CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
CONSOLIDAÇÃO
O final dos anos 70 e começo dos 80 é de consolidação, crescimento e estruturação do Movimento, não apenas em Belém, mas em toda a Amazônia. Na saída dos D’Amonville do Brasil, por Manaus, eles lá implantaram também uma Coordenação. Em 1983 as Equipes chegam a Santarém, levadas por um casal das Equipes de Manaus, Glória e Brígido.
Em Belém, o casal Terezinha e Artemio assume a Coordenação. O Casal Responsável Regional do RJ, ao qual Belém estava vinculada, passa a ser Mary-Nize e Sérgio, que já conheciam a cidade.
Nova mudança e Belém passa a integrar a Região Brasília, cujo CRR era Elza e Renato Bottaro que, trabalhando na Receita Federal, vem diversas vezes a Belém.
CIDINHA, DO IGAR
A Super-Região Brasil anunciou, ontem, o falecimento da Cidinha, do Igar, um dos casais mais importantes na história das ENS no Brasil. Vejam só: foi o Casal Responsável da ERI (Equipe Responsável Internacional), com ação sobre todas as Equipes do mundo, de 1994 a 2000! Era um casal muito querido e respeitado. Ele faleceu recentemente, em 17 de julho de 2019. Rita e eu tivemos a ventura de conhecê-lo em um evento em São Paulo, ela estava doentinha. Cidinha esteve aqui na cidade nos inícios, para a primeira Sessão de Formação em Belém, em 1984! (não conseguimos registro da estada do casal). Eles também foram Membros do Pontifício Conselho para a Família, da Santa Sé, nomeados pelo Sumo Pontífice São João Paulo II.
SETORES
A Coordenação de Belém, implantada em 1977, logo foi transformada em Setor. O casal Terezinha e Artemio, que sucedeu a Odete e Cruz como Responsável pela Coordenação, foi escolhido pelo Espírito Santo para ser o primeiro Casal Responsável do Setor Belém.
As Equipes continuavam a crescer e, logo em 1982, o Setor foi multiplicado em dois Setores: “A” e “B”. Os casais escolhidos para a missão de Responsáveis por eles foram: Setor “A”, Mariazinha e Miguel (Eq. 01) e Setor “B”, Têtê e Calá (Eq. 02), que assumiram a missão, por cinco anos, em 1983. Desse grupo pioneiro, já estão nas moradas a eles reservadas por Cristo no Céu, Odete e Cruz, Artemio, Miguel, Tetê e Calá (Terezinha e Moacir Calandrini). Com certeza intercedem a Deus pelas ENS que eles ajudaram a implantar em Belém, há 50 anos!