Em 1914, Na freguesia lisboeta de Santos-o-Velho, nasce a Escola Professor Benevides. Ocupando as instalações adaptadas do que outrora fora o palácio dos Condes de Murça, começa por ministrar o ensino oficial de modelação, trabalhos cerâmicos e trabalhos no vidro.
No ano letivo de 1956/57, O Curso de Auxiliar de Laboratório de Química é transferido da Escola Industrial de Marquês de Pombal para a escola de Santos-o-Velho que adotaria, então, a designação de Escola Industrial de Fonseca Benevides. Graças a donativos de particulares, especialmente antigos alunos, e de instituições, entre contribuições várias, foi possível construir quatro laboratórios nas instalações de Santos-o-Velho: o de Física, Química Geral, Química Analítica e Análise Instrumental. A qualidade dos apetrechamentos técnicos permitiu que a excelência do Curso, com toda a tradição associada, ficasse garantida. Com a década de 1950 a terminar, a escola passaria a lecionar o curso de Formação de Mecânica de Precisão e o de Montador Radiotécnico.
No final da década de 60, o curso de Montador Radiotécnico passou a oferecer as especializações de Radar, Televisão e Computadores, respondendo, assim, à crescente procura de técnicos nestas áreas emergentes. Algumas disciplinas do curso eram ministradas por profissionais da Escola Náutica.
Nesta década, a Escola Industrial de Fonseca Benevides alcançou enorme prestígio e popularidade entre os estudantes.