CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
A SEGUNDA EQUIPE
Os casais da Equipe 01 consolidam sua experiência equipista e saem para espalhar o tesouro na comunidade católica. Assim, em 13 de dezembro de 1976 nasce a Equipe 02, N. S. da Providência, sendo Casal Piloto Odete e Cruz. O primeiro SCE foi o Pe. Aderson Neder, substituído pelo Côn. Geraldo Menezes, em 1979, que acompanhou a Equipe por mais de 30 anos, afastando-se somente quando, por doença, não podia mais participar das reuniões, já com mais de 80 anos. (Ele faleceu em 30/03/2018, uma Sexta-Feira Santa, aos 96 anos, tendo sido Sacerdote por 73 anos!)
Formação inicial da Equipe 02: Cecília e Antonio Mariano, Enair e Hygino Pampolha, Iracy e Raimundo Lobato, Maria de Nazareth e José Oliveira, Tereza Cristina e Pedro Lima, Terezinha e Alaor Silva, Terezinha (Teté) e Moacir Calandrini (Mestre Calá).
EACREs
Pelos anos 1970 algumas Equipes lançadas não “vingaram” e foram substituídas por outras, posteriormente, aproveitando a mesma numeração. Os registros dessas Equipes originais desapareceram na poeira da história.
Os primeiros EACREs – Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe, de que Belém participou, foram em São José dos Campos, São Paulo, para onde iam equipistas de diversos pontos do Brasil. Quando as Equipes de Belém foram vinculadas formalmente à Região Rio de Janeiro, os EACREs passaram para o Mosteiro de S. Bento, RJ. Posteriormente, em 1981, Belém é vinculada a Brasília e lá vão os CREs para EACREs na Capital Federal.
FORMAÇÕES
Um dos primeiros cursos em Belém foi de Casal Piloto, necessário para a expansão do Movimento. Vieram a Belém, em dois momentos, Maria Helena e Zariff, de São Paulo e Mary-Nize e Sérgio, do Rio. Inicialmente casais de Belém iam às Sessões de Formação no Rio e em Brasília.
A primeira Sessão de Formação em Belém foi em 1984! Coordenada por Nazaré e José (Eq. 02), que recebeu os palestrantes Ivone e Tharcísio (Vocação Equipista), Cidinha, do Igar (Espiritualidade Conjugal) e o Frei Estevão (Cristo hoje, Cristo entre nós).
Na Carta Mensal de Março/1985, o casal Terezinha e Artemio, (Eq. 01), escreveu: “Senhor, obrigado por me teres dado a oportunidade de estar presente! [...] De sermos testemunhas autênticas da palavra que o Pai nos confiou. Como enriqueceu a todos!”
COORDENAÇÃO
No início de 1977 já existiam quatro Equipes em Belém. Em um Retiro no Seminário São Gaspar, com a presença do Casal Responsável da Região Rio de Janeiro (a quem Belém estava ligada na época), Betisa e João de Biase, é anunciada a criação de uma Coordenação do Movimento em Belém.
Imaginem a alegria daqueles nossos irmãos! O Movimento, que tanto amavam e pelo qual trabalhavam intensamente, começava a ganhar estrutura na cidade. A Coordenação era um estágio que antecedia a criação do Setor. Foi escolhido o casal Odete e Cruz para Responsável pela nova Coordenação brasileira.
O lançamento da Coordenação de Belém, em junho desse mesmo ano, foi um momento inesquecível na história das ENS em Belém.