O projeto

O desafio do monitoramento ambiental no Brasil

O Brasil é o país com a quinta maior extensão territorial do mundo, e que contém uma grande diversidade ecológica e de biomas em seu território. Para que esses recursos naturais sejam manejados de forma sustentável, é fundamental que haja um monitoramento adequado das condições socioambientais do país — o que é um grande desafio, dada a sua dimensão continental e dificuldade de acesso a zonas de preservação. O emprego de tecnologias que permitam inferir a situação socioambiental de uma região sem a necessidade de trabalho de campo pode ajudar a fornecer informações valiosas para facilitar iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação da biodiversidade.

O objetivo do projeto

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema que empregue métodos baseados em redes neurais para identificar padrões em imagens de satélite de forma a prever indicadores socioeconômicos e ambientais. Esse sistema foi concretizado em uma plataforma web que permite o fácil acesso e visualização dos indicadores obtidos pelo modelo.

Os indicadores estudados neste trabalho são fornecidos pelo projeto Nexus, uma parceria entre a Escola Politécnica da USP e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A Área Nexus engloba os biomas da Caatinga e do Cerrado, que contém os principais estoques de terras disponíveis para expansão agrícola no Brasil, além de áreas de elevado potencial solar e eólico — sendo assim de grande importância tanto no contexto socioeconômico, como no ambiental.

O projeto também visa compartilhar os resultados alcançados com o consórcio internacional de compartilhamento de dados socioeconômicos de áreas protegidas PARSEC.

Autores

Este projeto foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso dos alunos Megumi Tsuru, Samuel Vieira Ducca e Vitor Dias Souza, do curso de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, orientados pelo Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa e pela co-orientadora Dra. Marina Jeaneth Machicao Justo.