Geoparque Cachoeiras do Amazonas

  • O que é?

O Geoparque Cachoeiras do Amazonas (GCA) é uma área de cerca de 6774 km² contendo 8 geossítios, os quais abrangem trilhas para caminhadas na selva, visita a cavernas, passeios de barco no lago de Balbina, visita à usina hidrelétrica e tantas outras opções que incluem o turismo ecológico e de aventura.

  • Onde está localizado?

O GCA situa-se na porção centro-sul do Município de Presidente Figueiredo, abrangendo a sede municipal e o entorno das rodovias BR-174 e AM-240. O limite sul do GCA é o rio Urubu, o limite leste/nordeste, o Lago da Balbina, ao norte é a serra Abonari e o limite oeste, a rodovia BR-174.

  • Qual sua importância?

O Município de Presidente Figueiredo além de apresentar vocação natural para o turismo, possui uma localização geográfica estrategicamente próxima à Manaus e no caminho, via terrestre, para o Caribe. A região também é rica em vestígios arqueológicos. Somente no entorno da Hidrelétrica de Balbina foram identificados mais de 150 sítios arqueológicos de diversos tipos.

  • Qual é a sua história?

Após audiência pública promovida pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, foi assinado no dia 26 de outubro de 2011 o Decreto Municipal 1301 [1] que oficializa o Geoparque criado a partir da proposta [2] do geólogo Renê Luzardo, contida no Projeto Geoparques do Brasil do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).


Texto revisado por Renê Luzardo

Mapa Interativo

Para visualizar o mapa em tela cheia, clique aqui.

Conheça os Geossítios

Para saber mais sobre os geossítos desse geoparque, clique aqui.

Conheça o idealizador do Geoparque

Renê Luzardo

Geólogo sênior da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais de Manaus (CPRM-AM). Foi responsável pelo estudo da proposta de criação do Geoparque Cachoeiras do Amazonas (GCA), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o qual foi posteriormente instituído e tem sido administrado pela Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo há mais de 8 anos.

Contato: rene.luzardo@cprm.gov.br