Educação Inclusiva

Ambientes favoráveis à aprendizagem

Abordagem Multinível

Centro de Apoio à Aprendizagem

Centros de Recursos para a Inclusão

Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
Conceito de Educação Inclusiva
Desenho Universal para a Aprendizagem
Docente de educação especial

Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.

Fonte: Blogue DeAr Lindo e autoria de Fernanda Lopes Martins

Acomodações Curriculares, Adaptações Curriculares Não Significativas / Significativas

DL54/2018- Acomodações Curriculares (parte 2)

Fernanda Martins

Funções da Equipa Multidisciplinar

Este vídeo explica as funções da Equipa Multidisciplinar em Portugal a partir da publicação do Decreto Lei 54/2018 de 6 de julho.

Centro de Apoio à Aprendizagem, Definição e Funções

Este vídeo esclarece o que é o Centro de Apoio à Aprendizagem e as suas funções na Educação Inclusiva partir do D.L. 54/2018. Vídeo n.º 9 da série Educação Inclusiva.

A implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 no AE de Colmeias

A implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 vem reforçar a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos.

Neste sentido, torna-se essencial a diversificação de estratégias que integrem essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios disponíveis, para que todos participem na vida das comunidades educativas onde estão inseridos.

Neste webinar é possível saber mais sobre a forma como o Agrupamento de Escolas de Colmeias está a conduzir o processo de construção de uma escola inclusiva, detalhando-se, de forma geral, aspetos relativos às mudanças orgânicas e funcionais e, de forma mais detalhada, a organização dos seus recursos específicos de apoio à aprendizagem e inclusão para responder às exigências de implementação do DL 54/2018.

NEE - O Psicólogo do CRI em contexto escolar

Os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) são reconhecidos como um pilar essencial para a implementação do modelo de educação inclusiva dos alunos com Necessidades Especiais de Educação (NEE). Suportando a sua ação, os CRI dispõem de equipas técnicas constituídas por fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais, entre outros. Sendo inquestionável o modelo de educação inclusiva, bem como a importância dos CRI, coloca-se então aos seus profissionais a questão-chave sobre o modo de organizar e operacionalizar as suas práticas, assegurando uma colaboração alinhada com esse modelo. Com a brochura “Necessidades Especiais de Educação – o Psicólogo do CRI em Contexto Escolar” pretendeu-se clarificar o papel do/a psicólogo/a do CRI enquanto profissional que integra a equipa pedagógica e de apoio ao aluno. Neste âmbito, a abordagem é centrada no aluno e na interação entre este e os ambientes nos quais participa, visando otimizar o seu potencial de aprendizagem e o seu desenvolvimento integral, promovendo a inclusão.