Os mecanismos de fomento, por meio de subsídios, incentivos fiscais e editais, são iniciativas que viabilizam investimentos e estimulam o crescimento econômico e social.
Confira abaixo alguns mecanismos de fomento.
FINEP - Subvenção Econômica - cujo objetivo é a concessão de recursos de subvenção econômica para projetos inovadores e de risco tecnológico.
Lei de Informática - trata de investimentos de empresas em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), referentes ao setor de tecnologias da informação e comunicação (TIC), do cumprimento de processo produtivo básico (PPB) e da consequente possibilidade de geração de crédito financeiro.
Lei do Bem - instrumento de estímulo às atividades de PD&I nas empresas brasileiras, abarcando todos os setores da economia, sendo fundamental para sustentar o desenvolvimento da capacidade técnico-produtiva e o aumento do valor agregado da produção de bens e serviços. Este instrumento alcança todas as empresas estabelecidas no país, sem distinção da origem do capital, de sua área de atuação ou a região onde está localizada, desde que operem no Regime Tributário do Lucro Real.
SC Mais Inovação - tem por objetivo fortalecer o ecossistema tecnológico em todas as regiões do estado de Santa Catarina, fortalecendo a conexão entre governo, academia e setor privado, além de apoiar o desenvolvimento de startups e projetos inovadores.