02 de dezembro de 2021
O AIChE UFC vem trazendo mais um Cenário EQ 2.0! Dessa vez recebemos o relato da Isis Vidal, Engenheira de processos / Líder do grupo de P&D no grupo de afinidade de raça e etnia – Grupo boticário
Conte-nos sobre o seu dia-a-dia, quais suas atribuições e responsabilidades?
Sou responsável por liderar projetos de melhoria contínua na empresa com objetivos de reduzir custos, aumentar receita, aumentar a disponibilidade das máquinas, ampliar a diversidade, cuidar do meio ambiente, promover a sustentabilidade.
O que você considera ter sido o mais importante em sua carreira para o seu desenvolvimento enquanto profissional?
Estar perto das pessoas, os processos são feitos de pessoas. Não podemos ser exclusivamente racionais, os valores, as pessoas, a ética e o compromisso falam muito sobre a gente e nos dão base para construir uma carreira sólida.
Como você encara a sua formação como engenheiro durante a graduação, acredita que a faculdade fornece uma base teórica e prática necessária para enfrentar os problemas em seu trabalho ou o seu dia a dia é muito diferente do que foi visto em sala de aula?
O meu dia a dia é totalmente diferente do que vi em sala de aula. A faculdade pública, quando eu estudei, não falava sobre relações interpessoais, sobre flexibilidade, sobre resiliência, sobre inteligência emocional. Isso é muito mais necessário para enfrentar os problemas no trabalho do que acertar um cálculo.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
4. Qual conselho profissional você daria a si mesmo, caso estivesse ingressando na graduação agora?
Viva a faculdade, explore muitas disciplinas fora da sua área de formação. Vá estudar humanidades, comportamento humano, artes! Aí sim será uma profissional abrangente. Seguir o coração com o pé no chão é bom e faz bem!
15 de outubro de 2021
O AIChE UFC vem trazendo mais um Cenário EQ 2.0! Dessa vez recebemos o relato do Cristiano Cavalcante, laboratorista especializado na Ferro Corporation
Conte-nos sobre o seu dia-a-dia, quais suas atribuições e responsabilidades?
Atualmente trabalho com desenvolvimento e controle de qualidade de corantes para diversas áreas, como sanitários, polímeros, rejuntes, vidros e outras linhas. Também no gerenciamento das estações de tratamento de efluentes, sanitário e industrial da empresa. E por fim, nos projetos de qualidade da empresa, como desenvolvimentos de sistemas e soluções de problemas levantados pelos funcionários e gestores.
Em seu emprego, há muitos desafios relativos à engenharia? Caso sim, pode contar um pouco sobre como lida com eles?
Sim, existem diversos desafios que aparecem durante a rotina, e a melhor maneira de trabalhar com eles é manter a calma, e elaborar um plano em que levantamos todas as possíveis consequências na tomada de decisão para que tenhamos certeza do que vai ou não acontecer. Sempre priorizando todas as partes envolvidas.
Qual disciplina da faculdade você mais utiliza no seu trabalho?
De forma particular, não existe apenas uma disciplina que utilizo, entretanto posso dizer, que as matérias de cálculos, métodos matemáticos, todas as matérias voltadas para processos como por exemplo, operações unitárias, e também digo que as matérias de laboratório são essenciais para uma boa dinâmica em laboratório.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
4. Quais experiências na Universidade foram um diferencial para o bom êxito profissional?
Organização e atividades em grupos, onde podemos observar e analisar diferentes pontos de vistas e assim definir a melhor solução para o problema em questão.
5. Qual conselho profissional você daria a si mesmo, caso estivesse ingressando na graduação agora?
Sempre estar organizado com suas atividades, deixar para depois nunca é uma boa ideia, se consegue fazer hoje, faça!
12 de agosto de 2021
O AIChE UFC vem trazendo mais um Cenário EQ 2.0! Dessa vez recebemos o relato do Danilo Alberto, Engenheiro de processos na Sumitomo Chemical.
1. Como é sua rotina de trabalho e quais são os desafios?
A rotina de trabalho é bem dinâmica e sempre aparecem novos desafios, tendo em vista o cenário de crescimento da companhia. Uma das minhas grandes responsabilidades é o programa de Lean Manufacturing, onde é realizado um planejamento de implementação e um gerenciamento de ganhos financeiros de iniciativas que tem como objetivo a redução de desperdícios e o aumento de eficiência dos processos.
2. Qual conselho profissional você daria a si mesmo, caso estivesse ingressando na graduação agora?
Esteja antenado com o mercado, se atualize! Aprenda a tirar o maior proveito possível do Excel. Não se limite à formação que a universidade fornece, se inscreva em cursos e seminários. Seja organizado com o seu cronograma de estudos e crie metas claras para o seu desenvolvimento profissional, mesmo dentro da universidade.
3. Quais dicas você daria para quem está ou pretende fazer um estágio?
Seja persistente, demonstre disponibilidade, vontade de aprender e comprometimento. Muitas vezes as empresas contratam estagiários com reais intenções de contratação, portanto nunca se enxergue como um "simples estagiário", entre com a mentalidade de que já é um contratado e desenvolva suas funções com o maior cuidado e atenção que se possa ter. O estágio é uma excelente ferramenta para complementar sua formação, procure entender o negócio em que você está inserido e busque aprender ferramentas gerais que possam lhe ser úteis para execução das suas atividades.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
4. O que você considera ter sido o mais importante em sua carreira para o seu desenvolvimento enquanto profissional?
Creio que ter sido exposto a diferentes programas acadêmicos me desenvolveu em áreas diversas que acabaram sendo muito úteis na aplicação da vida profissional. Durante minha participação no PET-EQ, fui capaz de desenvolver habilidades de comunicação, didática, gerenciamento de projetos e trabalho em equipe. Já como IC, no GPBio, tive um grande desenvolvimento no senso analítico e da maior visão de como aplicar o que era aprendido em sala na realidade. Outro grande diferencial tem sido a proficiência na língua inglesa, em vários momentos tive exposições muito positivas na empresa em decorrência da habilidade com a língua.
28 de julho de 2021
O AIChE UFC vem trazendo mais um Cenário EQ 2.0! Dessa vez recebemos o relato do Alexandre cruz, presidente da Coodensol, a primeira cooperativa de Energias Renováveis do Brasil.
1. A empresa possui perspectiva de crescimento para os próximos 5 anos?
E terminar de estruturar bem o setor da energia solar e depois avançar para o setor do biogás. Fiz pós-graduação em biogás e pretendo nos próximos 5 anos trazer a empresa próxima da execução dos serviços de implantação de plantas de biodigestores e consolidar esse serviço também.
2. Existe necessidade de capacitar seus funcionários ou vocês já os buscam capacitados?
Nos já buscamos capacitados e também buscamos capacitá-los, por apesar de já terem alguma experiência tínhamos que eliminar algum hábito de execução de montagem da estrutura ou da parte elétrica que era inadequado. A forma que executamos as nossas obras têm no mínimo um sócio que é treinado para assegurar o controle de qualidade.
3. A pandemia impactou muito na dinâmica do negócio?
Atrapalhou muito, pois com o anúncio do primeiro lockdown tivemos que suspender a instalação de uma planta solar no meio da execução. Só fomos capazes de terminar em julho, com restrições, como subir na casa apenas por fora devido as condições do condomínio. Tivemos outro negócio que tivemos que adiar e não conseguimos adquirir mais serviços por um bom tempo.
Gostou desse cenário? Então confira nossas entrevistas anteriores. Link: Cenário EQ
4. Como você avalia o mercado da energia solar no estado?
No estado do Ceará esse mercado é gigante, é uma coisa nova e a energia é algo muito caro e ela apenas vai subir de preço e não baixa. As vezes a pessoa sem dinheiro pega o financiamento para poder colocar uma planta por que a conta de energia as vezes corresponde à parcela do financiamento ou até mesmo a parcela é mais baixa do que a conta de energia e a prestação é fixa diferente da conta de energias
09 de julho de 2021
O AIChE UFC vem com mais um Cenário EQ! Dessa vez recebemos o relato do estudante de Engenharia Química, Ítalo Ximenes, atualmente analista Trainee da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
O que você considera que foi o mais importante em sua carreira para o seu desenvolvimento enquanto profissional?
O processo Trainee na CSP foi minha primeira experiência profissional em uma grande indústria e tem sido um aprendizado constante. Essa etapa da minha carreira tem me forçado constantemente a aprender mais e agir com rapidez e precisão.
Qual disciplina da faculdade você mais utiliza no seu trabalho?
É muito redutivo indicar uma única disciplina, mas no ramo em que trabalho me é requerido constantemente o uso dos meus conhecimentos de fenômenos de transporte, operações unitárias, química orgânica e inorgânica e conceitos de administração e gestão.
Você enfrenta muitos desafios relativos à engenharia no seu ambiente de trabalho? Se sim, pode nos contar um pouco sobre como lida com esses problemas?
Sim, constantemente me deparo com problemas relacionados à ajustes de processo, redução de consumo e custo. Meu primeiro instinto é investigar as causas e aplicar os métodos mais adequados para esmiuçar o problema e agir na causa raiz.
Como é o dia a dia na indústria que você trabalha?
Na área de tratamento de gás em uma siderúrgica é preciso todos os dias avaliar uma grande quantidade de informações sobre o desempenho da planta, execução de cronogramas, levantamento, tratamento e apresentação de dados, inspeção de área, delegação de tarefas.
29 de junho de 2020
O AIChE UFC vem com mais um Cenário EQ! Dessa vez recebemos o relato da estudante de Engenharia Química, Amanda Beserra, que atualmente está no 9° período da graduação e é a criadora do @parafuturosengenheiros.
Na nossa entrevista ela vai contar um pouco da vivência do seu estágio durante seu quarto ano de curso, além de dar dicas importante para quem está se preparando para iniciar um estágio..
20 de maio de 2020
O AIChE UFC está divulgando mais um Cenário EQ, desta vez realizado com a graduanda Marcele Maia. O depoimento dado pela nossa entrevistada, é uma fonte de aprendizado e informação, uma grande oportunidade para quem quer estar bem preparado para a hora de estagiar, na voz de alguém que já passou por essa experiência.
7 de abril de 2020
No primeiro Cenário EQ do ano, o AIChE UFC traz o depoimento cheio de aprendizado e dicas da vivência de Priscila Fernandes. Ela já está concluindo o curso de Engenharia Química e pode falar com propriedade sobre a importância da vivência acadêmica e capacitação profissional durante o estágio.
14 de novembro de 2019
O nosso cenário EQ está de volta desta vez a entrevistada foi a graduanda Gabriela Rocha que já atuou como estagiária na empresa Fortbrasil. Confira!
10 de novembro de 2017
Boa noite! Vamos falar da Aeris?
-
A Aeris é uma fabricante de pás eólicas brasileira que atua em uma localização estratégica, combinando facilidades "state-of-the-art" e processos eficazes através de profissionais treinados para desenvolver produtos de alta qualidade.
-
E com esta empresa, fechamos o projeto "Cenário EQ" para este ano. Mas pode ser que, ainda neste semestre, tenhamos novidades que envolvam as empresas que divulgamos... 🤔
Fiquem ligados!
3 de novembro de 2017
Boa noite! Seguimos com mais uma empresa. O que você sabe sobre a Metalvi?
-
A Metalvi é uma empresa que nasceu a partir da vontade de oferecer os melhores produtos de ferragens para a construção civil. Trabalhando com armadores, dobradiças, ferrolhos, porta cadeados, sempre perseguindo dia após dia a melhoria contínua e a qualidade total, visando alcançar a perfeição e preocupando-se com a satisfação dos seus clientes e a eficiência do seu trabalho.
-
Não percam as próximas empresas que serão apresentadas pelo "Cenário EQ"! Acompanhem também pelo nosso insta @aiche.ufc !
Até próxima sexta! Fiquem ligados!
27 de outubro de 2017
Boa noite! Vamos de Cenário EQ? Hoje é a vez da Cigel.
-
A Cigel é uma empresa genuinamente brasileira, iniciou suas atividades em 1986 e é detentora das marcas Alyne, Aseplyne e Taillys. Com uma capacidade de produção superior a 600 toneladas por mês, a Cigel possui uma área de 13.700 m², possui mais de 170 produtos dentre linhas de shampoo, condicionador, máscara capilar, óleo capilar, gel fixador, reparador de pontas, sabonetes antissépticos, água oxigenada, amoníaco, desodorante, acetona, amolecedor de cutícula, gel antisséptico, sabonete íntimo e outros.
A empresa localiza-se em Caucaia, onde todos os processos de fabricação são acompanhados com rigor. Na sede funciona também uma unidade própria de fabricação de embalagens plásticas, tornando a empresa autossuficiente neste quesito. A empresa tem como missão valorizar a real beleza brasileira proporcionando bem estar aos consumidores com produtos de higiene e cosméticos, proximidade e atenção.
-
Gostaram? Então não percam as próximas empresas, toda sexta temos uma novidade. Até lá!
20 de outubro de 2017
Boa noite!! Vamos conhecer mais uma empresa? Hoje falaremos da IONOR!
-
A empresa IONOR – Indústria Oleoquimica do Nordeste, subsidiária do Grupo VIME, foi criada aqui no Ceará para implantar e gerir o complexo Oleoquimico do Pecém e está sendo incubada no PADETEC na categoria de empresa associada.
-
Gostaram? Então não percam próxima semana mais um Cenário EQ.
Você pode acompanhar também pelo nosso Insta @aiche.ufc !
13 de outubro de 2017
Boa noite, galera! Vamos conhecer mais uma empresa? Hoje é a vez da Filati.
-
Sediada em Maracanaú no Ceará, a Filati conta com um parque industrial formado por tecelagem, tinturaria e acabamento, produzindo malhas através de maquinários e processos industriais usando as mais novas tecnologias do segmento têxtil.
-
Não percam a próxima semana com mais uma empresa! É importante conhecermos o mercado de trabalho que nos recebe. Até lá! ;)
6 de outubro de 2017
Boa noite!! Vamos de Cenário EQ? Hoje falaremos sobre a Carbomil!
-
Fundada por Luciano Héber Quinderé e seus irmãos, a Carbomil é uma empresa de mineração, sediada em Fortaleza – CE, Brasil, no mercado desde 1960, produtora de carbonato de cálcio de origem cretácea, hidróxido de cálcio e óxido de cálcio micronizado
-
Esperamos que tenham gostado. Um bom final de semana a todos e até próxima sexta-feira com mais uma empresa.
29 de setembro de 2017
Boa noite, gente! Hoje falaremos da APODI. :D
-
A Companhia Industrial de Cimento Apodi foi idealizada no ano de 2008, oferecendo ao mercado, a partir de 2011, cimento produzido dentro das normas mais criteriosas e exigentes. O quadro societário da Companhia Industrial de Cimento Apodi, conseguiu integrar, de maneira sinérgica, dois empresários, o cearense Ivens Dias Branco e o mineiro Juscelino Sarkis. A empresa possui no Ceará 4 centros de distribuição e duas unidades fabris, distribuídas na região metropolitana e interior do estado.
-
Gostou? Então não perca próxima semana com mais uma empresa. Até lá!
22 de setembro de 2017
Boa noite a todos! Hoje é dia de Cenário EQ!
Sabe a CSP? Vamos falar sobre ela?
-
Constituída em 2008, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é uma joint venture binacional formada pela brasileira Vale (50% de participação), pelas sul-coreanas Dongkuk (30%), e Posco (20%). A CSP é a primeira usina integrada no Nordeste e a trigésima instalada no Brasil. Localizada em uma área de 571 hectares, a CSP integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará, dentro da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) brasileira, fatores fundamentais para garantir ampla competitividade ao produto nacional. A usina, uma das mais modernas do Brasil e do mundo, iniciou a produção de placas de aço em junho de 2016. A produção é voltada para geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. A capacidade instalada é de 3 milhões de toneladas de placas de aço/ano nesta primeira fase do projeto.
-
Esperamos que tenham gostado. Até a próxima semana com mais uma empresa! ;) Acompanhem também pelo nosso Instagram @aiche.ufc !!
15 de setembro de 2017
Boa noite, caros! Hoje falaremos sobre a Gerdau Cearense. Sabiam que a empresa contrata engenheiros químicos?
Vem com a gente!
-
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
-
Gostaram? Não percam o próximo Cenário - EQ na próxima semana! Até lá.
8 de setembro de 2017
Boa noite, gente! Sentiram saudades do Cenário EQ? Esperamos que sim. Hoje falaremos sobre a Trouw Nutrition.
-
A Trouw Nutrition é uma das líderes globais em nutrição animal. Suas avançadas soluções de produtos estão na origem da alimentação de milhões de consumidores do mundo inteiro. Qualidade, inovação e sustentabilidade são princípios norteadores, incorporados à cultura da empresa desde a pesquisa e aquisição de matérias-primas até produtos e serviços para produtores e criadores. A experiência de 100 anos agrega à Trouw Nutrition uma rica herança de conhecimento e experiência na construção de seu futuro. Presente em 35 países, com vendas em 80 países, a Trouw Nutrition emprega cerca de 11.000 pessoas. Atualmente, a Trouw Nutrition Brasil desenvolve, produz e comercializa alimentos para várias espécies de animais como camarões, peixes, bovinos de corte e de leite, equinos, aves, suínos, ovinos e cães, entre outros. A companhia conta com sete fábricas estrategicamente localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Ceará e Piauí. A Trouw Nutrition Brasil faz parte do grupo Nutreco.
-
Gostaram? Então não percam a próxima empresa, próxima semana! Até lá e bom final de semana!
25 de agosto de 2017
Boa noite, gente! Que tal falarmos sobre a FACEPA?
-
A FACEPA (Fábrica de Papel da Amazônia S.A) foi construída em 1958. Inicialmente, ela se chamava INPAL (Indústria de Papel da Amazônia Ltda.), onde era fabricado quase que artesanalmente, papel estiva – utilizado para embalagens e embrulhos nos comércios de balcão da época.
Com o tempo, a empresa modernizou-se e diversificou a sua linha de produção. A aquisição de novos equipamentos, novas tecnologias, o aumento da estrutura da fábrica e a criação de novos produtos fizeram com que a FACEPA ganhasse destaque nacional e internacional, devido a sua inovação empresarial. Atualmente a empresa é a maior fabricante de papeis do Norte e Nordeste do Brasil, produzindo embalagens plásticas, fraldas descartáveis, papéis higiênicos, guardanapos, dentre outros produtos.
-
Gostaram? Esperamos que sim.
Com hoje, encerramos a primeira parte do Cenário EQ. Retornaremos 08/09 com mais empresas. Estaremos apresentando semanalmente, desde então, às sextas-feiras.
Não deixem de acompanhar. Até lá!
22 de agosto de 2017
Boa noite a todos. Vamos falar sobre a Nufarm?
-
A Nufarm é uma empresa do setor agrícola presente em mais de 100 países. No Brasil, possui um parque fabril de 161.000 m² localizado em Maracanaú (CE) e oito Centros de Distribuição. É a segunda empresa no ranking dos fabricantes de produtos fitossanitários genéricos. É a oitava no ranking mundial dos fabricantes de produtos fitossanitários. Está presente nos principais continentes com suas fábricas e escritórios de vendas. Emprega mais de 3.000 pessoas. É reconhecida pela qualidade dos seus produtos, serviços técnicos e de marketing.
-
Esperamos por vocês sexta-feira com o próximo Cenário EQ. Até lá!
18 de agosto de 2017
Boa noite a todos, hoje é dia de Cenário EQ. Você conhece a Sorbetto?
-
A Sorbetto é uma indústria que atua no mercado de sorvetes desde 1991, tendo como seu fundador o Sr. Roberto Botão de Aquino. A Sorbetto hoje dispõe de uma grande variedade de sorvetes e picolés, ao todo são mais de 40 de sorvetes e 14 de picolés. Toda essa variedade lhe permite atender e satisfazer aos mais exigentes consumidores.
-
Não perca as próximas empresas! Fique ligado e acompanhe também pelo nosso Instagram, @aiche.ufc. Voltamos próxima semana.
15 de agosto de 2017
Boa noite, pessoal! Hoje é dia de Cenário - EQ. Vamos falar sobre a Hidracor?
-
Criada em 1963, a Hidracor iniciou suas atividades com a produção de tinta em pó hidrossolúvel e supercal, sendo líder nacional nessa categoria desde a fundação. Hoje, conta com uma linha completa de tintas látex, esmaltes, texturas, complementos acrílicos, solventes, corantes, tinta em pó e supercal. Sem falar em um Sistema Tintométrico próprio: o Hidracores, possibilitando ao consumidor escolher o tom certo para seu lar dentre mais de 600 opções que são disponibilizadas no leque de cores Hidracor.
-
Não deixe de acompanhar. Estamos sempre trazendo as empresas que fazem parte da Engenharia Química no cenário cearense. Até a próxima!
11 de agosto de 2017
Boa noite, galera! Que tal hoje falarmos sobre a conhecida Heineken?
-
A história da Cervejaria Heineken se iniciou em 1864, quando o holandês Gerard Adriaan Heineken adquiriu uma pequena cervejaria em Amsterdã.
Ainda na primeira metade do século XX, a Cervejaria Heineken se internacionalizou e expandiu seus negócios. Atualmente, a empresa possui mais de 250 marcas, mais de 85 mil funcionários, 165 cervejarias e atuação em mais de 70 países. A cervejaria chegou em 2010 no Brasil e hoje gera mais de 2 mil empregos e possui cinco unidades localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR) e Pacatuba (CE).
-
Gostaram? Então não deixem de acompanhar o Cenário EQ. Até a próxima semana!
8 de agosto de 2017
Boa noite, gente! Hoje é dia de Cenário EQ, como prometido. Que tal falarmos sobre a famosa e aspirada Danone? 😁
-
A Danone surgiu em 1919, em Barcelona, com a produção de iogurtes que eram vendidos como produtos medicinais em farmácias. A primeira fábrica surgiu em Paris, com a missão de levar a saúde por meio da alimentação. Iniciou suas atividades no Brasil em 1970 com o lançamento do primeiro Iogurte com polpa de frutas e então a linha de produtos da empresa no decorrer dos anos, só aumentou. Atualmente, a Danone possui 8 fábricas no país, dentre estas, duas no Ceará, com 4 divisões: água, Early Life Nutrition, Nutrição Especializada e produtos Lácteos frescos. A empresa possui mais de 5.000 funcionários e oferece programa de estágio, chamado de jovens talentos, duas vezes ao ano para diversas áreas, inclusive Engenharia Química.
-
Não deixem de acompanhar as próximas postagens com mais empresas. Até breve!
6 de agosto de 2017
Você, estudante de Engenharia Química, já sabe onde quer trabalhar? Qual ramo deseja seguir?
Muitos alunos da EQ não sabem quais empresas empregam profissionais da área. Infelizmente, isso é bastante comum e acaba gerando desconhecimento do estudante para com o próprio cenário em que ele vive.
Mas não há mais problema, pois o AIChE - UFC trará a vocês, às terças e sextas, informações sobre diversas empresas que contratam Engenheiros Químicos, incluindo área de atuação, localização e curiosidades.
O projeto Cenário EQ está aqui para difundir os vários caminhos que você pode seguir!
NÃO PERCAM!!!