Artista da marca Henri Selmer Paris e detentor de vários prémios nacionais e internacionais, Frederic Cardoso é considerado pela compositora italiana Ada Gentile como um clarinetista de grande personalidade e versatilidade, e pelo compositor Fernando Lapa como um verdadeiro motor de um assinalável número de obras de câmara em que o seu instrumento tem um papel destacado.
Dedica uma parte significante do seu trabalho à música de câmara, à música improvisada e à música contemporânea, sendo membro fundador de grupos de câmara como: Supernova Ensemble, Triedro ou Pedro Melo Alves Omniae Large Ensemble.
Enquanto solista, maestro ou como parte integrante de grupos de câmara ou ensembles, tem realizado um trabalho notável na divulgação da música contemporânea, sendo dedicatário de cerca de cem obras, de compositores de todo o mundo. Neste contexto, estreou cerca de duzentas obras, em: Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha e nos Países Baixos.
A sua discografia inclui vinte e dois registos discográficos, em áreas tão distintas como a música contemporânea, sinfónica, improvisada, pop e world music.
Colaborou com a Banda Sinfónica Portuguesa, Fundação Orquestra Estúdio, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Remix Ensemble Casa da Música e Orquestra Gulbenkian; tendo-se apresentado, enquanto solista, com a Banda Sinfónica A Lord e a Orquestra Regional Lira Açoriana.
No âmbito do Teatro, tem colaborado frequentemente com o Ensemble de Actores, em peças como: Quarteto para o Fim do Tempo, de Olivier Messiaen; Triedro+Actores (ambas encenadas por Jorge Pinto); ou História do Soldado, de Igor Stravinsky (encenado por Né Barros).
Natural de Tarouca, Frederic é: Licenciado e Mestre em Interpretação Artística, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde estudou com António Saiote e Nuno Pinto; Mestre em Ensino de Música, pela Universidade do Minho; e Doutorado em Música – Especialidade de Interpretação, pela Universidade de Évora. Possui ainda uma Pós-graduação em clarinete baixo pela Musikene – Escola Superior de Música do País Basco, onde estudou com Angel Molinos; e estudou Direção, durante vários anos, na Academia Portuguesa de Banda, com o Maestro Paulo Martins.
Atualmente, é Professor de Clarinete e Orquestra de Sopros no Conservatório de Música de Paredes.