O 12º Encontro Nacional da ABEP tem como objetivo promover espaços de socialização de saberes relativos à formação, de interlocução entre os atores da formação, da pesquisa e da profissão, de reflexão crítica acerca das questões da contemporaneidade e de nosso país, visando pautar elementos que contribuam para o aperfeiçoamento da formação laica, ética e científica em Psicologia.

Como tradicionalmente ocorre em nossos encontros nacionais, os Fóruns ABEP têm por objetivo congregar distintos segmentos da formação e da organização da Entidade – coordenadores de curso, supervisores de estágio, estudantes de graduação e de pós-graduação de psicologia, coordenadores de núcleos ABEP, na perspectiva de debatermos sobre questões da formação e encaminharmos ações que possam nortear o nosso trabalho. Consideramos a importância da escuta e acolhida das demandas trazidas pelos atores da formação e acreditamos no potencial de cada estudante, profissional, supervisor de estágio e coordenador de curso para contribuir com a melhoria dos rumos da formação em Psicologia no Brasil.

A proposição das Rodas de Conversa de Estudantes e de Docentes visa ampliar os espaços de diálogo e reflexão, rompendo com a lógica da apresentação – escuta sem diálogo. Seguindo essa mesma lógica, criamos a atividade “Compartilhando”, destinada à apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa e de práticas em Psicologia, buscando superar a dicotomia saber-fazer/teoria-prática. O compartilhamento de experiências de ensino-aprendizagem entre os participantes dos Encontros da ABEP tem representado momento importante para o avanço e aperfeiçoamento da formação de Psicologia no país.