ACA-M - Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados

Defender os direitos humanos e cívicos dos transeuntes portugueses (sejam eles condutores, passageiros ou peões), e pugnar pela sua mobilização e responsabilização cívica.

A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M), constituída em 1999, tem como objecto social promover o fim da guerra civil nas estradas portuguesas, advogando um pacto social que valorize a segurança e a cidadania nos transportes. Propõe-se defender os direitos humanos e cívicos dos transeuntes portugueses (sejam eles condutores, passageiros ou peões), e pugnar pela sua mobilização e responsabilização cívica. [Saber mais].

Colóquio "Os Desafios da Mobilidade Activa - administração, segurança, economia, saúde, ambiente, e ética"

Semana Europeia da Mobilidade


21 de Setembro de 2019, Évora


A Câmara Municipal de Évora, a CIMAC - Comunidade Inter-municipal do Alentejo Central, a CCDR Alentejo, a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) e todos os Parceiros da Semana Europeia da Mobilidade de Évora, convidam V. Exa. a participar no Colóquio “Os Desafios da Mobilidade Activa - administração, segurança, economia, saúde, ambiente, e ética”, que se irá realizar na Universidade de Évora - Colégio Espírito Santo, na sala 124, no Sábado, dia 21 Setembro, das 14:30 às 17:30.

Este colóquio, pensado com o espírito de uma formação, é destinado a pessoas que trabalham directa ou indirectamente na área da mobilidade: decisores políticos, técnicos, operacionais, fiscais, académicos, funcionários da administração pública, bem como a associações e cidadãos interessados, que tenham relação directa ou indirecta com a mobilidade lato sensu.

O Colóquio ocorrerá em sala e no exterior (para um exercício de aplicação do Índice de Pedonalidade), haverá lugar a debate e a trabalhos em grandes e pequenos grupos.

Inscrições em: teresaengana@cm-evora.pt (Nome, nº de bi ou cc ou nif, Data Nasc, email, tel, e indicação se individual ou entidade pela qual se inscreve) ou em http://inscricoes.cm-evora.pt/ .


PROGRAMA / ORADORES

Mário Alves – ACA-M, Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico, especialista em transportes e mobilidade

Teresa Santos – Universidade de Évora, professora do departamento de filosofia

Ricardo Barros – CIMAC


Pode consultar a página do evento aqui: https://www.ueline.uevora.pt/agenda/(item)/27995

Programa da SEM – Semana Europeia da Mobilidade em Évora -

http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/Habitar/Paginas/Semana-Europeia-da-Mobilidade-2019.aspx

Leia o artigo "A guerra está ganha" (2/7/2019), dos membros da Direcção da ACA-M, Manuel João Ramos e Rui Zink, publicado no jornal Público AQUI.

A ACA-M é o Ponto Focal Nacional do projecto Serpente Papa-Léguas - Jogo da Mobilidade (Traffic Snake Game). Visite o website no link abaixo.

A ACA-M é membro fundador da Estrada Viva - Liga de Associações pela Cidadania Rodoviária, Mobilidade Segura e Sustentável - www.estradaviva.org .