnicas, entre outros. Cumprindo, assim, seu objetivo de aumentar a carga de conhecimento e de proporcionar uma melhor percepção do que é a Engenharia Química. Apesar de todos os problemas e desafios, a cooperação entre as entidades estudantis do departamento reuniu membros com grandes capacidades para então executar esse evento. Parabéns a todos alunos e professores que tornaram possível mais uma edição da SEQ.
⠀⠀⠀
17 de outubro
Dessa vez, o cenário conta com o relato de Patrícia Basílio, aluna do 8° semestre atuante no ramo de produtos naturais de beleza e higiene, tendo já estagiado em duas indústrias da área e, entre diversas outras atividades, prestou até mesmo consultoria. A entrevista cedida pode ser vista no seguinte endereço →https://drive.google.com/open?id=1vDDNCMOcijlDT8R3tVUTq1O3xvM9lyy8 ←, nela são dadas dicas e atualizações para quem procura seguir os mesmos passos. Certamente, uma bela história de esforço que vale a pena conferir!
⠀⠀⠀