I Congresso Internacional Walter Benjamin: barbárie e memória ética


1st Walter Benjamin International Conference: barbarism and ethical memory

Palestrantes


Alexias Cruz Bretas

É professora da Universidade Federal do ABC, onde leciona desde 2015 nos cursos de Filosofia e Ciências & Humanidades (BCH). Tem mestrado e doutorado em Filosofia pela USP (2010), pós-doutorado em Teoria Literária pela UNICAMP (2014) e estágios de pesquisa na Freie Universität Berlin (2009) e na Université Paris 8 (2013). Tem experiência na área de Filosofia contemporânea, com ênfase em teoria crítica; estética e filosofia da arte; estudos de gênero, raça e colonialidade. É autora dos livros A Constelação do Sonho em Walter Benjamin (Humanitas / Fapesp, 2008), Do Romance de Artista à Permanência da Arte (Annablume / Fapesp, 2013) e Fantasmagorias da Modernidade (Ed. UNIFESP, 2017). É membro do GT Filosofia e Gênero da ANPOF e da Rede de Pesquisa Nacional e Interinstitucional "Nexos: Teoria Critica e Pesquisa Interdisciplinar"

Daniel Weidner

Diretor Associado do Zentrum Für Literaturforschung Berlim. Professor no Instituto para História Cultural e Teoria, na Humboldt Universität. Sua formação é em literatura comparativa, tendo recebido seu PhD em 2000 e sua Habilitação (segunda tese) em 2009 na Freie Universität Berlin. Ensina Literatura Alemã e Literatura Comparada na Freie Universität e foi Professor visitante em Gießen, Basel, Stanford, e Chicago. Suas principais áreas de pesquisa são a inter-relação da religião com a literatura, teorias da secularização, a história filologia e teoria literária, e literatura judaico-alemã.

Imaculada Maria Guimarães Kangussu

(http://lattes.cnpq.br/1676413152438784)

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais , com a tese Leis da Liberdade. As relações entre Estética e Política na Filosofia de Herbert Marcuse (defendida em 2000 e publicada pela Ed. Loyola em 2009) e Mestre em Filosofia pela mesma instituição, com a dissertação Imagens e História: as Passagens de Walter Benjamin (defendida em 1996). Pos-doutorado na School of Arts and Science da New York University sobre o tema Phantasy and Reason. Atualmente é Professora Titular no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve pequisas na área de Estética e Filosofia da Arte, com ênfase na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e no pensamento contemporâneo dedicado a estas áreas. Coordena o grupo de pesquisa Arte e Conhecimento, é membro do GT Estética e da International Herbert Marcuse Society.

Jeanne Marie Gagnebin de Bons

(http://lattes.cnpq.br/3849587458186880)

Possui graduação em Filosofia pela Université de Genève (1973), doutorado em Filosofia pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg(1978) e pós-doutorado pelas Universidades Freie Universität Berlin (1996), Zentrun Fur Literaturforschung (2000), Ecole Normale Supérieure Paris (2006), Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1988) e Universitat Konstanz (1990). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Livre-docente da Universidade Estadual de Campinas, e Membro de corpo editorial das revistas Kriterion (UFMG), Educação e Filosofia (UFU), Humanidades (Brasília), SÍNTESE - REVISTA DE FILOSOFIA, e dos Cadernos de Subjetividade (PUCSP). Jeanne Marie Gagnebin é também revisora de periódico da Faces da História, membro de corpo editorial da Etudes ricoeuriennes e revisora de periódico da Études Ricoeuriennes / Ricoeur Studies. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Walter Benjamin, Filosofia da História.

Kathrin Holzermayr Lerrer Rosenfield

(lattes http://lattes.cnpq.br/0339273884243637)

Possui graduação em Letras - Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (1981), mestrado em Antropologia histórica - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1981) e doutorado em Ciência da literatura pela Universidade de Salzburg (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: estetica, guimaraes rosa, filosofia e literatura, psicanalise e literatura brasileira.

Márcio Seligmann-Silva

(lattes http://lattes.cnpq.br/4723569507970497)

É professor titular de Teoria Literária na UNICAMP e pesquisador do CNPq. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1991) , doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin (1996), pós-doutor pelo Zentrum Für Literaturforschung Berlim (2002) e por Yale (2006). Dentre os livros de sua autoria, Ler o Livro do Mundo. Walter Benjamin: romantismo e crítica poética, publicado pela editora Iluminuras/FAPESP em 1999, foi vencedor do Prêmio Mario de Andrade de Ensaio Literário da Biblioteca Nacional em 2000, e o livro Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução, publicado pela Editora 34, no ano de 2005, foi vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária 2006. Seligmann-Silva também traduziu obras de Walter Benjamin como O conceito de crítica de arte no romantismo alemão, publicado pela editora Iluminuras, em 1993. Coordenou de 12.2006 a 11/2010 o Projeto Temático FAPESP Escritas da Violência. Possuí vários ensaios publicados em livros e revistas no Brasil e no exterior. Foi professor visitante em Universidades no Brasil, Argentina, Alemanha e México. Atua principalmente nos seguintes temas: romantismo alemão, teoria e história da tradução, teoria do testemunho, memória da violência das ditaduras na América Latina, violências socioambientais e seus testemunhos, literatura e outras artes, teoria das mídias, teoria estética do século XVIII ao XX e a obra de Walter Benjamin.

Maria Rita Kehl

É psicanalista, jornalista, ensaísta, poetisa, cronista e crítica literária. Em 2010, venceu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria "Educação, Psicologia e Psicanálise" com o livro O Tempo e o Cão - A Atualidade das Depressões e recebeu o Prêmio Direitos Humanos do governo federal na categoria "Mídia e Direitos Humanos".

Miguel Vedda

Doutor em Letras e catedrático de Literatura Alemã da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Membro da Internationale Georg-Lúkacs-Gesellschaft e do Conselho de Redação da revista Herramienta.

Susan Buck-Morss

Professora Honorária de Filosofia Política no CUNY Graduate Center, NYC, onde é a Professora principal do Comitê sobre Globalização e Mudança Social. É Professora Emérita no Departamento Governamental da Cornell University, Ithaca, NY. Sua formação é em Teoria Continental, especificamente na Filosofia Crítica Alemã e Escola de Frankfurt. Seu trabalho atravessa disciplinas, incluindo História da Arte, Arquitetura, Literatura Comparada, Estudos Culturais, Filosofia, História e Cultura Visual. Atualmente está escrevendo sobre filosofia da arte: história como cosmologia da modernidade. Principais Publicações: Hegel, Haiti, and Universal History. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2009. (Vencedora do Prêmio Franz Franon em 2011); Thinking Past Terror: Islamism and Critical Theory on the Left. London: Verso, 2003; Dreamworld and Catastrophe: The Passing of Mass Utopia in East and West. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2000. Paperback edition, April 2002; The Dialectics of Seeing: Walter Benjamin and the Arcades Project. Cambridge, Mass: The MIT Press, 1989. Paperback edition, 1991; The Origin of Negative Dialectics: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, and the Frankfurt Institute. New York: Macmillan Free Press, 1977; republished, 2002. London: Harvester Press, 1978. Spanish trans. by Nora Rabotnikov (Mexico City: Siglo Veintiuno Editores, 1992); Walter Benjamin, escritor revolucionario. Trans. Mariano Lópex Seoane. Buenos Aires: Interzona, 2005