A execução de um projeto de pesquisa nos anos de 2011 e 2013 teve o objetivo de conceber e construir um equipamento inédito (em nível de protótipo), para a detecção in loco de defeitos internos dos transformadores elétricos instalados nas redes aéreas de distribuição de energia. O equipamento foi idealizado para os procedimentos de manutenção - corretiva e preditiva - de redes das concessionárias. Assim, apresenta como características de destaque a portabilidade, robustez, operação fácil e rápida. Em operação, o equipamento informa se o transformador sob teste está defeituoso ou não. Assim, o eletricista poderá agir com maior rapidez e segurança, reduzindo o tempo de rede desenergizada e evitando a possibilidade de submeter os transformadores a operar sob defeito, com o evidente perigo de riscos ao operador e danos ainda maiores na rede. E equipamento atende a uma demanda das concessionárias de distribuição, reduzindo custos de manutenção, incrementando os índices de qualidade de fornecimento de energia e segurança dos eletricistas.
Em domínio público desde 2017, a tecnologia despertou o interesse de outras concessionárias de distribuição no país. Nesse sentido, a equipe de pesquisadores da FURB foi procurada pela empresa de distribuição de energia ENEL e pela CLARLEI Tecnologia, com o intuito de firmar uma parceria para dar continuidade no aperfeiçoamento do protótipo e viabilizar a sua construção e comercialização como produto.
A AGIT intermediou as conversas e consolidou a transferência de tecnologia no mês de agosto de 2020. A foto ilustra o primeiro protótipo finalizado em outubro de 2020 e que já está sendo testado em campo.