Visualiza

Nexus-Parsec

Prevendo indicadores socioeconômicos e ambientais para a Caatinga brasileira

Acreditamos que o emprego da metodologia de aprendizado de máquina para análise de imagens de satélite pode potencializar o monitoramento socioambiental, facilitando iniciativas voltadas para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável no Brasil. Como parte da parceria Nexus - Parsec, desenvolvemos um modelo baseado em redes neurais capaz de estimar indicadores ambientais e socioeconômicos na Caatinga brasileira através de imagens de satélite.

Resultados obtidos através do treinamento de um modelo de rede neural com validação cruzada randomizada por estado, alimentado com mais de 150 mil imagens de satélite de quatro estados do Nordeste brasileiro (RN, PB, SE, AL). Para mais informações, incluindo a tabela completa de experimentos e coeficientes de correlação, consulte a monografia do projeto.

Sobre os indicadores

Os indicadores estudados são fornecidos pelo projeto Nexus, uma parceria entre a Escola Politécnica da USP e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A Área Nexus engloba os biomas da Caatinga e do Cerrado, que contém os principais estoques de terras disponíveis para expansão agrícola no Brasil, além de áreas de elevado potencial solar e eólico — sendo assim de grande importância tanto no contexto socioeconômico, como no ambiental.

Neste trabalho, foram realizados experimentos para a previsão de 11 indicadores socioeconômicos e 9 indicadores ambientais em mais de 400 municípios pertencentes ao bioma da Caatinga, obtendo correlação de até 62% entre os indicadores estimados e os reais. Veja os resultados completos na monografia.

Isolamento da População

Indicador da distância às estradas e/ou corpos d'água, ponderado pela acessibilidade do município a outro de maior infraestrutura.

Saiba mais.

Índice de pastagens degradadas

Índice baseado na proporção de pastagens degradadas em relação ao total de pastagens por município.

Saiba mais.

Saiba mais sobre o projeto