CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
O PRIMEIRO EACRE
Já vimos que os primeiros EACREs – Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe, de que Belém participou, foram em São José dos Campos, SP. Depois vieram os do Rio de Janeiro e posteriormente, no início dos 1980, em Brasília.
Em 1989 aconteceu o primeiro EACRE em Belém, com a coordenação do casal Maria Helena e Ubirajara (Equipe 09, depois 04C). O local foi o Centro Social Padre Guido del Toro (onde hoje é o bonito hotel Atrium Quinta de Pedras), na Cidade Velha. Estiveram presentes o SCE da ECIR, Pe. José Carlos di Mambro e o CRR de Brasília, Elza e Renato. O SCE foi o Pe. Stélio Girão. Os responsáveis dos dois Setores existentes eram Mariazinha e Luiz (Setor A) e Nazaré e José (Setor B). Foi relator o casal Rosa e Sobral.
Participaram 32 casais, incluindo Palmira e Pedrinho, de S. Miguel do Guamá e Terezinha e Antônio de Santarém.
Estiveram presentes os SCEs Pe. Stélio Girão, Mons. Marcelino, Mons. Geraldo Menezes, Frei Pedro Amém, Pe. Paolo Catel – Mons. Aderson Nader.
O primeiro EACRE de Belém aconteceu em 1989, marcando a “maioridade” das ENS por aqui, uma independência, já que antes os EACREs eram em outras cidades. Foi coordenado por Maria Helena e Ubirajara.
Participaram estes CREs: Maria Helena e Sabado, Valcília e Carlos, Mizar e Bonna, Thérèse e Valente, Lourdes e Vicente, Rosa e Sidney, Eneida e Álvaro, Jacy e Eduardo, Dayse e Antonio, Maria Antonia e Amadeu, Marcia e Cleomar, Nazaré e Fiok, Marly e Geraldo, Vera e Estácio, Marisa e Omar, Lina e Ronaldo, Ina e Pingarilho.
O Ubirajara nos informa outros casais que participaram da realização do histórico evento: Grupos de Coparticipação - Mariazinha e Luiz, Thérèse e Valente, Nazareth e José, Elza e Renato. Casais Liturgia - Rita e Sérgio, Laura e Diomério. Casais Tesoureiros - Flôr e Vallinoto, Conceição e Batista. Casais Piloto - Mariazinha e Miguel, Tetê e Calá, Nazaré e Reginaldo. Casais Ligação - Margarida e Barata, Fátima e Abelardo, Horacilda e Davi, Joana D`Arc e Reinaldo, Socorro e Amaral. Casais Secretaria - Elza e Ângelo, Fátima e José Antônio. Casal Retaguarda - Norma e Heliomar. Casais Ordem e Minimercado - Olivarina e Belo, Zilda e Zé.
FORMAÇÕES
Uma das grandes preocupações do Padre Caffarel sempre foi em relação à Formação dos equipistas. Orientação que acompanha a Região Norte II, desde seus primórdios. Essa boa formação nos ajuda muito na unidade do Movimento. A primeira Sessão de Formação em Belém, ministrada pela ECIR (Equipe de Coordenação Inter-Regional, antecessora da Super-Região), foi em 1984, sendo coordenada por Nazareth e José (Eq. 02).
Em 1990, o ano seguinte ao 1º EACRE de Belém, aconteceu a 2ª Sessão de Formação de Dirigentes, de 14 a 16 de setembro, no Sagrada Família. Vieram a Belém os casais Olga e Toninho (ECIR), Mariola e Elizeu (CRR-Brasília), que hoje está na ERI – Equipe Responsável Internacional, como Casal Responsável pelas Equipes Satélites da ERI e Casal Ligação Zona América, e ainda o Padre Carlos di Mambro, SCE da ECIR.
EQUIPES JOVENS
As Equipes de Jovens de Nossa Senhora são formadas por jovens que, com a finalidade de aprofundar a comunhão humana através da ajuda mútua e com o seu testemunho pessoal, se empenham em crescer em conjunto.
Têm uma metodologia própria, inspirada nas ENS. Este movimento começou no Encontro Internacional das ENS em Roma, em 1976, quando a jovem Christine d’Amonville – filha do casal ERI da época – decidiu organizar uma reunião de filhos de equipistas.
Em Belém elas surgiram em 03 de outubro de 1987, quando ainda se chamavam Equipes de Nossa Senhora Jovem. A primeira Equipe teve como invocação N. S. Rainha da Paz e reunia filhos de equipistas como Mariano, filho do casal Cecília e Mariano; Christiane, filha de Leila e Samir; Nelson e Nader, filhos de Marisa e Omar; Lena e Vânia, filhas de Enair e Hygino; Mauro José e Paulo Sérgio, filhos de Nazareth e José; e outros jovens que não eram filhos de equipistas.
O Conselheiro Espiritual era o Cônego José Maria de Albuquerque e o Casal Acompanhador, Janete e Paulo.
Daqueles jovens da primeira Equipe alguns namoraram e casaram. Alguns estiveram nas ENS. Ana Cristina e Mauro José, perseveram no Movimento exercendo diversas Missões nos Setores. O Mauro já foi até “Pai Equipista do Ano”, em 2012.
Em 1989 esteve em Belém a jovem Maria Madalena Fontoura, Responsável Nacional de Portugal, que visitou cidades brasileiras, apresentando a Carta Internacional recém editada.
Um representante de Belém chegou a participar de um Encontro Internacional de Jovens.
Com o passar do tempo as Equipes se desfizeram.
Muitos anos depois, em, 2012, as EJNS renasceram em Belém, sendo a primeira, com a invocação de N. S. de Nazaré, apresentada na Missa Mensal das ENS de 08/06/2013, que teve como Casal Acompanhador Adriana e Fernando (41C) e Conselheiro o Padre Everson.
Ana Cristina e Mauro José (Eq. 07B) mais Leida e Carlos (Eq. 09C), foram os casais piloto.
A segunda Equipe desta fase foi a N. S. de Fátima, acompanhada pelo casal Dani e Moraes (14B) e como Conselheiro o Padre Geffison.
Da revitalização das EJNS no Pará já vimos as duas primeiras Equipes, lançadas em 2013 e 2014. Logo vieram a terceira e a quarta, já pilotadas por jovens das Equipes anteriores: a Eq. 3 – N. S. do Perpétuo Socorro, pilotada por Loren, Sâmia e Gabriela e a Eq. 4 – N. S. dos Anjos, por Ianê, Lana e Carlos Henrique e como Conselheiro o Padre Rafael.
Foi criado o Setor Belém, sendo Responsável Ianê, da Eq. 1, N. S. de Nazaré.
Os jovens saíram de Belém e chegaram a São Miguel do Guamá.
Como já existiam EJNS no Amazonas e em Tocantins, foi criado o Regional 8 em 2018, com sede em Belém sendo Ianê a Responsável.
Também em 2018 aconteceu o Encontro Internacional das EJNS em São Paulo, com a participação de centenas de jovens dos 13 países em que esse Movimento estava presente. O Pará foi representado por onze jovens.
Com alguns alcançando a idade limite de permanência, poucos mais novos aderindo e a chegada da pandemia, o Movimento enfraqueceu em Belém e as Equipes foram encerradas, em 2020.
Hoje prosperam as EJNS de São Miguel do Guamá, que já é Setor. A sede do Regional está em Manaus.