CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
SETOR C
Vimos que o Setor Belém, lá dos inícios, com o crescimento do número de Equipes, foi multiplicado em Setor A e Setor B. O Espírito Santo continuava abençoando o Movimento nesta cidade, que dava frutos valiosos para a vinha do Senhor.
Em 1997 Belém ganhou o seu terceiro Setor: o Setor C, que nasceu com dez Equipes. Antes, em 1995, surgiu o Setor Pará-Nordeste, mas isso é outra história que contaremos depois.
O primeiro casal que assumiu o Setor C foi Edileia e Fausto. Por problemas particulares, o casal decidiu sair do Movimento, deixando, em 1998, a missão que exercia.
Para levar a missão em frente o Senhor chamou o casal Dalila e Jamesson, que foi o CRS entre 1999 e 2001. Em seguida tivemos, na missão de CRS-C, o casal Nazaré e Reginaldo, no período de 2002 a 2004.
CASTANHAL
Os primeiros frutos das ENS/Belém, nascidos fora da cidade, brotaram em Castanhal, distante 75km. Quem plantou a semente foi o casal Nazaré e David Sá no início da década de 80. David, sacerdote, que havia obtido licença para casar, sentia o desejo de realizar um trabalho com casais na cidade de Castanhal, onde residia e tinha desenvolvido por alguns anos seu ministério sacerdotal.
Essa semente o casal recebeu de seu amigo e compadre Artemio Ferreira, DA Equipe 01 de Belém. Nazaré e David formaram grupos de casais, ainda desligados de Belém. Em 13/05/1981, aproveitando essa estrutura, foi lançada a primeira Equipe, sob a invocação de N. S. de Fátima. O Casal Piloto foi Alberto e Melânia e o primeiro SCE Padre Melo, que foi dois anos após foi substituído pelo então Padre Marcelino Ferreira, hoje Monsenhor, que continua como SCE de Equipes em Belém.
As primeiras Equipes em Castanhal tiveram momentos de instabilidade, e as três primeiras foram extintas. Mas o Espírito Santo agiu e o Movimento teve notável crescimento, inclusive para cidades próximas.
O Movimento foi inspirado a implantar um Setor nesta cidade. Em 10 de Junho de 1995 foi criado o Setor Pará Nordeste, considerando o seu vasto território geográfico, que incluía outros municípios.
Por muitos anos, a primeira Equipe deste Setor era a Equipe 04 – N. S. do Carmo.
Mais recentemente, em 2013, com a multiplicação em outros Setores na região, passou a ser Setor Castanhal, hoje multiplicado em A e B.
O primeiro Responsável do Pará-Nordeste foi o casal Gê e Moacir, de 1995 a 1997; seguido por Graça e Abel, de 1998 a 2000; e Rivânia e Porto, de 2001 a 2003
ABAETETUBA
A história das ENS em Abaetetuba também é emocionante, uma história real pela apresentação e intercessão de Nossa Senhora. O Bispo Dom Flávio Giovenalli havia manifestado desejo de ter as ENS em sua Diocese (ele fora SCE em Manaus). Em seguida (2007) o casal Maria José e Jorge foi a Natal para um Congresso do ECC e trazia uma imagem de N. S. da Apresentação, padroeira de Natal. No ônibus conheceram Nazaré e Reginaldo, das ENS em Belém. Eles sentiram que N. S. da Apresentação havia providenciado aquele encontro! Imagine-se a alegria do casal! Em julho de 2007 houve a Informação, com a presença do CRR-Norte II, Fátima e Canêjo. Em outubro iniciaram duas Experiências Comunitárias, uma coordenada por Nazaré e Reginaldo (Eq. 02C) e outra por Graça e Carvalho (Eq. 05B). “Foi um enamorar-se!”, afirma o casal Maria José e Jorge. As duas primeiras Equipes, N. S. da Apresentação e N. S. das Graças, foram lançadas em 08/02/2009.
As Equipes de Abaetetuba faziam parte do Setor B, de Belém. A primeira, N. S. da Apresentação, em agradecimento por sua intercessão para a chegada do Movimento à cidade. Formada pelos casais Conce e Toninho, Domingas e Pedro, Luiza e Pirelly, Mariana e Jânio, Maria José e Jorge, Sônia e Jorginho, Tânia e Zecão, sendo Casal Piloto Selma e Orlando (Equipe 06C) e SCE o Padre Renilson Macedo, que deixou a Equipe, porque foi estudar na Itália, sendo substituído pelo Padre Raimundo Maués, SCE até hoje.
A segunda Equipe, N. S. das Graças: Delma e Caburé, Irene e Adair, Iza e Gênio, Luiza e Diquito, Naza e Rodrigo, Rose e Chicão, Socorro e Joãozinho. O Casal Piloto foi Nazaré e Reginaldo (Equipe 02C) e SCE o Padre David Laina Calzadilla, sendo atualmente o Pe. Leonardo.
Outra benção de Nossa Senhora: 14 anos depois, as duas Equipes continuam com a mesma formação de casais!
O Movimento encontrou aqui solo fértil e foram lançadas quatro Experiências Comunitárias, coordenadas pelos casais Ednea e Parente (Equipe 02C) e Léia e Braga (Equipe 07B), de Belém. Nasceram quatro novas Equipes: N.S. da Conceição, N. S. de Guadalupe, N. S. de Fátima e N. S. do Rosário, apresentadas em 29/08/2014 em celebração presidida pelo Bispo D. José Maria. Os Casais Piloto já foram todos locais.
Em novembro de 2015 foi lançado o Setor Abaetetuba, que teve como primeiro Casal Responsável o pioneiro casal Maria José e Jorge.
A expansão continuou! Em 2019, nos 10 anos das ENS, foram lançadas 10 Equipes!: N. S. do Silêncio, N. S. de Nazaré, N. S. da Defesa, N. S. do Perpétuo Socorro, N. S. Aparecida, N. S. Rainha da Paz, N. S. de Lourdes, N. S. da Assunção, N. S. Auxiliadora, N. S. da Piedade. Novos 66 casais equipistas!
Em 2020, energia nova no Movimento: o Setor leva as ENS a Tucuruí, com três Equipes – N. S. da Anunciação, N. S. do Carmo e N. S. da Luz.