Professores:
Dra. Tatiana dos Santos
Me. Marieuza Endrissi Sander
Esp. Ricardo Ernani Sander
Entender a proposta da educação inclusiva para o aluno surdo.
Discutir a função do tradutor/intérprete de LIBRAS.
Refletir sobre a importância do professor surdo ensinando LIBRAS.
A Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Regular e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Os Tradutores/Intérpretes de LIBRAS/Língua Portuguesa (TILS)
O Professor Surdo Ensinando LIBRAS
Neste estudo, apresentaremos e discutiremos a inclusão do aluno surdo no ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado, o chamado AEE, que deve receber em contraturno o atendimento na sala de recursos multifuncionais.
A ONU − Organização das Nações Unidas e todos os países signatários que a compõem, incluindo o Brasil, estabelece que haja acessibilidade irrestrita a todas as pessoas com deficiência. Para que isso aconteça, é necessário que se derrube as barreiras para a acessibilidade, permitindo que todas as pessoas com deficiência possam ir, vir e se comunicar sem impedimento. Isso inclui sua formação e acesso a um trabalho digno e reconhecido. Não importa qual seja a deficiência (auditiva, visual, intelectual ou física), pois o que se preconiza nos dias de hoje é a tal liberdade e independência de todos, para que todos, irrestritamente, possam interagir com a sociedade, aprender uma profissão e ter acesso à educação.
Em um segundo momento, destacaremos o papel fundamental do Tradutor/Intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa, conhecido pela sigla de TILS (Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais), como ferramenta que garante a acessibilidade comunicativa para o aluno surdo. O TILS é a melhor forma de inclusão do aluno surdo, usuário da Língua de Sinais, em todas as áreas da sociedade, e, de modo mais específico e determinante, para sua interação completa em sala de aula, com seus professores e seus colegas. Iremos nos deter nesse aspecto educacional e discutir o papel desse novo profissional e da nova realidade da educação inclusiva no país.
Finalizaremos mostrando a importância do professor surdo nas escolas especiais e nas escolas inclusivas. Ele sempre será a referência da Língua de Sinais, a qual, no caso do Brasil, é a LIBRAS. Nas escolas especiais, seu papel é mais importante ainda, pois o professor surdo, agora com formação, será referência e modelo para os alunos surdos, na língua e na cultura surda. Já na escola regular, o professor surdo será o profissional que vai difundir a Língua de Sinais e servirá de modelo às pessoas ouvintes.