Gastronomia Braga

A Cidade de Braga oferece a quem nos visita uma gastronomia riquíssima, suculenta e variada, segundo a tradição de várias gerações, com o bacalhau a assumir-se como o prato predileto. A diversidade da paisagem natural e as influências recebidas durante séculos de outras gentes, são elementos que explicam a multiplicidade das especialidades gastronómicas.

A arte da culinária em Braga é famosa, não só pela variedade de ementas, mas sobretudo pelo cuidado e frescura na sua confeção.

Por influência da religiosidade da cidade e assumindo-se uma contínua prática da Quaresma, cumpriam-se religiosamente os períodos de abstinência, levando à criação de multifacetadas formas de cozinhar o bacalhau.

Das muitas receitas destaca-se o Bacalhau à Narcisa, melhor dizendo "à Eusébia", emérita cozinheira do restaurante Narcisa falecida em 1972, hoje também designado como Bacalhau à Braga e mais-valia na divulgação gastronómica de toda a região.

O famoso vinho verde da região, branco ou tinto, permite um bom acompanhamento, qualquer que seja o prato escolhido.

É na doçaria que a cozinha de Braga atinge uma maior originalidade e requinte, com o pudim Abade de Priscos, os doces de romaria e os biscoitos secos para acompanhar o chá, bem como outras especialidades ricas de longa tradição conventual e popular.

Pratos da Cozinha Bracarense:

- Bacalhau à Braga ou à Narcisa

- Papas de Sarrabulho

- Rojões à Minhota

- Cabrito Assado à Moda de Braga

- Vitela Assada

- Arroz “Pica no Chão”

- Arroz de Pato à Moda de Braga

- Bacalhau à Moda do Minho

- Frigideiras

- Caldo Verde c/ Broa de Milho

Doçaria

- Pudim Abade de Priscos

- Fidalguinhos

- Pederneiras

- Paciências