CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
IRMÃOS, ESTAMOS AQUI
O desafio da pandemia já mostrava sua crueldade com a quarentena, o distanciamento social e os primeiros queridos irmãos equipistas sofrendo, às vezes, até a morte. Era abril de 2020.
A Província Norte dirigiu mensagem em vídeo a todos os equipistas, sob o tema “Irmãos, estamos aqui”, trabalhando o slogan “Mesmo longe, estamos juntos”, com a colaboração de irmãos equipistas que fizeram uma bela introdução cantada.
Transmitiram a mensagem aos equipistas o Casal Responsável da Província Norte, Edna e Sebastião e os Casais Responsáveis das Regiões, àquela altura: Norte I, Concinha e Gláucio; Região Norte II, Edilene e Edson; Região Norte III, Zuila e Valdson. No final do vídeo cada Casal Responsável de Setor troca um abraço – veja lá os da Norte II: Socorro e Luciano, então CRS-A, Bené e Nilson, hoje CRR e que era CRS-B, Patrícia e Jeremias, então CRS-C e Domingas e Pedro, que era o CRS-Abaetetuba.
Para assistir o vídeo “Irmãos, estamos aqui”, clique no botão abaixo:
FAMÍLIA VIVA
Casal com presença ativa na vida da Igreja, Arlete e Lahire (Equipe 01D – N. S. da Glória) fizeram parte de variados movimentos relacionados com a família, como a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Belém, no Setor Pós-Matrimônio. Casados desde 1959, o casal entrou nas ENS em 1985, sendo presença frequente nos eventos das Equipes, especialmente na Missa Mensal. O Lahire nos deixou em 26/03/2020, indo habitar na morada que o Pai lhe reservou no Paraíso. A Arlete continua ativa em sua Equipe e faz parte das CNSE – Comunidades Nossa Senhora da Esperança.
Psicóloga, Arlete tem larga experiência com Terapia Familiar e tem na Igreja um fundamento para seu trabalho. Durante diversos anos escreveu sobre sua especialidade no caderno “Mulher” do jornal “O Liberal”. Em um desses artigos, “Em defesa da família”, afirma que “A família está vivendo uma situação de violenta banalização dos valores religiosos, morais e cívicos” (Família Viva 2, pág. 32).
Grande parte desses escritos estão publicados em uma trilogia denominada “Família Viva” (livros 1, 2, 3).
Os livros de Arlete Figueiredo foram lançados em eventos como a Feira do Livro de 2014. Em foto do acontecimento, Arlete autografa um livro e o Lahire está sentado ao lado, observando atentamente.
Horas antes de entregar sua alma a Deus, Dom Vicente disse a frase acima ao Arcebispo Dom Alberto. Foi um testamento-testemunho. Uma derradeira Formação. O almejado caminho da Santidade. (A sua Equipe transformou a frase em um postal-lembrança).
O SCE Dom Vicente participando do Encontro Anual de SCEs da Região Norte II, em Belém, em 2013. Na sequência, Monsenhor Marcelino, Dom Vicente, Padre Lindomar, Padre Carlo Paris, (presentemente na Itália) e Padre Raimundo Maués, de Abaetetuba.
DOM VICENTE
Ele era um homem de Deus, um homem do céu. Hoje é uma alma com Deus, uma alma no céu. Não há como pensar em Dom Vicente e não pensar em Deus, em Nossa Senhora, pensar no paraíso que todos almejamos alcançar.
Dom Vicente foi um ardoroso SCE por 3,5 anos na Eq. 05B – N. S. de Guadalupe. Amava o Movimento, para o qual entrou em 2011, já Emérito. Em fevereiro de 2012 ele escreveu no informativo “ENS em foco”, da Reg. Norte II:
“Estou considerando providencial, mais uma graça de Deus na minha vida, a experiência, que estou vivendo, de Conselheiro Espiritual de uma das Equipes de Nossa Senhora, em Belém.”
Dom Vicente recordava com muito carinho um encontro que teve, em Paris, com o Pe. Henri Caffarel – embora rápido, ele jamais esqueceu. Ao entrar nas ENS, tantos anos depois, afirmou: “Procuro naturalmente conhecer o pensamento do Padre Henri Caffarel, o seu carisma ou intenções, o espírito e o zelo com que ele via a importância das famílias cristãs e católicas, cada casal em particular, as linhas de ação, oração e reflexão, por ele propostas, fazendo das ENS uma verdadeira e bonita Escola de espiritualidade matrimonial.”
Ele entrou no céu em um dia como hoje, 04 de maio, em 2015.
Ninguém jamais esquecerá suas reflexões nas Reuniões da nossa Equipe, suas verdadeiras Meditações nas Adorações. Ele conversava com Deus!
Hoje nosso coração está cheio de saudade. Mas também de alegria, porque nosso querido amigo está lá, face a face com Deus, com Nossa Senhora.
Dom Vicente, Rogai por nós!
Reunião do Colegiado da Província Norte, em 2003, em Belém: Graça e Encarnação, Padre Gennaro, Nazira e João Paulo, Monsenhor Marcelino, Lili e Constantino.
PADRE GENNARO
Padre Gennaro Tesauro, salesiano, querido personagem que faz parte de nossa história.
Eunice e Lúcio (Eq. 05C – N. S. de Belém) tiveram com ele forte ligação. O Lúcio nos enviou uma bela mensagem sobre esse querido SCE. Leia:
“Hoje está fazendo dois anos do falecimento de nosso querido Padre Gennaro Tesauro.
Padre Gennaro foi Conselheiro Espiritual de várias Equipes da Província Norte, em Manaus e Belém.
Foi SCE do Setor C, na Responsabilidade de Eunice e Lúcio, como também da Equipe 05C.
Padre Gennaro foi um grande incentivador para o fortalecimento do Movimento.
Por ocasião de seu falecimento eu, por entender que o Pe. Gennaro foi aqui na terra um ser humano inspirado e iluminado pelo Espírito Santo e que agia sempre buscando a melhoria da qualidade de vida espiritual das pessoas que o procuravam, escrevi a frase contida na foto a seguir.”