DIRETRIZES FISIOTERAPEUTAS/MASSAGISTAS
● Horário dos fisioterapeutas no sintético: 18:30h - 20:30h
● Nos dias de jogo da formação devem concentrar-se 30mn antes do começo do jogo.
● Multas por má conduta/atos de indisciplina de agentes desportivos do clube e atletas em todos os escalões, ficam aos seus encargos: na dúvida impera o relatório do árbitro.
● Os atletas lesionados devem fazer tratamento sempre que possível, com obrigatoriedade nos dias de treino. Fazem, também, treino condicionado e supervisionado pelo massagista/fisioterapeuta. A não comparência dos atletas deve ser participada ao diretor/treinador do escalão. Em casos excecionais, em que o departamento médico considere desnecessário o treino/tratamento, por exemplo devido a uma cirurgia; deve informar a secretaria do mesmo, para que seja descontada a mensalidade.
● A decisão de um atleta jogar, ou não, em caso de dúvida devido a lesão, é tomada pelo responsável do departamento médico em conjunto com o atleta: é importante a comunicação e trabalho de equipa para um bom conhecimento de todos os casos clínicos - a palavra final é sempre do responsável do departamento médico.
● A decisão ou necessidade de ativar o seguro médico desportivo de um atleta deve ser comunicada pelo responsável do departamento médico ao coordenador.
● Sempre que houver necessidade de um atleta fazer um exame médico devido a lesão contraída ao serviço do clube, ex: uma ecografia, deve ser dado conhecimento ao departamento médico e solicitada autorização ao coordenador; marca-se a ecografia e paga-se com o NIF do clube, sendo que o clube depois devolve o dinheiro (mas só após conhecimento e aprovação por parte do clube e indicação do departamento médico)! Se feito de outra forma, reserva-se ao clube o direito a renunciar à responsabilidade do mesmo.
PLANO DE NUTRIÇÃO
A nutrição de um atleta é um dos componentes que mais influencia o rendimento desportivo. De facto, este é provavelmente o componente mais desprezado pelo atleta, sendo frequente assistir a vários erros nutricionais praticados pelos atletas em várias fases ainda dentro do clube como a alimentação no início/fim do exercício bem como a hidratação ao longo do exercício. Este plano pretende ser uma abordagem genérica para minimizar esses erros e servir de apoio à orientação da dieta do atleta quer pelo mesmo, quer pelos pais.
ANTES DO TREINO
•A refeição pré-treino é fundamental para evitar a sensação de fome durante o exercício, evitar a fadiga e manter os níveis de glicose sanguínea. Deve ingerir hidratos de carbono de absorção lenta, que mantém a glicemia estável durante mais tempo, até 1 hora antes do treino (Exemplo: pão de mistura/integral/de sementes; tostas; cereais integrais);
•Esta refeição deve ser pobre em gorduras e moderada em proteínas. Por exemplo: pão de cereais (ou de mistura, ou integral) com peito de frango, fiambre de aves, atum, queijo flamengo, queijo fresco… As opções de acompanhamento são muitas, mas é importante que constituam uma fonte de proteína;
•Evite a ingestão de leite ou iogurtes imediatamente antes ou durante o treino. São de difícil digestão e podem causar algum desconforto gástrico. Mas, se forem consumidos cerca de uma/duas horas antes, à partida, serão bem digeridos (contudo, depende da tolerância individual de cada atleta).
URANTE O TREINO
•Durante o treino é fundamental a ingestão fracionada de água (150-300ml a cada 1520minutos);
•Se o treino tiver uma duração superior a 1 hora, poderá ser benéfica a ingestão de uma bebida isotónica (açúcar, vitaminas e minerais);
•Ingerir alimentos durante a prática desportiva, só se torna necessário se a sua duração for superior a 2 horas.
APÓS O TREINO
•A refeição pós-treino é de extrema importância para quem pretende aumentar a massa muscular. É durante este período que devemos fornecer ao nosso organismo os substratos essenciais (proteína e hidratos de carbono) para a formação de músculo;
•Esta refeição deve ser feita até 45 minutos após o treino – este período de tempo designa-se por “janela de oportunidade” e corresponde ao intervalo de tempo em que ocorre a regeneração muscular;
•Nesta refeição, além de proteína, deverá também ingerir hidratos de carbono de absorção rápida (fruta ou sumos, iogurtes, leite), para reposição imediata do glicogénio muscular;
•A refeição pós-treino não deve incluir gordura, de modo a não atrasar a absorção de proteína;
•Uma boa opção poderá ser um batido, feito com leite ou iogurte, frutos secos (noz, avelã, amêndoa) e uma peça de fruta fresca.
HIDRATAÇÃO
O rendimento de um desportista está diretamente relacionado com o seu estado de HIDRATAÇÃO.
É importante uma boa hidratação para compensar as perdas de fluidos durante o exercício, principalmente se este for de longa duração. - Deve beber-se água antes, durante e depois do exercício.
CONCLUSÃO
•Os atletas devem seguir uma alimentação saudável;
•Ingerir alimentos variados;
•Aumentar a frequência das refeições, em pequenos volumes;
•Ter um aporte energético adequado;
•Atingir uma composição corporal ótima;
•Aumentar a ingestão de hidratos de carbono;
•Fazer uma ingestão adequada de micronutrientes (especialmente ferro e cálcio);
•Ingerir quantidades adequadas de fluidos antes, durante e após atividade física.
Contatos:
Nutrição: Inês Martins inespinhomartinsnutricionista@gmail.com
Psicologia: Teresa Gomes psicologia.teresa.gomes@gmail.com
Outros: geral@advalecambrense.com