Geografia de Coimbra

Coimbra é capital de distrito, a maior cidade da região Centro de Portugal com cerca de 150.000 habitantes.

A cidade está próxima das montanhas e do mar. São 40 minutos de distância da Serra da Lousã – que pertence à rede europeia de sítios protegidos, famosa pelas suas aldeias de xisto – e 2h30 da Serra da Estrela – a mais alta de Portugal Continental, bem conhecida pelos desportos na neve e a gastronomia local. Quanto à proximidade do mar, são 50 minutos para chegar às belas praias e portos da Figueira da Foz e de Aveiro.

A boa rede rodo e ferro viária de transportes permite-nos chegar ao aeroporto de Lisboa em duas horas e ao aeroporto do Porto numa hora, donde partem diariamente voos a preços económicos para as várias capitais europeias. Viajando de carro em três horas chegamos a Salamanca e em duas a Vigo, na Espanha. Por Coimbra passam também comboios internacionais com ligações a Madrid e Paris.

A cidade é atravessada pelo rio Mondego e as suas margens permitem grande contato com a natureza e a prática de desportos ao ar livre. É na margem deste rio que fica o Parque Verde, que é uma área de lazer e diversão para os moradores da cidade, devido à combinação perfeita entre as águas do rio, a natureza e a visão privilegiada da parte alta de Coimbra e dos monumentos que ficam próximos.

Coimbra é também uma cidade muito arborizada. Tem duas reservas florestais como a Mata do Choupal e o Jardim Botânico e muitos parques, jardins e praças espalhadas pela cidade.

Outrora capital do reino de Portugal e ponto de encontro de culturas diversas, Coimbra distingue-se pelo seu riquíssimo património histórico arquitectónico, pelas modernas infraestruturas e equipamentos de apoio às artes e ao desporto, espaços verdes e modernos espaços comerciais. Nela encontramos traços visíveis de 2000 anos de história, desde o tempo do Império Romano, passando pelas suas ruas de calçada, com os seus muros, arcos e escadas medievais, até à arquitetura contemporânea premiada.