Com uma tradição de formação profissional, a Escola Secundária de Fonseca Benevides em Lisboa alargou-se a outras realidades: hoje tem ensino à distância para alunos que emigraram com os pais.
"Faz hoje 100 anos a única escola do país com um sistema de ensino à distância
O primeiro ano de aulas de Rafael foi no colégio Salesianos, mas não correu bem.
“Era um programa muito denso e as turmas tinham cerca de 50 alunos”, conta a mãe, Ana Catarina Valente, através de videochamada, ao lado do filho, a partir de Angola. Os maus resultados na escola levaram-na a pensar em alternativas e uma delas era regressar, mas “a pior coisa era ter de voltar ao sufoco de não ter trabalho em Portugal”.
Faz hoje 100 anos a única escola do país com um sistema de ensino à distância
Um dia, ouviu um casal alemão falar sobre o ensino à distância disponível na Alemanha. Quis saber se o mesmo existia em Portugal, procurou na Internet e encontrou o Ensino à Distância para a Itinerância (EDI), um projecto único no país, existente desde 2010 na Escola Secundária de Fonseca Benevides, em Lisboa, que comemora hoje o centésimo aniversário.
Faz hoje 100 anos a única escola do país com um sistema de ensino à distância
O requisito era ter um computador e ligação à Internet, para além da impossibilidade comprovada de não poder frequentar a escola presencialmente. Cumpridos os requisitos, Rafael, 12 anos, entrou numa turma do 6º ano e aprendeu a lidar com a forma como as aulas se organizam: uma plataforma virtual, um chat para falar com os colegas e os professores, as vídeochamadas para aulas específicas e um fórum para recolher os materiais das disciplinas."
Público
Raquel Albuquerque
3 de Abril de 2014, 8:19