CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
N. S. DA ESPERANÇA
A Igreja celebra hoje N. S. da Esperança, sob o manto de quem estão as Comunidades Nossa Senhora da Esperança, Movimento de apoio espiritual e religioso destinado a viúvas, viúvos e pessoas sós. Um Movimento que tem profundo entrelaçamento com as Equipes de Nossa Senhora.
Foi criado no Brasil, em 2003, por Dona Nancy Moncau, iniciadora das ENS, com seu esposo Dr. Pedro Moncau. E logo em 2006 chegou a Belém, entrando em nossa história.
Baseou-se na experiência do Pe. Henri Caffarel que, ao longo da Segunda Guerra Mundial, atendeu ao pedido das jovens viúvas francesas das Equipes, cujos maridos faleceram na Guerra, realizando um trabalho de apoio espiritual.
D. Nancy, já viúva, lançou esse Movimento, com a mesma linha metodológica das ENS. Acolhendo, além de quem vive a viuvez, também as pessoas sós: solteiras (dos 45 anos em diante) e separadas, que continuam sós.
O Conselheiro Espiritual Regional das CNSE é o Cônego Roberto Cavalli Jr., Reitor do Seminário Maior São Pio X, da Arquidiocese de Belém.
O Casal Coordenador Regional das CNSE é Gina e Laércio, da Equipe 01C - N. S. do Perpétuo Socorro, com apoio de uma Viúva Regional, senhora Neves. Foram Casal Coordenador anteriormente, Eunice e Lúcio e Lili e Constantino.
ESCUTA DA PALAVRA
Casal de longa vivência espiritual, seja em sua Paróquia, seja em serviços e movimentos da Igreja, incluindo as ENS. Ele, respeitado cronista do jornal católico “A Voz de Nazaré”, ela de família muito religiosa, sendo o pai também escritor, tinha facilidade com as palavras. Não poderia dar outra: um casal que nos legou preciosas publicações. Estamos apresentando o casal Lourdes e Ivens, da Equipe 07A – N. S. Desatadora dos Nós. Ela nos deixou, chamada pelo Pai, em 11 de maio de 2021.
O casal presenteou a comunidade equipista, em 2010, com o livro “A Escuta da Palavra de Deus na Vida do Casal”, um valioso roteiro para vivermos o PCE Escuta da Palavra, não apenas com o apresentado no livro, mas como aprendizado para ler e refletir a Palavra. São 31 capítulos, um para cada dia do mês, constituídos de quatro partes: na primeira é transcrito um trecho da Sagrada Escritura (do Gênesis ao Apocalipse); na segunda, uma reflexão sobre o trecho lido; em seguida os autores partilham algo da vivência de seus 50 anos de vida conjugal; e por fim, uma breve oração.
Outra preciosidade do livro é a presença do querido Monsenhor Geraldo Menezes, SCE por mais de 30 anos, um dos maiores oradores sacros de Belém. Que delicadeza dele ao escrever, em resposta ao convite para fazer a Apresentação: “faço-o como coadjuvante na sua tarefa de evangelizadores, que assumem com tanto entusiasmo e amor.”
PALAVRA PAZ
As ENS, com pedagogia voltada para o relacionamento interpessoal, no amor cristão ao próximo, ao cônjuge, à família, aos irmãos da Equipe, do Movimento, da Paróquia, do condomínio, da rua, do bairro, viram-se com um desafio muito grande diante da pandemia Covid-19. Não podíamos ter reuniões presenciais, formações, ações pastorais, visitas. Confinamento, distanciamento, viraram as palavras de ordem. Mas as soluções logo surgiram, graças à tecnologia das comunicações digitais. As Equipes de Nossa Senhora precisaram usar criatividade, reinventar-se e logo foram encontrados os caminhos tecnológicos para continuarmos a vida de Equipe. As “Eclesias” precisavam sobreviver. Chegaram as videoconferências.
A Super-Região Brasil, que já utilizava recursos como Facebook, Instagram e ENS Play, desenvolveu novas oportunidades de comunicação.
Por exemplo, no ENS Play foi criado o programa “Palavras”, onde casais de cada Província refletiam, a cada programa, sobre uma palavra, tipo Tempo, Vida, Terra, Esperança, Acolhida, etc. Coube à Província Norte a palavra Paz e representou a nossa Região o casal Eunice e Lúcio (Equipe 05C - N. S. de Belém).
FRUTOS DO AMOR
“Uma obra-prima”, foi assim que a Super-Região Brasil (Cida e Raimundo) qualificou o livro “Colhendo os frutos do amor”, lançado em 2013, um tema de estudo e reflexão para Equipes mais antigas ou equipistas idosos. Foram reunidos oito casais de várias regiões do Brasil que, sob a orientação do icônico SCE Padre Cavalca, trabalharam temas relativos as suas longas vivências, conjugal e equipista.
O casal que representou a Província Norte nessa honrosa tarefa foi Nazareth e José, da Equipe 01B – N. S. da Providência, de Belém. Na altura eles já tinham 37 anos de pertença às ENS e 54 anos de casados! Tiveram uma valiosa preparação com o Padre Cavalca, em São Paulo, e foram estimulados a fazer longos Deveres de Sentar-se, para criarem um testemunho de vida.
Segundo o Padre Cavalca, “o resultado é o texto que agora esses casais partilham, com seus irmãos equipistas, mais idosos ou menos idosos, mas dispostos a uma experiência de memória, de alegria renovada, de louvor agradecido, de carências superadas, de esperança renovada. Não pretendem ensinar, nem fazer piedosas reflexões. Simplesmente abriram seu coração”.
Os nomes dos autores não são associados aos textos. Mas um bom exercício de leitura nos leva a “identificar” nosso casal de Belém.