VAMOS CONTAR ESSA HISTÓRIA...
VAMOS CONTAR ESSA HISTÓRIA...
A DECISÃO
Mônica e Plínio Hahn (*), um casal de Brusque, Santa Catarina, onde era equipista já há seis anos, veio morar em Belém. Querendo continuar essa vivência de Espiritualidade Conjugal e ao descobrir que não havia ENS em Belém, inspirado pelo Espírito Santo e Nossa Senhora, o casal decidiu trazer o Movimento para esta cidade. Na Santa Missa do domingo seguinte procuraram seu Pároco e conversaram com ele sobre o Movimento. Como foi esse abençoado encontro você saberá no próximo capítulo.
(*) Nossos dois pioneiros já estão na Casa do Pai, vivendo a alegria de adorar o Senhor a cada momento, intercedendo por nós, frutos de sua iniciativa. O Plínio foi chamado em 27/11/2012 e a Mônica em 29/06/2020.
APRESENTAÇÃO
Era um domingo de 1973. O casal Mônica e Plínio, com as filhas adolescentes, foi a Santa Missa em sua Paróquia. Muito apropriadamente na Basílica de Nazaré, a Casa da Rainha da Amazônia. Após a celebração, foram à sacristia e se apresentaram ao jovem Sacerdote celebrante, o Padre Giovanni Incampo. E falaram-lhe com “muito entusiasmo o assunto das Equipes de Nossa Senhora, prontificando-se a iniciar na Paróquia a primeira Equipe”, contou ele posteriormente. A apresentação foi tão inspirada pelo Espírito Santo e por Nossa Senhora, que a convicção do casal logo contagiou e conquistou o jovem sacerdote, fazendo-o aceitar o desafio e despertando-o para a beleza da Espiritualidade Conjugal.
OS PIONEIROS
Conquistado pela proposta do Pe. Caffarel, apresentada por Mônica e Plínio, o Pe. Giovanni Incampo convida casais para a formação de uma Equipe. Estes, “sob a inspiração de Nossa Senhora, aceitaram fazer parte, dando-se assim o início das Equipes de Nossa Senhora em Belém, com a primeira equipe denominada Equipe N. S. de Nazaré”, escreveu Mônica no informativo “ENS em Foco”, da Região Norte II, Edição nº 44, outubro/novembro de 2013.
Os convidados, que disseram Sim, foram: Carmen e José Maia, Celeste e Nelson Ribeiro, Mariazinha e Miguel Coelho, Maria Coeli e Gelson Silva, Odete e José Cruz, Terezinha e Geraldo Guimarães. O sétimo é Mônica e Plínio, também Casal Piloto. Sendo Conselheiro, obviamente, o Padre Giovanni.
A primeira reunião foi em 17/11/1973, na residência de Mônica e Plínio.
NO MOVIMENTO
Sendo Mônica e Plínio de Santa Catarina, foi ao Setor de Florianópolis que recorreram para receber o material necessário para a criação de uma Equipe em Belém. E assim, a ENS de Nazaré ficou inicialmente vinculada a Floripa.
Algum tempo depois passa por Belém o casal, Malvina e Edgard, providencialmente o mesmo responsável pela primeira Pilotagem em Manaus. Ele, a serviço da Previ, do Banco do Brasil, em conversa com Miguel, da Mariazinha, que trabalhava no BB, fica sabendo da existência da Equipe em Belém. Eles, que pertenciam a uma Equipe no Rio de Janeiro, se oferecem para fazer a Ligação da Equipe.
Então, a Ligação passa a ser feita pelo Rio de Janeiro, pelo casal Betisa e João de Biase. Ele, engenheiro, responsável por uma obra em Manaus, toda vez que ia a Manaus, fazia uma escala em Belém.