Apresentação

A Formação de Agentes Culturais na Comunidade Cristo Rei é voltada para jovens com perfil de agentes culturais, tendo como ponto de partida a Biblioteca Paulo Freire, localizada no Km 28 da Rodovia AM-240, Estrada Figueiredo-Balbina, na Comunidade Cristo Rei, no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, presente no local há 20 anos.

Ampliando o acesso à leitura e aos bens culturais, foi pensada para formar uma rede de multiplicadores de práticas artístico-culturais na região, contribuindo para a produção e circulação de ações artísticas e culturais, em consonância com o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, e legislação correlata).

Reunindo equipe técnica, oficineiros, monitores e convidados, a formação foi aberta para todo o território nacional, envolvendo mais de 100 participantes, oferecida em formato virtual, por meio de conteúdos disponíveis pelo WhatsApp e com lives feitas no perfil do projeto no Instagram, nos meses de março a maio de 2021, com certificação emitida pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Em formato inovador, com conteúdos compartilhados por meio de e-book, a formação está pronta para ser replicada em comunidades que queiram transformar jovens em agentes culturais, apostando na transformação social de seus contextos. O projeto está ancorado nas diretrizes do Estatudo da Juventude, valorizando o Geoparque Cachoeiras do Amazonas como patrimônio do lugar de onde parte.

Saiba mais em:

Ações

  • Formar agentes de cultura que criem estratégias de intervenção na comunidade;

  • Capacitar mediadores de leitura, ampliando o repertório intelectual, a partir do acervo da biblioteca;

  • Incentivar a prática ampliada da leitura, com textos de gêneros diversos, verbais e não verbais, para diferentes faixas etárias;

  • Possibilitar uma melhor compreensão e desenvolvimento no processo de escrita;

  • Divulgar as ações promovidas pela Biblioteca Paulo Freire;

  • Despertar o potencial criativo dos jovens;

  • Desenvolver o empreendedorismo e a comunicação nas mídias digitais;

  • Estimular a criação de projetos para a comunidade;

  • Transformar ideias criativas em projetos culturais para a comunidade;

  • Criar uma rede de comunicadores para estreitar laços entre comunidades, por meio de intercâmbio artístico e cultural.

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES

Projeto cultural FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS DA COMUNIDADE CRISTO REI

O projeto cultural Formação de Agentes Culturais da Comunidade Cristo Rei foi desenvolvido graça à aprovação na Lei Aldir Blanc em dezembro de 2020, estendendo-se até janeiro de 2022. Os resultados do trabalho desenvolvidos ao longo de um ano podem ser conferidos no Relatório Final de Atividades, que foi entregue no dia 31 de janeiro de 2022 aos seus financiadores e chega ao público para que, conhecendo os avanços obtidos, a sociedade possa ser propositora de novas ações.

Boa leitura!